fbpx

Impactos das medidas do governo Bolsonaro e desmonte do Estado Brasileiro são debatidos em seminário nesta terça (29)

A Fenajufe participa, nesta terça-feira (29), do seminário 'O Desmonte do Estado Social Brasileiro - Causas, Consequências e Contradições' organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Os coordenadores Costa Neto, Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo e Thiago Duarte acompanharam os trabalhos nesta manhã. Estiveram presentes, também, representantes do Sisejufe-RJ e Sindjufe-MS. O primeiro painel foi sobre "Os impactos das medidas do governo Bolsonaro no Estado Brasileiro e suas consequências para a sociedade" com a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fatorelli e Clemente Ganz Lúcio, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Temas como a aprovação da reforma da Previdência; PLP 459/2017, que visa "legalizar" esquema fraudulento que desvia arrecadação tributária e gera dívida pública ilegal; privatizações impostas pelo governo; MP 881; Cessão onerosa do petróleo PEC 98/2019; entre outros foram tratados.

O painel 2 contou com a participação do representante da Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas William Louzada; do representante do Observatório da Democracia Alexandre Navarro e Bráulio Santiago Cerqueira, da Unacon Sindical.

Os painelistas falaram sobre privatizações, Reforma Administrativa e desmonte dos serviços públicos e os desafios para os movimentos sociais.

Debates a tarde

O coordenador de Formação e Organização Sindical da Fenajufe Thiago Duarte será o palestrante no painel 4 - "As medidas do governo que atingem os órgãos de controle, fiscalização e arrecadação, suas consequências para o serviço público e o papel do Judiciário Brasileiro perante a sociedade". O dirigente abordará a Justiça Brasileira a partir da 16h.

Os palestrantes Carlos Silva, presidente do Sinait; Paulo Lino, presidente do Sinal; Kleber Cabral, presidente Sindifico Nacional; Rudinei Marques, presidente do Fonacate; Mauricio Rodrigues Porto, presidente do ANFFA Sindical e Geraldo Seixas, presidente do Sindireceita falarão, no mesmo painel, sobre os Órgãos de Controle, Fiscalização, Arrecadação.

Antes, o painel 3 terá como tema "O direito à Educação, a importância da Seguridade Social e da Ciência, Tecnologia e Pesquisa no Desenvolvimento do Estado Brasileiro. 

Educação - Eblin Farage - Secretaria Geral do Andes-SN   e Antônio Alves Neto Diretor da Fasubra Sindical.

Ciência e Tecnologia - Acioli Cancellier de Olivo - Diretor do SINDCT

Seguridade Social (Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência social) - Sergio Ronaldo da Silva Secretário Geral da Condsef/Fenadsef; Rogerio A. Expedito – (Servidor do Extinto M. Trabalho e Diretor da Condsef); Moacir Lopes (Servidor do INSS e Diretor da Fenasps).

 

Texto e fotos: Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc