fbpx

Sintrajufe (RS): 20 anos de lutas ao lado da categoria

O Sintrajufe/RS completou oficialmente 20 anos na quarta-feira, 28 de novembro. É herdeiro da trajetória de lutas do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sindijusfe), criado em 1988, e do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sindijusfe), de 1990, de cuja unificação nasceu o Sintrajufe/RS. Em 2004, ocorreria a unificação com o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Eleitoral no RS (Sindjers). O sindicato representa, ainda, os colegas da Justiça Militar da União.

São duas décadas durante as quais o Sintrajufe/RS acumulou conquistas, melhorias salariais e de condições de trabalho. O sindicato está presente no cotidiano da categoria, na busca por valorização, garantia e ampliação de direitos. Tornou-se uma das maiores entidades sindicais do Rio Grande do Sul e um dos maiores sindicatos do Judiciário Federal em todo o país.

Ao longo dessa trajetória, foram conquistados seis Planos de Cargos e Salários, que melhoraram em muito o patamar salarial da categoria. Isso sem perder de vista a data-base e a revisão geral anual das remunerações, direito constitucionalmente previsto para os servidores públicos, mas desrespeitado governo após governo. Ao mesmo tempo, seguem as lutas por melhores condições de trabalho, que passam pela defesa da saúde da categoria, agora tendo como base a Pesquisa de Saúde de 2016, que aprofundou e ampliou análises presentes em pesquisas anteriores, e a Pesquisa de 2018, cujos resultados preliminares já começaram a ser divulgados.

Ao longo da nossa história, as ruas foram o principal espaço de mobilização, e as ocupamos sempre que necessário. As ações nas ruas e nos gabinetes, em Porto Alegre, no interior do estado e em Brasília, nunca cessaram. Conseguimos muitas vitórias ao longo do percurso e, em 2015, realizamos a maior greve da nossa história. Foram 115 dias que garantiram, em 2016, a aprovação da lei que tem recomposto parte das perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Os últimos anos também foram marcados por muita luta para impedir que o governo Temer aprovasse a reforma da Previdência que atingiria em cheio os servidores públicos e retirasse outros direitos. As grandes mobilizações das quais fizemos parte deram resultado. O próximo período deverá ser difícil para a classe trabalhadora. Para enfrentá-lo, precisaremos de ainda mais democracia dentro das organizações, caminho que o Sintrajufe/RS vem trilhando junto com a categoria.

Também será preciso termos cada vez mais unidade e organização. A partir de 2018, o sindicato aprofundou a democracia interna, passando a dar igualdade de oportunidades de participação a todos os sindicalizados da capital ou do interior, por meio da participação eletrônica em assembleias e votações. É o uso da tecnologia para radicalizar nossa mobilização e participação.

A nossa história mostra que só é possível vencer se lutamos juntos. Por isso, filiar-se ao Sintrajufe/RS e participar do cotidiano do sindicato, dentro da possibilidade de cada um, é fundamental para que, coletivamente, possamos defender os interesses e necessidades de toda a categoria.

 

Pin It

afju fja fndc