fbpx

de 28/11 a 02/12/2016

                                                              

Agenda   Legislativa Semanal

 

Período   de 28/11 a 02/12/2016

 

Plenário da Câmara dos Deputados:

 

Dia 29/11, a   partir das 13h55, Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Sessão Extraordinária:

 

Medidas   Contra a Corrupção

 

PL4850/2016 (item 1), de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes   Thame (PV/SP), que estabelece medidas contra a corrupção e demais crimes   contra o patrimônio público e combate o enriquecimento ilícito de agentes   públicos.

ü    Em 09/11/2016, foi   concedida vista coletiva.

ü    Projeto tramitando   sob urgência.

 

 

Dia   30/11, a partir das 9h, Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Sessão Extraordinária:

 

Entidades fechadas   de previdência complementar vinculadas à União

 

PLP268/2016 (item   5), de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB/RO), que altera a Lei   Complementar nº 108/2001, para aprimorar os dispositivos de governança das   entidades fechadas de previdência complementar vinculadas à União, aos   Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e a suas autarquias, fundações,   sociedades de economia mista e outras entidades públicas.

 

Registro   Civil Nacional

 

PL1775/2015 (item   6), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Registro Civil Nacional   – RCN.

 

Revisão   de benefícios da Previdência Social

 

PL6427/2016 (item 7), de autoria do Poder Executivo, que altera a   Lei nº 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência   Social, e institui o Bônus Especial de Desempenho Institucional por   Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade.

 

Recurso   especial no âmbito do STJ

 

PEC209/2012 (item 9), de autoria da então deputada Rose de Freitas   (PMDB/ES), que atribui requisito de admissibilidade ao recurso especial no   âmbito do STJ. Relevância das questões de direito infraconstitucional.

 

Pagamentos   de precatórios

 

PEC233/2016 (item 11), de autoria do Senado   Federal, que dispõe sobre o regime de pagamento de débitos públicos   decorrentes de condenações judiciais; e acrescenta dispositivos ao Ato das   Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo regime especial de   pagamento para os casos em mora.

 

Plenário do Senado Federal:

 

Dia   29/11, a partir das 16h, Plenário do Senado Federal.

 

Sessão Deliberativa Ordinária:

 

PEC   do teto dos gastos públicos

 

PEC55/2016 (item 2), de autoria do Poder   Executivo, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias,   para instituir o Novo Regime Fiscal.

 

Plano   de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao   reequilíbrio fiscal

 

PLC54/2016- Complementar (item 5), de autoria do   Presidente da República, que autoriza a União a adotar, nos contratos de   refinanciamento de dívidas celebrados com os Estados e o Distrito Federal e   nos contratos de abertura de crédito firmados com os Estados, mediante   celebração de termo aditivo, o prazo adicional de até duzentos e quarenta   meses para o pagamento das dívidas refinanciadas.

ü  A matéria está pendente de deliberação   do parecer na CAE.

 

Dia   30/11, a partir das 16h, Plenário do Senado Federal.

 

Sessão Deliberativa Ordinária:

 

Vinculação   Remuneratória de agentes públicos

 

PEC62/2015 (item 2), de autoria da senadora Gleisi   Hoffmann (PT/PR), para vedar a vinculação remuneratória automática entre   subsídios de agentes públicos

 

Remuneração   de servidores públicos/ Incorporação de gratificações

 

PLC78/2016 (item   4), de autoria do Presidente da República, que altera a remuneração de   servidores públicos, estabelecendo opção por novas regras de incorporação de   gratificação de desempenho às aposentadorias e pensões.

 

Dia 28/11 – Segunda-Feira

 

Câmara dos Deputados:

 

Às   14h, Comissão Especial de Reforma Política (CEPOLITI), Mesa Redonda,   Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP

 

Realização de debates e   mesas-redondas regionais, a fim de coletar as contribuições de autoridades,   especialistas e entidades da sociedade civil de cada uma das Regiões do   Brasil sobre o tema Reforma Política.

 

Senado Federal

 

Às   19h, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Subcomissão Permanente de   Avaliação do Sistema Tributário Nacional (CAESTN), Audiência pública,   Plenário 19 da Ala Alexandre Costa

 

Tema: Debater a PEC   nº 55 de 2016, que "altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias,   para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências" e avaliar   a progressividade tributária como uma possível alternativa à PEC.

Convidados:

ü  Élida Graziane, Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado   de São Paulo;

ü  Pedro Celestino da Silva Pereira Filho, Presidente do Clube de   Engenharia;

ü  Ricardo Lodi, Professor da Faculdade de Direito da Universidade do   Estado do Rio de Janeiro – UERJ;

ü  Rodrigo Orair, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada   – IPEA;

ü  Henrique Freitas, Auditor fiscal representando o Sindicato Nacional   dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Sindfisco; e

ü  Paulo Gil Holck Introini, Membro do Instituto Justiça Fiscal.

 

Dia 29/11 – Terça-Feira

 

Congresso Nacional

 

Às   14h30, Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO),   Reunião Deliberativa, Plenário 2

 

Crédito suplementar   em favor dos Ministérios da Justiça e da Defesa

 

Parecer do relator,   deputado Cleber Verde (PRB/MA), recomendando a aprovação ao PLN29/2016 CN   (item 2), de autoria do Presidente da República, que abre ao Orçamento Fiscal   da União, em favor dos Ministérios da Justiça e da Defesa, crédito suplementar   no valor de R$ 158.975.117,00, para reforço de dotações constantes da Lei   Orçamentária vigente. (Alterada pela Mensagem nº 614, de 17.11.16, do Poder   Executivo).

 

Crédito suplementar   em favor do Ministério da Justiça

 

Parecer do relator,   senador Otto Alencar (PSD/BA), recomendando a aprovação ao PLN31/2016 CN   (item 3), e autoria do Presidente da República, que abre ao Orçamento Fiscal   da União, em favor do Ministério da Justiça, crédito suplementar no valor de   R$ 2.342.113.924,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente

 

Câmara dos Deputados

 

Às   10h, Comissão Especial da Reforma Política (CEPOLITI), Reunião Deliberativa, em   local a definir

 

A - Audiência Pública:

Convidado: Ministro   Gilmar Mendes - Presidente do TSE.

 

B - Reunião   Deliberativa:

 

Audiência Pública

 

REQ41/2016 CEPOLITI   (item 1), de autoria da deputada Luiza Erundina (PSOL/SP), que requer a   realização de Audiência Pública na Comissão Especial de Reforma Política,   para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas ao tema da   Comissão.

Convidado:

  •   Rudinei Marques,   Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado –   FONACATE e do Sindicato Nacional do Auditores e Técnicos de Finanças e   Controle (UNACON – Sindical).

 

REQ42/2016 CEPOLITI (item 2), de autoria do deputado Ronaldo Fonseca   (PROS/DF), que requer que seja realizada Audiência Pública para debater   sobre “O papel das carreiras de estado na Reforma Política” tendo em vista o   debate sobre financiamento de campanha, sistema eleitoral, fidelidade   partidária e voto facultativo.

Convidado:

ü  Rudinei Marques, Presidente do Fórum Nacional Permanente   de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE e do Sindicato Nacional do   Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (UNACON – Sindical).

 

Às   14h30, Comissão Especial do PL8045/2010, sobre o Código de Processo Penal,   Audiência Pública/Reunião deliberativa, Plenário 8

A - Audiência Pública:   Processos e procedimentos - sentença, questões e   processos incidentes e recursos em geral.

Convidados:

ü  Lênio Luiz Streck, Professor da Universidade do Vale do   Rio dos Sinos;

ü  Leonardo da Costa Bandeira, advogado e membro do Conselho   Nacional de Política Criminal e Penitenciária;

ü  Fabiano Cavalcante Pimentel, advogado e professor da   Universidade Federal do Estado da Bahia; e

ü  Marcelo Lopes Barroso, Defensor Público representante da   ANADEF - Associação Nacional de Defensores Federais.

 

B - Reunião   Deliberativa:

 

Audiência Pública

 

REQ72/2016 PL804510 (item 3), de autoria do deputado João Campos (PRB/GO),   que requer a realização de audiência pública com a presença da Senhora Renata   Gil de Alcântra Videira, Juíza de Direito e Presidente da Associação dos   Magistrados do Estado do Rio de Janeiro -AMAERJ.

 

Às   14h30, Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), Reunião   Deliberativa, Plenário 1

 

Audiência Pública   sobre a PEC da composição do CNJ

 

REQ73/2015 CCJC => PEC329/2013(item 1), de autoria do deputado Alessandro Molon   (REDE/RJ), que requer a realização de Audiência Pública, para debater a   Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 329, de 2013, que "altera a   forma de composição dos Tribunais de Contas; submete os membros do Ministério   Público de Contas ao Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP e os   Conselheiros e Ministros dos Tribunais de Contas ao Conselho Nacional de   Justiça - CNJ“.

ü  Amauri - Perusso Presidente da Federação   Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil   (Fenastc) e Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio   Grande do Sul;

ü  Diogo Roberto Ringenberg - Presidente da   Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) E Procurador do   Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;

ü  Eduardo Ribeiro Capobianco - Presidente   do Conselho Deliberativo da ONG Transparência Brasil;

ü  Lucieni Pereira da Silva - Associação   Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil   (ANTC) e Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União;

ü  Marcus Vinícius Furtado Coêlho -   Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

ü  Valdecir Fernandes Pascoal - Presidente   da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e   Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco;

ü  Representante do Conselho Nacional do   Ministério público;

ü  Representante do Conselho Nacional de   Justiça; e

ü  Representante do Instituto Ethos.

 

Normas   para a Atividade de Lobista

 

Parecer da Relatora, deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ),   recomendando a aprovação, com complementação de voto, do PL1202/2007 (item 27), de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT/SP), que   disciplina a atividade de "lobby" e a atuação dos grupos de pressão   ou de interesse e assemelhados no âmbito dos órgãos e entidades da   Administração Pública Federal.

ü   Em 10/10/2016, o deputado Walmir Prascidelli (PT/SP)   apresentou voto em separado.

ü   Em 19/10/2016, foi concedida vista conjunta aos deputados   Chico Alencar (PSOL/RJ), Félix Mendonça Júnior (PDT/BA), Marcos Rogério   (DEM/RO) e Valmir Prascidelli (PT/SP).

 

Senado Federal:

 

Às 9h30 Comissão de Meio Ambiente, Defesa do   Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Reunião Deliberativa, Ala Senador   Nilo Coelho, Plenário 6

 

Audiência   Pública sobre estudo do IPEA à PEC241/2016

 

RMA33/2016 (item 15), de autoria da senadora   Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que requer  a realização de Audiência   Pública, com a presença do Sr. Ernesto Lozardo, presidente do Ipea (Instituto   de Pesquisa Econômica Aplicada), para debater sobre o funcionamento do   Instituto e sobre a tentativa de submeter os órgãos técnicos às vontades   políticas do governo, especialmente no caso que envolveu o estudo "Os   impactos do novo regime fiscal para o financiamento do sistema único de saúde   e para a efetivação do direito à saúde no Brasil" (Nota Técnica nº 28   Disoc/Ipea), de autoria dos pesquisadores Rodrigo Pucci de Sá e Benevides e   Fabiola Sulpino Vieira, que resultou na exoneração desta do cargo   Coordenadora de Estudos e Pesquisas de Saúde na Diretoria de Estudos e   Políticas Sociais, após publicação no site do Ipea de nota contestando os   dados do referido estudo, por contrariar a posição do governo em relação à   PEC 241, sobre regime fiscal.

 

Às   10h, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Reunião Deliberativa, Plenário 19   da Ala Alexandre Costa

 

A –   Deliberativa

 

Plano   de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao   reequilíbrio fiscal

 

Parecer do relator, senador Armando Monteiro (PTB/PE),   recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PLC54/2016 (item 8), de autoria do Poder Executivo, que estabelece o Plano de   Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao   reequilíbrio fiscal; e altera a Lei Complementar nº 148, a Lei nº 9.496 e a   Medida Provisória nº 2.192-70.

 

Às   11h30, Comissão Diretora (CDIR), Arguição Pública, Sala de Audiências da   Presidência do Senado Federal

 

Indicação   ao cargo de Diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado   Federal

 

OFS25/2016 (item 1), de autoria do Presidente do   Senado Federal, que submete o nome do Senhor Felipe Scudeler Salto para o   cargo de Diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado   Federal.

 

Às   11h45, Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Reunião Deliberativa,   Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 15

 

Audiência   Pública sobre limitação dos gastos públicos

 

RCE79/2016 (item 25), de autoria do senador   Telmário Mota (PDT/RR), que requer que sejam convidados para participar de   audiência pública, a ser realizada no âmbito das Comissões de Assuntos   Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), os seguintes senhores,   para discutir as propostas de limitação aos gastos públicos, especialmente a   Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55, de 2016 (PEC nº 241, de 2016,   na origem) – PEC DO TETO DOS GASTOS PÚBLICOS:

ü  Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo,   Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda;

ü  Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo,   Professor Titular de economia da Universidade de Campinas (Unicamp);

ü  Roberto Lehrer, Reitor da Universidade   Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e

ü  Rubens Penha Cysne, Diretor da Escola de   Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EPGE).

 

Às   14h30, Comissão Especial do Extrateto (CTETO), Reunião Deliberativa, Ala   Senador Alexandre Costa, Plenário 19

 

Audiência   Pública sobre teto remuneratório dos agentes públicos

 

REQ1/2016 CTETO, de autoria da senadora Katia Abreu   (PMDB/TO), que requer a realização de Audiência Pública para debater o teto   remuneratório dos agentes públicos, a vinculação remuneratória automática   entre subsídios destes agentes, sua regulamentação, as parcelas   remuneratórias que incidem sob o teto constitucional remuneratório, as demais   verbas de natureza indenizatória, os casos em que seja permitido acumulação   de proventos e pensão e demais assuntos pertinentes com o objeto da Comissão   Especial do Extrateto.

Para   isso sugerimos a realização de duas Mesas de Debate com os seguintes   convidados:

 

Mesa   1

ü    Dra.   Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti – Presidente da Associação Nacional   dos Membros do Ministério Público/ CONAMP;

ü    Dr.   João Ricardo dos Santos Costa – Presidente da Associação dos Magistrados   Brasileiros/ AMB;

ü    Vilson   Antonio Romero - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal   do Brasil/ ANFIP; e

ü    Dr.   Claudio Pacheco Prates Lamachia – Presidente da Ordem dos Advogados do   Brasil/ OAB

ü    Ilana   Trombka - Diretora Geral do Senado Federal.

 

Mesa   2

 

ü    Rudinei   Marques – Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado/   FONACATE;

ü    Dyogo   Henrique de Oliveira - Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;

ü    Lucio   Henrique Xavier Lopes - Diretor Geral da Câmara dos Deputados;

ü    -   Sr. Regis Soares Machado – Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal   de Contas da União/ ASTCU; e

ü    -   Dr. Roberto Carvalho Veloso – Presidente da Associação dos Juízes Federais do   Brasil (Ajuf).

 

Dia 30/11 – Quarta-Feira

 

Câmara dos Deputados:

 

Às   9h, Comissão de Finanças e Tributação (CFT), Reunião Técnica, Sala da presidência

 

Tema: Discutir e analisar a execução orçamentária da União, bem   como o desempenho das transferências constitucionais dos Fundos de   Participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios (FPE, FPM, FNE, FNNO   e FCO);

Convidada:

ü    Ana Paula Vescovi-   Secretária do Tesouro Nacional.

 

Às   9h30, Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Reunião Deliberativa,   Plenário 7

 

Cadernos   em braile para provas em concursos públicos

 

Parecer do relator, deputado Jhonatan de Jesus (PRB/RR), recomendando a   aprovação do PL2097/2011 (item 13), de autoria do deputado Luis Tibé (PTdoB/MG),   que obriga o fornecimento de cadernos de provas impressos no sistema braile a   candidatos portadores de deficiência visual inscritos em concursos públicos   realizados por órgãos e entidades da Administração Pública federal.

 

Senado Federal

 

Às   10h, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Reunião   Deliberativa, Plenário 3 da Ala Alexandre Costa

 

Extinção   do foro privilegiado para crimes comuns

 

Parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP),   recomendando à aprovação, com substitutivo, à PEC10/2013 (item 1), de autoria do senador Alvaro Dias (PV/PR), que altera os   arts. 102, 105, 108 e 125 da Constituição Federal para extinguir o foro

 

PEC da Desburocratização

 

Parecer do relator, senador José Maranhão (PMDB/PB),   recomendando a aprovação à PEC57/2016 (item 4), de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) e outros   senadores, que altera os arts. 30, 37, 146, 150, 179 e 195 da Constituição   Federal para prever que lei complementar conceituará pequeno Município, poderá   disciplinar os princípios da Administração Pública e as normas gerais   aplicáveis ao processo administrativo fiscal, à substituição tributária, à   moralidade tributária, à eficiência tributária e à vedação de confisco, e ao   estabelecimento do estatuto de defesa dos direitos contribuintes; dá nova   disciplina ao princípio da anterioridade; elimina a exigência de certidão   negativa dos débitos previdenciários para participação em procedimentos   licitatórios e contratação com o setor público; e fixa a obrigatoriedade de   especificação de tratamento diferenciado e simplificado das microempresas e   empresas de pequeno porte no âmbito das normas de caráter geral aplicáveis às   empresas.

 

Vinculação   Remuneratória de agentes públicos

 

Parecer do relator, senador Vicentinho Alves (PR/TO),   recomendando a aprovação, com substitutivo, da PEC62/2015 (item 5), de autoria da senadora Gleisi   Hoffmann (PT/PR), para vedar a vinculação remuneratória automática entre   subsídios de agentes públicos

 

Procedimentos   administrativos no âmbito da União

 

Parecer da relatora, senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR),   recomendando a aprovação, com emendas, ao PLS214/2014 (item 13), de autoria do então senador   Armando Monteiro (PTB/PE), que simplifica e suprime formalidades e exigências   desnecessárias nos procedimentos administrativos no âmbito da União.

 

Plano   Pluriquadrienal

 

Parecer do relator, senador Lindberg Farias (PT/RJ),   recomendando a aprovação, com substitutivo, à PEC122/2015 (item 19), de autoria do senador   Donizeti Nogueira (PT/TO), que altera a Constituição Federal, para criar o   plano pluriquadrienal como lei de iniciativa do Poder Executivo que   estabelecerá a visão de futuro e os objetivos estratégicos do País, divididos   por assuntos de interesse nacional, por meio de estudos prospectivos, visando   ao desenvolvimento sustentável, socialmente justo, economicamente viável e   ecologicamente equilibrado.

 

Concessão   de horário especial ao servidor estudante

 

Parecer da relatora, senadora Angela Portela (PT/RR),   recomendando a aprovação, com emenda, ao PLS397/2013 (item 22), de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT/RO), que    dispõe sobre a concessão de horário especial ao servidor estudante,   ficando exigida a emissão de comprovação da frequência pela instituição de   ensino pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação; dispõe que   o estudante que comprovar a frequência às aulas na forma do parágrafo   anterior não sofrerá nenhuma espécie de prejuízo salarial e nem perda da   possibilidade de promoção dentro da repartição a que estiver servindo.

 

       

SBS Qd. 1 - Bloco K - Ed. Seguradoras, Salas 405 a 407

Brasília-DF - CEP:   70.093-900

Telefone: (61)   3225.1804

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.queirozassessoria.com.br

Pin It

afju fja fndc