fbpx

de 26 a 30/10/2015

 

Resultado da Agenda Legislativa Semanal

 

Período de 26 a 30/10/2015

 

Dia 27/10– Terça-Feira

 

Câmara dos Deputados

 

Plenário

 

Condecine/ Taxas de Competência do CADE

 

PLV20/2015 proveniente da MPV687/2015 (item 1), que altera a Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, para dispor sobre a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - Condecine, e a Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011, para dispor sobre as taxas processuais sobre os processos de competência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade, e autoriza o Poder Executivo federal a atualizar monetariamente o valor das taxas e dos preços estabelecidos pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981.

  • Resultado: Aprovada a Redação Final assinada pelo Relator, Deputado Afonso Motta (PDT/RS)
  • Tramitação: A matéria vai ao Senado Federal.

 

Comissão Especial do Estatuto do Desarmamento (PL3722/2012)

 

Estatuto do desarmamento

 

Parecer do relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB/MG), recomendando a aprovação, com substitutivo, do PL3722/2012 (item único), de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), que disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades.

  • Resultado: Aprovado o parecer favorável do Relator, com Substitutivo e Complementação de Voto, contra os votos dos Deputados Alessandro Molon (REDE/RJ), Alice Portugal (PCdoB/BA), Luiz Couto (PT/PB), Paulo Teixeira (PT/SP), Flavinho (PSB/SP), Marcus Pestana (PSDB/MG), Sarney Filho (PV/MA) e Subtenente Gonzaga (PDT/MG).
  • Tramitação: A matéria retornará à pauta para análise dos destaques apresentados.

                             

Senado Federal

 

Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA)

 

Audiência Pública/ Dívida Pública Brasileira

 

RMA100/2015 (item 2), de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), que requer, nos termos do art. 58, § 2º, II, da Constituição Federal e do art. 93, II, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de audiência pública, com o objetivo de debater o aumento da dívida pública brasileira, convidando-se o Ministro de Estado do Planejamento, Nelson Barbosa.

  • Resultado: Aprovado o Requerimento com aditamento para que seja convidado também para a audiência pública o Sr. Marcelo Barbosa Saintive, Secretário do Tesouro Nacional.

 

Dia 28/10 – Quarta-Feira

 

Congresso Nacional:

 

Comissão Mista da MPV685/2015, que institui o Programa de Redução de Litígios Tributários -PRORELIT

 

Parecer do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), à MPV685/2015 (item único), de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Redução de Litígios Tributários – PRORELIT.

  • Resultado: Aprovado o parecer.
  • Tramitação: A matéria seguirá ao Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Câmara dos Deputados:

 

Plenário

 

Lei de Fomento e de Colaboração

 

O PLV21/2015 oriundo da MPV684/2015 (item 8) de autoria do Poder Executivo, que alterou a entrada em vigor da Lei de Fomento e de Colaboração (Lei 13.019/2014) de 27 de julho de 2015 para 23 de janeiro do próximo ano.

  • Resultado: Aprovada a redação final, com emendas, de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG).
  • Tramitação: A matéria seguirá para análise do Plenário do Senado Federal.

 

Comissão de Administração e Serviço Público (CTASP)

 

Lei da Meritocracia

 

Parecer do relator, deputado Laercio Oliveira (SD/SE), recomendando a aprovação ao PLP409/2014 (item 8), de autoria do então deputado Pedro Paulo (PMDB/RJ), que institui a Lei da Meritocracia, através do Planejamento Estratégico da Administração Pública Brasileira e do Sistema Nacional de Gestão de Alto Desempenho, autoriza a celebração de Acordos de Resultados e Contratos de Gestão.

  • Resultado: Concedida vista à deputada Erika Kokay (PT/DF).
  • Tramitação: A matéria retornará à pauta em duas sessões ordinárias de plenário.

 

Acordo de Leniência

 

Parecer da relatora, deputada Geovania de Sá (PSDB/SC), recomendando a aprovação, com emenda, ao PL460/2015 (item 12), de autoria do deputado Betinho Gomes (PSDB/PE), que dispõe sobre o impedimento de órgãos ou entidades públicas celebrarem contratos com Pessoa Jurídica com a qual tenha realizado acordo de leniência.

  • Resultado: Retirado de pauta a requerimento do Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG).

 

Aposentadoria por Invalidez

 

Parecer do relator, deputado Áureo (SD/RJ), recomendando a aprovação ao PL5659/2009 (item 15), de autoria do então senador Romeu Tuma (PTB/SP), que acrescenta dispositivo à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabelecendo para o portador de hepatopatia grave o direito à aposentadoria integral por invalidez permanente".

  • Resultado: Retirado de pauta, "ex-officio".

 

Regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União

 

Parecer do relator, deputado Aureo (SD/RJ), recomendando a provação do PL7766/2010 (item 26), de autoria do deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), que altera a Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos Militares dos Estados e do Distrito Federal.

  • Resultado: Retirado de pauta a requerimento do Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG)

 

Normas de equidade/ Serviço público

 

Parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT/GO), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PL756/2011 (item 30), de autoria deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, de igualdade das condições de trabalho, de oportunidade e de remuneração no serviço público.

  • Resultado: Retirado de pauta, "ex-officio".

 

Audiência de instrução/ Justiça do Trabalho

 

Parecer do relator, deputado Aureo (SD/RJ), recomendando a aprovação do PL2795/2011 (item 36), de autoria do Carlos Bezerra (PMDB/MT), que altera a redação do caput do art. 844 da Consolidação das Leis do Trabalho para estabelecer o prazo de quinze minutos de tolerância para o comparecimento das partes à audiência de instrução e julgamento na Justiça do Trabalho.

ü  Vista ao deputado Vicentinho (PT/SP), em 12/08/2015

  • Resultado: Retirado de pauta a requerimento dos Deputados Laercio Oliveira e Leonardo Monteiro (PT/MG)

 

Divulgação de crime de prevaricação

 

Parecer do relator, deputado Walney Rocha (PTB/RJ), recomendando a aprovação ao PL2576/2015 (item 59), de autoria do deputado Vinicius Carvalho (PRB/SP), que determina a divulgação, nos recintos de atendimento ao público de órgãos e entidades da administração pública, das condutas que configuram o crime de prevaricação.

  • Resultado: Retirado de pauta a requerimento do Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG).

 

Prevenção de atos de corrupção

 

Parecer da relatora, deputada Geovania de Sá (PSDB/SC), recomendando a aprovação ao PL2814/2015 (item 60), de autoria do deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP), que disciplina a aplicação de percentuais de publicidade para ações e programas, bem como estabelece procedimentos e rotinas para prevenir a prática de atos de corrupção.

  • Resultado: Aprovado por Unanimidade o Parecer.
  • Tramitação: A matéria segue à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

 

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

 

Inscrição em concurso público

 

Redação final do deputado Luiz Couto (PT/PB) ao PL3641/2008 (item 6), de autoria do então senador Serys Slhessarenko (PT/MT), que dispensa de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos federais os postulantes a cargos ou empregos públicos que tenham renda familiar per capita não superior a um salário mínimo.

  • Resultado: A matéria está cumprindo prazo de vista coletiva, dado em 03/09/2015, aos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) e José Fogaça (PMDB/RS).

 

Comissão de Legislação Participativa (CLP)

 

Audiência Pública/ transparência das receitas públicas

 

REQ40/2015 (item 1), de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que solicita realização de Audiência Pública para discussão do tema "A transparência das receitas públicas geradas pelos setores de petróleo, gás e mineração como meio de prevenção da evasão fiscal e da corrupção"

  • Resultado: Aprovado.

 

Recolhimento e o repasse da contribuição sindical

 

SUG73/201CLP (item 5) de autoria do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Gerais Onshore e Offshore de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus/RJ, que sugere Projeto de Lei que visa facilitar o recolhimento e o repasse da contribuição sindical, no sentido de tornar dispensável a apresentação de Código Sindical às Agências da Caixa Econômica Federal, atendendo exclusivamente ao disposto na Consolidação das Leis do Trabalho

  • Resultado: Aprovado por unanimidade.
  • Tramitação: A matéria vai ao arquivo.

 

Senado Federal:

 

Plenário

 

PPE/ Negociado sobre legislado

 

PLV18/2015 proveniente da MPV680/2015 que institui o Programa de Proteção ao Emprego.

ü  Na Câmara dos Deputados, foi retirado o dispositivo que alterava o art. 611 da CLT (artigos 11 e 12 do PLV) para estabelecer que os dispositivos negociados por convenção ou acordo coletivo de trabalho prevaleçam sobre o disposto em lei (negociado sobre legislado).

ü  Também foi aprovado a emenda que prevê a redução em até 30% da jornada e do salário está condicionada à celebração de acordo coletivo de trabalho específico com o sindicato de trabalhadores representativo da categoria.

  • Resultado: Aprovado o Parecer, na forma do texto encaminhado pela Câmara dos Deputados.
  • Tramitação: A matéria seguirá à sanção presidencial.

 

Organização terrorista

 

PLC101/2015 (item 2), de autoria da Presidência da República, que disciplina o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e reformula o conceito de organização terrorista.

  • Resultado: Aprovado o substitutivo do relator, por 34 votos sim e 18 não.
  • Tramitação: A matéria retorna à Câmara dos Deputados.

 

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)

 

Vinculação remuneratória


Parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), recomendando a aprovação, com emenda, da PEC62/2015 (item 2), de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), para vedar a vinculação remuneratória automática entre subsídios de agentes públicos

ü  O relator apresentou novo parecer no dia 28/10, na qual, em partes, a emenda do senador Roberto Rocha (PSB/MA), que excepcionaliza a aplicação da PEC à Magistratura, Ministério Público e Defensoria Público. O texto também remete, à ato normativo, a fixação de remuneração dos magistrados dos tribunais (com exceção do Supremo Tribunal Federal, que deverá ser por lei), em nível estadual e federal.

ü  Em 28/10/2015, foram apresentadas as Emendas nºs 5, de autoria do Senador Ronaldo Caiado, e 6, de autoria do Senador Ricardo Ferraço (dependendo de relatório). As emendas excepcionam a aplicação aos Deputados Federais e ao Senadores.

  • Resultado: Concedida vista aos Senadores Ronaldo Caiado (DEM/GO), Ricardo Ferraço (PMDB/ES) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP).
  • Tramitação: A matéria retornará à pauta na próxima reunião da comissão.

 

Cargo em Comissão


Parecer do relator, Senador Álvaro Dias (PSDB/PR), recomendando a aprovação, com emendas, à PEC110/2015 (item 4), de autoria do senador Aécio Neves  (PSBB/MG), que altera a Constituição Federal, para estabelecer que os cargos em comissão não poderão superar 1/10 dos cargos efetivos de cada órgão e que pelo menos a metade dos cargos em comissão caberá a ocupantes de cargo efetivo, ressalvado em ambos os casos o assessoramento direto a detentores de mandato eletivo, Ministros de Estado, Secretários de Estado e Secretários Municipais. O provimento dos cargos em comissão e funções de confiança será precedido de processo seletivo público.

  • Resultado: Aprovado o parecer.
  • Tramitação: A matéria segue ao Plenário do Senado Federal.

 

Homologação acordos de leniência


Parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), recomendando a aprovação, com substitutivo, ao PLS105/2015 (item 8), de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) que determina que os acordos de leniência celebrados por entes da Administração Pública sejam homologados pelo Ministério Público.

ü  No substitutivo, o relator acrescenta os dispositivos: As pessoas jurídicas deverão ser responsabilizadas de forma objetiva, no âmbito administrativo e civil, pelos seus atos lesivos aos cofres públicos; as pessoas naturais serão responsabilizadas na medida da sua culpabilidade; a Controladoria-Geral da União e os órgãos de controle interno dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no âmbito de suas competências, de forma isolada ou em conjunto com o Ministério Público, poderão celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos lesivos.

  • Resultado: Aprovado o Substitutivo.
  •  Tramitação: A Retornará à pauta da CCJ, para análise em turno suplementar, onde poderão ser oferecidas emendas até o encerramento da discussão.

 

Atos ou negócios jurídicos para fins tributários


Parecer do relator, senador, Randolfe Rodrigues (REDE/AP), recomendando a aprovação ao PLS537/2015 (item 12), de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), que estabelece os procedimentos a serem observados pela autoridade administrativa para desconsideração de atos ou negócios jurídicos para fins tributários previsto no parágrafo único do art. 116 do Código Tributário Nacional (Lei 5.172/1966).

  • Resultado: Aprovado o parecer.
  •  Tramitação: A matéria segue à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional (CEDN)

 

Negociação Coletiva na Administração Pública

 

Parecer do relator, senador Douglas Cintra (PTB/PE), recomendando a aprovação do PLS397/2015 (item 4), de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), que estabelece as normas gerais para a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e fundações públicas dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • Resultado: Concedida vista.
  • Tramitação: A matéria deverá retornar q a pauta na próxima reunião.

 

Dia 29/10 – Quinta-Feira

 

Câmara dos Deputados

 

Comissão de Finanças e Tributação (CFT)

 

Assistência jurídica gratuita/ Pagamento de honorários


Parecer do relator, deputado Alexandre Leite (DEM/SP), recomendando a rejeição ao PL7707/2010 (item 35), de autoria do deputado Germano Bonow (DEM/RS), que institui os Juizados Especiais criados pela União, pelo Distrito Federal e pelos Estados para conciliação, processo, julgamento e execução nas causas de sua competência". Explicação: Estabelece que nas causas com valor inferior a dez salários mínimos as partes contarão com assistência judiciária gratuita, cumprindo ao Estado o pagamento dos honorários.

  • Resultado: A matéria foi retirada de pauta.

 

 

SBS Qd. 1 - Bloco K - Ed. Seguradoras, Salas 405 a 407

Brasília-DF - CEP: 70.093-900

Telefone: (61) 3225.1804

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.queirozassessoria.com.br

Pin It

afju fja fndc