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5ª Reunião do Conselho Fiscal - 10 a 12 fev 2012

ATA DA 5ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL
TRIÊNIO 2010/2013

 

Aos dez dias do mês de fevereiro, do ano de dois mil e doze, em Brasília-DF, em conformidade com os termos do Estatuto, Cap. III, Seção V, art. 29-A e 29-B, parágrafos 1º e 2º, foi iniciada a reunião do Conselho Fiscal da FENAJUFE no intuito de examinar as contas e elaborar relatório dos meses de setembro a dezembro de 2011, tendo sido concluído os trabalhos no dia 12 de fevereiro de 2012.

 

Local: Sede da Fenajufe

Início: 10h30min de 10/02/2012. Término: 19h00min de 12/02/2012

Presentes: Titulares: Paulo Roberto Rios Ribeiro (SINTRAJUFE-MA), Lourival Matos (SINDJUFE-BA) e Etur Zehuri (SITRAEMG).

Registre-se que as ausências dos demais conselheiros foram justificadas por motivos de viagem e saúde.

Presidiu a reunião, o membro titular e presidente do Conselho Fiscal, Paulo Roberto Rios Ribeiro.

 

PREÂMBULO

 

Os membros do Conselho Fiscal da Fenajufe, reiterando o art. 29, do Estatuto da Fenajufe que estabelece que “o Conselho Fiscal é um órgão independente e competente para fiscalizar o desempenho contábil e financeiro da Federação”, e, consolidada sua independência e autonomia, o conselheiro Paulo Rios encaminhou aos demais integrantes a convocação para a quinta reunião realizada no período de 10 a 12 de fevereiro de 2012.

O Conselho Fiscal definiu a sua pauta de trabalhos da seguinte forma: 1) Verificação e análise das contas da federação alusivas aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2011; 2) Pendências Gerais: contrato de êxito do assessor parlamentar; conclusão do processo investigatório alusivo ao dirigente Gérner Márcio Gomes de Matos; 3) Elaboração do relatório da 5ª reunião do Conselho. 4) Proposta do 4º Encontro de Conselheiros Fiscais. 5) Regimento Interno do Conselho Fiscal.

 

RESULTADOS

SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2011

Foram analisados todos os documentos dos meses em referência, constatando-se algumas inconformidades entre os registros contábeis e os comprovantes de pagamentos, receitas, recibos, caixa, bancos, respectivos, tendo sido regularizados algumas e outras não, a exemplo da falta de comprovação de decisão da diretoria, via registro em ata, assim como a falta de atenção e justificativa da diretoria para alguns fatos relatados nas reuniões anteriores do Conselho Fiscal.

 

Contrato de Êxito com Assessor Parlamentar

Este Conselho solicitou, em sua primeira reunião ocorrida no período de 30 de julho a 1º de agosto de 2010, informações acerca do cumprimento da recomendação de repactuação do contrato com o assessor parlamentar Antonio Augusto de Queiróz, constante dos relatórios da sexta e sétima reuniões do Conselho Fiscal da gestão anterior da federação. A diretoria, em resposta, disse apenas que o referido contrato foi repactuado, entretanto não detalhou quais os pontos do contrato ou se o contrato por inteiro foi objeto de repactuação. Na segunda reunião deste Conselho realizada no período de 03 a 05 de dezembro de 2010 fez uma crítica à prática de se pagar antecipadamente honorários de êxito, por configurar-se um equívoco. Honorários dessa natureza, quando autorizados pelo foro competente, são pagos após o alcance do resultado pretendido. Com relação a tal crítica, a diretoria redigiu um novo contrato no qual estabeleceu, na cláusula terceira, a devolução do sinal recebido no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) se os projetos PL 6613/2009 e PL 6697/2009 não fossem aprovados até o dia 31 de dezembro de 2011. Sendo assim, alertamos para o cumprimento da cláusula terceira do contra, que prevê a devolução até 31 de março de 2012.

Verificou-se que o novo contrato efetuado com o Assessor Parlamentar, Antônio Augusto de Queiróz, padece do mesmo equívoco apontado relativamente ao contrato anterior. Solicita-se, que os “contratos de prestação de serviços de êxito”, nos dois anexos, sejam apreciados pelo assessor jurídico da Fenajufe, visando, especialmente, uma análise e parecer da cláusula segunda, que evidencia uma possível contradição entre a natureza (êxito) e a forma de pagamento explicitada na cláusula citada. Quanto à segunda cláusula do contrato em comento, solicitamos que os relatórios semanais de responsabilidade do assessor sejam regularmente apresentados aos coordenadores, com cópia para o Conselho Fiscal.

 

Adendo

O presente relato refere-se aos honorários de êxito contratados pela federação. Estes revelam reincidência em grave falha de conduta de gestão dos recursos pela diretoria, em antecipar o que se chama de honorários de êxito, antes do êxito. Apesar da revogação em Reunião Ampliada, a diretoria insistentemente realizou um novo contrato, mantendo o pagamento, acrescentando cláusulas de devolução do valor até 31/12/2011, no caso de não haver êxito. Neste sentido, o Conselho Fiscal, cumprindo o que estabelece o caput do artigo 29 do Estatuto, modificado no 7º Congresso, realizado na cidade de Fortaleza, recomenda que o profissional seja imediatamente comunicado no sentido de cumprir o dispositivo contratual, que estabelece a devolução do referido valor. Este Conselho Fiscal exige que tal equívoco não ocorra nunca mais, até porque, estamos lidando com os escassos recursos de todos os trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU. Não se pode dispor desses recursos com se fossem privados.

 

Participação em eventos de cunho formativo e político

Recomenda-se que a diretoria da federação seja diligente com as solicitações de reembolso de despesas de traslados, estabelecendo, como sugestão, um prazo máximo de sessenta dias para sua efetivação.

Reitera-se, que a participação em eventos de cunho formativo ou político de coordenadores, conselheiros e funcionários seja seguida de apresentação de relatório formal com os conteúdos debatidos e a apreciação da experiência e sua utilidade prática.

Propõe que a prestação de contas das participações de dirigentes, funcionários e conselheiros fiscais nos eventos deve ser realizada no prazo improrrogável de 15 dias, sob pena de aplicação das sanções estatutárias.

 

Traslados

Observou-se melhorias na priorização do voucher, cuja utilização deve respeitar os critérios definidos pela federação: percurso, finalidade, horário da utilização e o visto no campo próprio.

Sobre reembolso de traslados reitera-se que estas solicitações  sejam efetuadas dentro do mês de realização do traslado, prevenindo-se a ocorrência de dificuldades para a contabilidade. Neste sentido, salientamos atrasos importantes praticados pelo dirigente Antônio Melquiades (Melqui) nas solicitações de reembolso destas despesas.

 

Ressarcimento salarial a dirigentes não liberados

Para ressarcimento de descontos salariais provenientes de faltas ao trabalho no órgão de origem, a serviço da federação, propõe-se que o dirigente não liberado apresente impreterivelmente uma declaração formal com o registro dos dias faltosos.

Neste sentido, apesar de a diretoria ter considerado inviável fazer a discussão sobre a devolução salarial ao dirigente Gérner Matos, pela não apresentação de documentação pertinente, constatou-se na análise das contas, que este ressarcimento lhe foi efetuado, contrariando a decisão da diretoria inserida na ata da reunião de 21/11/2011. Outrossim, a documentação solicitada pela diretoria ao dirigente em comento visando fundamentar esta operação não se encontra anexada aos documentos de pagamento analisados.

 

Rotinas administrativas

Reitera-se que, quando da realização de compras de materiais, os nomes e especificações destes sejam assinalados com clareza na nota fiscal, que devem ser apresentadas livres de rasuras.

Necessidade de afixação de documentos comprobatórios de despesas efetuadas: ata da reunião da diretoria, solicitação do demandante (pessoa física ou jurídica) da contribuição ou acerto de pagamento.

 

Assessoria Jurídica Nacional (AJN)

Este Conselho identificou no contrato firmado com a Assessoria Jurídica Nacional (AJN), por meio das cláusulas nº 2-A e 2-B, que são garantidas: “representação em juízo ou administrativamente na defesa dos interesses da Federação ou dos servidores de sua base” e “emissão de pareceres específicos sobre o direito administrativo ou trabalhista”, respectivamente.

 

Passagens aéreas

Observou-se a ocorrência de índice acentuado de passagens aéreas com valores acima de R$ 1.000,00 (mil reais), destacando a compra de uma passagem na TAM para o dirigente Cláudio Azevedo (RS) no valor de R$ 2.747,32 (dois mil, setecentos e quarenta e sete reais e trinta e dois centavos). No mesmo diapasão, duas passagens para o dirigente Cledo de Oliveira Vieira no dia 10 de setembro de 2011 somando R$ 2.103,68 (dois mil, cento e três reais e sessenta e oito centavos), sem justificativa anexada ao relatório eletrônico. Ainda salientamos a passagem aérea comprada na TAM para o membro suplente do Conselho Fiscal, Wilson Barbosa Lopes, no valor de R$ 1.150,12 (um mil, cento e cinqüenta reais e doze centavos), considerando-se a conhecida periodicidade do Conselho...

Balizando-se as despesas mensais em contraponto às despesas totais do mês, identificou-se que no mês de setembro de 2011, as despesas com passagens aéreas compuseram um terço das despesas gerais do mês; em outubro, estas perfizeram quase cinqüenta por cento do total das despesas gerais. No mês de novembro de 2011, os gastos giraram em torno de 17,6% dos gastos gerais. No mês de dezembro de 2011, os referidos gastos com passagens aéreas perfizeram o percentual de 41% dos gastos totais naquele mês. No quadrimestre, as despesas totais com passagem aéreas foram aproximadamente 37% das despesas gerais.

Tendo em vista a recorrência de compra de passagens aéreas com recursos dos próprios interessados sem autorização prévia da diretoria, para em seguida solicitar reembolso, este Conselho recomenda que, para a aquisição das citadas passagens, sejam seguidos os trâmites usuais da federação, que visam maior economia com tais despesas.

Racionalizar gastos com passagens aéreas efetuando planejamento de viagens com a devida antecedência, para participação das reuniões da diretoria, plantões de dirigentes, reunião do Conselho Fiscal e demais atividades com periodicidade definida.

Recomenda-se a confirmação de viagens imediatamente após o recebimento da informação sobre alternativas de vôos,  para garantir preços mais acessíveis.

Observou-se incidência de remarcação de passagens aéreas cujas taxas oneram os preços das mesmas que já são elevados. Como exemplo, o dirigente Valter Nogueira Alves, no dia 08/11/2011, remarcação passagem da GOL no valor de R$ 100,00, para as reuniões da CMO e CFT, que foram agendadas previamente. O dirigente Denis Lopes de Sousa, da mesma forma, remarcação em 09/11/2011, da TAM, no valor de R$ 198,00. O dirigente Luis Cláudio S. Correia não embarcou com a passagem previamente e comprada via Agência Rodamundo, tendo comprado passagem aérea com recursos próprios de última hora,  para uma reunião de diretoria marcada para o dia 01/11/2011,  tendo recebido o ressarcimento de tal passagem. Neste sentido, pede-se um necessário esclarecimento dos fatos relatados por este Conselho.

Dar transparência na emissão de passagens aéreas aos objetivos a que se destinam (reunião ordinária, extraordinária, ampliada, etc.).

Elaborar gráfico individual com os gastos de passagens aéreas.

Normatizar a relação comercial entre a Agência de Viagens “Rodamundo” e a Fenajufe, estabelecendo como norma a apresentação de documentos comprobatórios dos serviços prestados: bilhete eletrônico, relação nominal e de quantitativos de passageiros e valores cobrados.

A empresa Rodamundo não apresentou no período os relatórios eletrônicos discriminando as passagens e

seus destinatários, por ocasião do fornecimento de passagens para as entidades filiadas,de montante elevado, sem a devida discriminação das companhias aéreas,  dos favorecidos e respectivos valores.

 

 Reitera-se a proposta de utilização de outra agência de viagens no âmbito da federação para implementar melhorias e mensurar os serviços prestados por ambas.

 

Telefonia

Recomendar uma revisão periódica dos contratos com as operadoras de telefonia celular e fixa, visando avaliar os custos desses serviços de modo que se possa decidir por preços mais acessíveis.

Pede-se esclarecimentos sobre o ressarcimento que a federação faz de conta telefônica de linha sob titularidade do Sindjuf-PB e utilizada pelo dirigente Evilásio Dantas.

Igualmente, pede-se esclarecimentos sobre as despesas do dirigente Gérner Matos com o celular Claro nº (61)9118-0267, por se destacarem, por seu valor elevado,  das despesas das demais linhas dessa operadora.

 

Serviço de TV a Cabo

Reavaliar o plano contratado em função da relação custo-benefício (valor de utilidade). Neste sentido sugere-se solicitar o cancelamento do plano vigente (SKY) visando ensejar oportunidade de negociação.

 

- PATRIMÔNIO:

Vestuário

Reitera-se a recomendação para o estabelecimento de normas e critérios para aquisição de vestuários de uso da diretoria, a exemplo dos ternos e acessórios, fixando valores máximos para este tipo de despesa.

Neste sentido, evidenciamos no período em análise a compra de um terno completo (paletó, calça e camisa) no valor de R$ 430,00 no dia 14/12/2011, na cidade de Porto Velho- RO,  pelo dirigente Gérner Matos. Solicita-se esclarecimentos quanto aos critérios para liberação da compra e sobre a necessária devolução dos ternos usados anteriormente pelo referido dirigente, vez que tais ternos devem ficar disponíveis na sede da federação para uso coletivo.

 

Câmara Fotográfica

Verificou-se a compra de nova câmara fotográfica marca Canon T3i, no valor de R$ 3.450,00, no mês de setembro de 2011.

Pede-se esclarecimento sobre se a máquina antiga permanece no patrimônio da entidade.

 

Material de consumo

Explicitar com clareza a destinação das compras de material de escritório (papel toalha, saco de lixo devem ser comprados em supermercados com menor preço e não em papelaria). Da mesma forma, explicitar com clareza a compra de materiais para utilização em ações políticas da federação (mobilizações, ampliada, etc.).

 

Acompanhamento a sindicatos de base

O dirigente Marcos J. Santos foi designado pela diretoria para “participar de atividades de conscientização da categoria com vistas à deflagração da greve no estado, no dia 04 de novembro de 2011”. Solicita-se documento do sindicato em questão, demandando uma representação da federação para a atividade em comento. Pede-se ainda esclarecimento sobre a natureza do transporte utilizado para a ida à Natal e quanto às despesas informadas, R$ 122,31 (cento e vinte e dois reais e trinta e um centavos).

O dirigente Jean Paulo Loiola Lima foi designado para acompanhamento de atividades do PCS4, a pedido do Sindjuf-PA/AP, em Belém, Macapá e Santarém (PA), nos dias 15 a 19 de novembro de 2011. Total de despesas: R$ 450,00 (diárias + estacionamento). Pede-se apresentar pedido formal desse sindicato. Além disso observou-se desencontro entre datas citadas para o acompanhamento e as datas registradas na prestação de contas. Pede-se esclarecimentos.

Situação financeira das entidades de base

Foram concedidos empréstimos ao Sintrajufe-MA (cinqüenta mil reais), ao Sindjuf-PB (quarenta mil reais), ao Sindiquinze-Campinas (quarenta mil reais), ao Sindjufe-BA (trinta mil reais) a serem pagos em duas parcelas (janeiro e fevereiro de 2012, conforme ata do dia 13 e 14 de setembro de 2011). Pede-se os documentos formais dessas entidades, solicitando tais empréstimos para serem anexados aos documentos contábeis. Em relação a tais empréstimos identificou-se que somente o Sintrajufe-MA e o Sindjuf-PB formalizaram seus pedidos. Contudo, verificou-se que a deliberação no âmbito da diretoria ocorreu apenas para o Sindjufe-BA. Apesar de ter havido o empréstimo ao Sindiquinze, não foi encontrada deliberação no âmbito das atas da diretoria no período. Tais pedidos devem ser fundamentados com solicitação escrita e deliberação registrada em ata da diretoria.

A realidade recorrente dos empréstimos no âmbito da federação nos leva a refletir o que isso representa objetivamente para os sindicatos de base e para a própria federação, e traz à baila a verdadeira crise vivenciada neste contexto relacionado à luta pelo PCS4 e no cotidiano das entidades.

Neste sentido, registra-se a importância de R$ 134.366,11 referentes à inadimplência de cerca de 30% das entidades filiadas.

Diante desse quadro preocupante para a saúde financeira das entidades de base e da própria federação remete-se a responsabilidade à diretoria executiva, no sentido de uma necessária e urgente reflexão e tomada de providências pertinentes à reversão desse grave quadro de escassez de recursos, para manter o movimento vivo e capaz de cumprir os seus compromissos com a base.

 

Tarifas bancárias

Promover a redução das despesas bancárias, inclusive com abertura de conta-corrente em banco cooperativo. Com base no levantamento das contas de dezembro foram gastos aproximadamente R$ 600,00 entre tarifas DOC/TED e taxa de cobrança, que numa cooperativa são  totalmente isentas, além da facilidade administrativa de acesso para as transações financeiras. Somando, no ano inteiro, representa o valor estimado de 7 mil reais.

 

Pendências administrativas

Este Conselho reitera a recomendação feita à dirigente Jacqueline Albuquerque para que solicite do diretor da CUT, Júlio Turra a apresentação dos comprovantes de contribuição no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), para a realização do VI Congresso dos Trabalhadores do Haiti (CATH) nos dias 23 a 25 de junho de 2011, na cidade de Porto Príncipe-Haiti.

 

Honorários de Sucumbência

O Conselho Fiscal solicita esclarecimento do escritório de advocacia a respeito do pagamento de honorários de sucumbência no valor de R$ 3.650,78, pagos no processo 990062859-4, uma vez que a sentença que extinguiu o feito sem resolução de mérito, e não fez nenhuma referência a honorários de sucumbência. A sentença  manteve-se coerente com seu fundamento de se tratar o valor da execução de montante inferior ao que prevê as normas legais para prosseguimento de execuções, cujo valor da causa não tenha efeito prático, senão o de causar ao executado o dano previsto na disposição do art. 475-M, do CPC.

Neste caso, pergunta-se como se chegou ao valor de sucumbência acima citado, se o próprio dispositivo da sentença se limitou  apenas a encerrar a execução, enfocando o inciso IV, dos artigos 267 e 475-M do CPC?

Para entender como se chegou a esse despacho, que determinou o recolhimento da quantia em questão, será necessário anexar as peças do processo que originaram tal valor.

 

Contribuições Estatutárias

Algumas entidades filiadas não têm mantido uma conduta fiel ao compromisso de manter a regularidade de suas contribuições à FENAJUFE, mas passam a impressão de que contribuem corretamente e a Federação , por sua vez, a de que tais contribuições atendem às normas estatutárias. Contudo, os demonstrativos de estimativa de arrecadação da federação revelam que, não só nos meses citados no relatório da  4ª reunião deste Conselho, mas nos demais meses, desde a 1ª reunião, ocorrida em julho/10, continua havendo discrepâncias na média de contribuição  por filiado que cada entidade repassa para a federação. Isto fica evidenciado nos exemplos a seguir: enquanto o Sitraemg/MG, que cobra 0,70% da remuneração de seus filiados tem uma média de arrecadação de R$ 80,52 por filiado; o Sintrajufe/MA, que cobra 1,00%, tem média de R$ 105,76; o Sindjus-DF, que também arrecada 1% da remuneração de seus filiados apresenta uma média de R$ 46,67. As médias verificadas nas estimativas de arrecadação dos meses referenciados refletem, portanto,  discrepâncias de vários sindicatos filiados. O exemplo acima apresentado é meramente ilustrativo.

 

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

Adendo

Com relação à Comissão de Sindicância, este Conselho recomenda, tendo em vista a proximidade da XVII Plenária Nacional, a ser realizada em São Luís-MA, - foro competente para julgar o relatório a ser elaborado pela Comissão de Sindicância - a agilização de tal procedimento e mantém, no presente relatório as informações que serão objeto de análise pela referida Comissão no presente.

No relatório da reunião anterior, este Conselho pleiteou a presença de um de seus membros na comissão em questão e, para não haver prejuízo no procedimento, reitera a manutenção desse representante.

 

“Desde a primeira reunião deste Conselho Fiscal ocorrida no período de 30 de julho a 1º agosto de 2010, constatou-se, que fora feito um adiantamento no valor de R$ 1.000,00 ao diretor Gérner Matos Gomes, no dia 14 de maio de 2010 para custeio de despesas de viagem a Rio Branco-AC, a fim de participar de assembléias de unificação do Sindjef/AC.

Que após a sua participação acima referida, o dirigente em comento, não apresentou a devida comprovação da despesa efetuado na viagem ao estado do Acre para justificar o adiantamento referido. Entre o mês de maio (mês do adiantamento) até o período de 4 a 5 de dezembro de 2010, quando houve a segunda reunião deste Conselho não havia sido apresentado à gerência financeira nenhum documento que justificasse aquele adiantamento, caracterizando uma patente omissão do diretor aqui mencionado no cumprimento do seu dever estatutário perante à entidade.

Contudo, na terceira reunião, o Conselho tomou conhecimento de que houve devolução do dinheiro, em espécie, e não a tão esperada prestação de contas. Segundo o administrador da federação, depois de questionado por este Conselho acerca do procedimento adotado em relação à questão posta, informou que a devolução teria sido feita pela direção do SINSJUSTRA/RO.

Neste sentido, este Conselho reitera as medidas solicitadas no relatório anterior.

Assim, este Conselho recomenda que, no âmbito da diretoria, sejam adotadas as medidas estatutárias cabíveis, quais sejam: “Constatou-se, desde a reunião anterior deste Conselho, que fora feito um adiantamento no valor de R$ 1.000,00 ao diretor Gérner Matos, para custeio de despesas de viagem a Rio Branco-AC, a fim de participar de assembléias de unificação do Sindjef/AC. Contudo, até a presente data, ou seja, seis meses depois, não foi apresentada a devida prestação de contas. Assim, este Conselho recomenda que, no âmbito da diretoria, sejam adotadas as medidas estatutárias cabíveis”.

Considerando os fatos acima relatados, o Conselho Fiscal da FENAJUFE propõe à diretoria dessa entidade nacional a abertura de procedimento disciplinar visando a apuração dos fatos e da responsabilidade do dirigente Gérner Matos

Com relação à questão supra, a XVI Plenária Nacional da Fenajufe, realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 2 a 5 de junho de 2011 condicionou o saneamento desta questão após análise do resultado da sindicância recomendada pelo Conselho Fiscal e acolhida pela referida Plenária nos termos da Ata deste Conselho.

Conforme proposição efetuada pelo Conselho Fiscal à diretoria desta entidade no que concerne à criação da comissão de sindicância visando esclarecer os aspectos acima citados da conduta do diretor em questão, recomenda-se as seguintes medidas:

1, Incumbir à assessoria jurídica da federação de iniciar os processos de investigação dos fatos atribuídos ao dirigente Géner Matos dentro de um prazo de sessenta dias a contar desta data.

2, Consultar a assessoria da federação sobre os caminhos legais para a condução do processo de investigação, inclusive sobre a participação de um membro do Conselho Fiscal na referida comissão.

3, A referida comissão de sindicância deve ser composta por cinco membros: um membro da diretoria representando cada uma das chapas que concorreram às eleições no último congresso da categoria e mais um membro do Conselho Fiscal, este, após parecer da assessoria jurídica. Neste caso, em sendo favorável a participação do representante do Conselho Fiscal na referida comissão pelo parecer da assessoria jurídica, fica de logo escolhido por votação interna deste Conselho o nome do conselheiro Paulo Rios.

O Conselho Fiscal procedeu a votação entre os membros para decidir sua participação na referida comissão, cinco membros votaram a favor da inclusão de um representante do Conselho Fiscal na comissão se o parecer do assessor jurídico da federação for favorável. O integrante do Conselho Fiscal Wilson Barbosa Lopes votou contra justificando que a inclusão de um representante do Conselho Fiscal extrapola os termos do artigo 29, do Estatuto que dispõe sobre as atribuições do Conselho Fiscal.”

 

PROPOSIÇÕES

Ao cumprir sua tarefa institucional, este Conselho vem por bem lembrar que as decisões gerenciais que impliquem em despesas sejam orientadas pelos critérios de razoabilidade, relação custo-benefício, valor de utilidade e praticidade.

 

4º Encontro Nacional dos Conselheiros Fiscais

Justifica-se e reitera-se a realização do 4º Encontro Nacional dos Conselheiros Fiscais, cuja realização fica transferida para o segundo semestre de 2012, em decorrência da luta heróica pela conquista do PCS4, que não permitiu sua realização no período previsto anteriormente.

 

Teleconferência

Tendo em vista as despesas elevadíssimas com aquisição de passagens aéreas para locomoção de diretores, a fim de participar de reuniões da diretoria, constatadas ao longo de todo o período de atuação deste conselho, recomenda-se o estudo de oportunidade de implantação de um “sistema de teleconferência”,  que poderá resultar em significativa redução dos custos operacionais da federação. Obviamente, esta proposição não elimina e muito menos tem o intuito de negar a necessária e a importância da presença dos diretores em determinadas reuniões, a juízo do colegiado e da importância da pauta a ser debatida pelos dirigentes.

 

Cooperativa de crédito

Considerando que já existe uma conta corrente aberta em nome da federação na Credijustra, reforçamos a necessidade de os diretores conhecerem melhor o funcionamento desse sistema bancário, por meio informações que podem ser obtidas no Sebrae ou no Banco Central. Neste sentido, este Conselho se coloca à disposição para contribuir com informações sobre esse sistema cooperativo e suas características.

 

Manual de Procedimentos Administrativos

Elaborar uma proposta de Normas e Procedimentos Administrativos. Para tanto, propõe-se a contratação de um especialista, que deverá executar a tarefa, sob coordenação do Conselho Fiscal, compartilhada com a administração da federação.

Reitera-se a proposta anteriormente formulada no sentido de se elaborar um planejamento orçamentário da federação, tendo em vista a realidade drástica avaliada  pelo Conselho Fiscal e previsão de seus futuros  desdobramentos.

 

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Os membros do Conselho Fiscal presentes nesta reunião decidiram por transferir a tarefa de atualização do Regimento Interno do CF para a próxima reunião, em virtude da ausência dos demais conselheiros.

 

Relatório do Conselho Fiscal

Os membros deste Conselho Fiscal solicitam a inclusão deste relatório  na pauta da próxima reunião da diretoria.

 

Próxima reunião do Conselho Fiscal

No período de 20 a 22 de abril, na sede da federação.

Registra-se que a Federação apresentou as seguintes Certidões Negativas:

 1)  da Fazenda Nacional, relativa a débitos e tributos federais da União (Receita Federal e INSS);

 2)  da Secretaria da Receita do Governo do Distrito Federal.

3) da Caixa Econômica Federal.

                            

 

Brasília (DF), 12 de fevereiro de 2012.

 

 

PAULO ROBERTO RIOS RIBEIRO
SINTRAJUFE/MA – PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL



LOURIVAL   MATOS
SINDJUFE/BA

 

ETUR ZEHURI
SITRAEMG/MG

 

 

 

 
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