fbpx

Plenaria2023 BannerSite v1

Plenaria2023 BannerSite v1

Relatório do Conselho Fiscal XII Plenária 19.06.2005

    RELATÓRIO DO     CONSELHO FISCAL DA FENAJUFE
    PERÍODO     ABRIL/2004 A MAIO /2005  

   

    Na primeira reunião os     Conselheiros se   reuniram com os contadores responsáveis pela contabilidade     da Federação, os quais relataram os procedimentos contábeis adotados para     contabilização da documentação da Fenajufe  

   

     Nesta reunião, o     Conselho solicitou a Diretoria da Fenajufe que  atualizasse os dados das     entidades filiadas, relativos à arrecadação, numero de filiados, filiação a     CUT e percentual de descontos dos filiados. 

   

    Na segunda reunião o     Conselho Fiscal observou que     em um Encontro     realizado  no Ceará (agentes de segurança) compareceram três diretores,     sendo que apenas um como palestrante, representando a Fenajufe. O Conselho     orienta que nos próximos eventos a Fenajufe envie apenas um diretor a não     ser que a Entidade responsável pelos eventos arque com  as despesas dos     demais. 

   

    O Conselho tem     observado que a Fenajufe, ao reservar as passagens aéreas,   está adotando a     política de reservas com antecedência e comprando-as com menores tarifas. 

   

    Na terceira reunião os     Conselheiros opinaram pela contratação da empresa de auditoria Elite     Assessoria, Contabilidade e Auditoria Ltda, atendendo à determinação do IV     Congresso da Fenajufe, realizado em São Paulo, onde ficou deliberado que se     realizasse uma auditoria independente , uma vez por ano, para analisar a     contabilidade da Fenajufe e reuniu-se com seu representante, auditor Kleuber     Cavalcanti Lima que detalhou os procedimentos a serem adotados para     verificação das contas. 

   

    Nesta ocasião o     Conselho Fiscal reiterou o seguinte: 

   

    1-     A     solicitação dos comprovantes de embarque devem estar anexos aos documentos     de despesas de viagens, e o relatório do motivo da mesma.

   

    2-     O     questionamento à Assessoria Jurídica sobre a solução do assunto pertinente     ao PSSS de diretores licenciados (liberados) em gestões anteriores.

   

    3-     Que os     ressarcimentos de despesas sejam efetuados no mesmo mês de suas ocorrências. 

   

    O Conselho parabenizou     a Direção da  Fenajufe pelo grau de consciência e profissionalismo ao     desenvolver seu trabalho, mantendo o numero suficientes de três diretores     liberados de suas funções, com seus vencimentos suportados pela Federação.     Frisando ser um numero ideal  para gerir a Federação respeitando o custo e     demonstrando o zelo para com o patrimônio e as finanças de nossa Federação,     tendo em vista que nessa Diretoria têm três aposentados, os quais poderão     participar dos plantões, sem gastos de ressarcimento de seus salários. 

   

    A     Conclusão do auditor foi a seguinte: 

   

    A auditoria é um     processo de investigação sistemático e, independente dos objetivos que busca     alcançar, sempre estará apoiada no tripé planejamento, obtenção e análise de     evidências , preparação e divulgação de relatórios.

   

    Ressalte-se, mais uma     vez que a auditoria objetiva  fornecer uma avaliação independente quanto os     aspectos de economicidade, eficiência  e eficácia da gestão, visando     determinar se as demonstrações contábeis representam adequadamente, em todos     os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da entidade, o     resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio liquido ,  as     origens e aplicações de seus recursos, de acordo com os Princípios     Fundamentais de Contabilidade.

   

    Uma vez que os     contadores responsáveis pela empresa atenderam nossas solicitações  e     procederam todas as correções cabíveis, consideramos que os registros     contábeis estão em conformidade com os Princípios Fundamentais de     Contabilidade Geral Aceitos.

   

    Ressaltamos mais uma     vez que todos os itens de correções foram enviados à Vector Contadores     Associados S/C ltda, e foram devidamente reclassificados dentro do próprio     exercício social que foi objeto deste nosso trabalho.

   

    Após todas as     correções elencadas acima e outras apresentadas , consideramos o exercício     passivo de aprovação.  

   

        Sugestões  do Conselho Fiscal:

   

    1 – Que a Federação     realize Encontro Nacional dos Conselheiros Fiscais dos sindicatos filiados,     ministrando um curso de capacitação, com objetivo de melhor desempenharem     suas funções.

   

    2 -  Que  em quaisquer     eventos realizados ou promovidos pela FENAJUFE, mormente  PLENÁRIAS e      CONGRESSOS  onde houver o tema  PRESTAÇÃO DE CONTAS,  fica desde já      deliberado pela CONVOCAÇÃO  de todos os membros  TITULARES  DO CONSELHO     FISCAL DA FENAJUFE,  às expensas da FEDERAÇÃO.

        

   

                                              Serra-ES, 17 de junho de 2005 

     
                                                                     
         

          Lúcia Maria           Bernardes de Freitas
          Sitraemg-MG

         

          Devair de Souza           Lima
          Sindjus-DF

         

           

         

          Pedro Manoel dos           Santos Neto
           Sinjuspar-PR

         
   
   

 

Pin It

afju fja fndc