fbpx

Plenaria2023 BannerSite v1

Plenaria2023 BannerSite v1

Relatório do I encontro dos Conselheiros fiscais dos sindicatos filiados à Fenajufe

RELATÓRIO DO I ENCONTRO DOS CONSELHEIROS FISCAIS
    DOS SINDICATOS FILIADOS À FENAJUFE

   

    Data: 18/03/2006

   

    Local: Sede da Fenajufe –     Brasília/DF

   

    Presentes: Cláudio de Souza     Pereira, Devair de Souza Lima,  Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Ronaldo de     Assis – Fenajufe; Juarez Alencar – Sindjus/AL, Aluízio da Silva Santos –     Sindjuf/PA/AP, Fábio Antonio de Oliveira – Sinjuspar/PR, Ananias J. de     M.Junior – SIntrajufe/PI, Luci T. Correia – SIntrajusc/SC, Gledes Alves     Trotta- Sindiquinze/SP,  Luis Antonio A. Apel e Luisa Secco -Sintajufe/RS;     Joilton P.da Silva – Sindjusfe/BA; Hercules Pereira- Sitraemg/MG,     Coordenador de Finanças da Fenajufe, Cláudio Renato  Azevedo e o     Administrador Rodnei . 

   

    A presidente do Conselho Fiscal da Fenajufe cumprimentou e     agradeceu o comparecimento ao Encontro, e falou da falta de interesse dos     demais sindicatos que não estiveram presentes ao evento, observou-se no     geral por parte dos sindicatos e o desconhecimento da importância dos     conselheiros fiscais em suas entidades.

   

    Disse ainda que este Conselho Fiscal assim que assumiu sentiu     a necessidade de um curso específico para qualificar seus membros. Porém     chegaram à conclusão que este curso deveria ser para todos os conselheiros     fiscais dos sindicatos filiados à Fenajufe.

   

    Em seguida ocorreu a apresentação dos conselheiros fiscais     das entidades.

   

    O diretor financeiro da Fenajufe, Cláudio Azevedo     cumprimentou os presentes, e disse que esse encontro é o primeiro passo para     consolidação do Conselho Fiscal da Fenajufe, pois disse que anteriormente as     receitas eram tratadas secundariamente. Foi mencionada a necessidade de     maior relacionamento com as bases. Disse ainda, que a Federação conseguiu     equilibrar seu orçamento mesmo com a inadimplência de algumas entidades.

   

    Cada participante deu informes sobre sua entidade no que se     refere ao funcionamento do seu Conselho Fiscal.

   

    A auditora Carmem Zelaide Colombo falou sobre     as responsabilidades fiscais e legais dos conselheiros     fiscais.

   

    Disse que o CF é um órgão de assessoramento da Federação com     as atribuições de fiscalizar, analisar e emitir pareceres sobre o desempenho     da gestão e dos demonstrativos financeiros.

   

    Disse ainda, que opinar sobre as propostas da     Diretoria; denunciar erros, fraudes ou crimes; convocar     Assembléia Geral Ordinária (se a diretoria retardar por mais de um mês a     convocação sempre que houver motivo grave ou urgente); solicitar     auditoria externa e funcionar como interface entre os filiados e a     entidade são outras capitais funções do Conselho Fiscal.

   

    Na sua fala menciona a Lei 6.404/76, sobre a composição,     funcionamento, requisitos, impedimentos, competência, pareceres e     representações dos membros do CF, assim como os deveres e responsabilidades.

   

    Concluiu apresentando as seguintes Orientações Gerais:

   

    A. Caso a entidade não tenha auditoria independente, na forma     de revisão trimestral:

   

    · solicitar mensalmente ou no máximo trimestralmente os     balancetes contábeis da entidade, devidamente assinados pelo contador e pelo     diretor;

   

    · solicitar cópia dos extratos bancários e confrontar com os     saldos contábeis;

   

    · verificar se existem obrigações trabalhistas,     previdenciárias e/ou fiscais, pendentes de pagamento a mais de um mês;

   

    · solicitar relação das aquisições de imobilizado, ocorridas     no trimestre;

   

    · solicitar os orçamentos dos processos de compras de maior     relevância;

   

    · solicitar que seja apresentado um demonstrativo comparativo     do balancete, verificando assim se alguma despesa apresentar elevação     relevante. Caso haja, solicitar justificativa.

   

    B. Caso a entidade tenha auditoria independente, com revisão     trimestral:

   

    · solicitar o relatório emitido pelos auditores     independentes, já com o posicionamento da área contábil sobre os     apontamentos constantes no relatório.

   

    Em seguida, o palestrante, Kleuber Cavalcante, da Elite     Assessoria Contábil, deu ênfase no tema: “A     Importância da Auditoria Independente”.

   

    Pautou os seguintes tópicos: o papel da AI-Auditores     Independentes; o trabalho do auditor (calcado na norma NBC T 11); princípios     básicos do auditor conforme código de ética; surgimento da AI; a importância     social e responsabilidade da AI; os tipos de pareceres e suas respectivas     repercussões.

   

    Concluiu dizendo que a questão social da auditoria     independente está bastante fluente, contribuindo para a tomada de decisão     para melhorar o desempenho financeiro e econômico das instituições.

   

    Ao encerrar a conselheira Lucia falou sobre a relação entre o     Conselho Fiscal e a Diretoria. Mencionou também os requisitos necessários     aos membros do Conselho, assim elencados: 1. Ponderação e Equilíbrio, 2.     Discrição, 3. Minuciosidade, 4. Prudência, 5. Sacrifício.

   

    Devem evitar os falsos alarmes e fofocas sobre as contas     fiscalizadas e prudência, evitando que se formulem acusações infundadas, sem     a devida comprovação.

   

    Solicitou que todos lessem os materiais que se encontram nas     pastas dos participantes, a saber:

   

    1. A     Importância da Auditoria Independente

   

    2. Responsabilidades Fiscais e     suas Competências e Importância

   

    3. Regulamento Interno do Conselho Fiscal da Fenajufe.

   

    Foi franqueada a palavra aos participantes com as seguintes     notas:

   

    · “A importância do CF em acompanhar contratos de compra e     venda de imóveis; a construção de um mandato forte requer um conselho     interdependente (diretoria e CF)” – Sindjufe/RS;

   

    · “Entidade criou um fundo de reservas para greve, com 1% da     arrecadação” – Sindquinze/SP

   

    · “Iniciativa pioneira, Fenajufe está de parabéns” – Sindjus     PA/AP

   

    · “O CF deve incentivar a Diretoria na busca de novas     filiações” – Sisejufe/RJ

   

      

   

    Deliberações:

   

         
  •      

          Realização do  2° Encontro dos Conselheiros Fiscais dos Sindicatos       Filiados à Fenajufe, em outubro de 2006 e

  •      
  •      

    Criação       de grupo de discussão virtual com os conselheiros das entidades.

  •    

   

     

Pin It

afju fja fndc