fbpx

Formação dos servidores é prioritário

Por  Amauri Pinheiro*

Uma escola com mais de 15 anos de existência, cuja administração é composta por 19 pessoas, e de 2016 a 2019 ofereceu e coordenou cursos aos 3.900 servidores ativos do TRT RJ emitindo, nestes 4 anos, 11.255 certificados de aproveitamento, é, sem dúvida, uma escola exemplar. Em 2016, formou 2.634. Em 2017, formou 3.380. Em 2018, formou 2.8l2. Em 2019 formou 2.429 alunos (confira ao final deste artigo lista dos cursos realizados).

Estes 19 servidores ainda coordenam o programa de estágio de nível médio e superior, incluindo seleção e acompanhamento; lançam e controlam o Adicional de Qualificação de todos os servidores; e ainda são responsáveis pela checagem de horas de capacitação mínimas para a promoção funcional, além de dar suporte à Secretaria Geral de Pessoal em diversos procedimentos.

Aqueles que não são servidores do TRT RJ devem se apressar e conhece-la para poder comparar com o que lhes é oferecido pelo TRT e seu estado e decidir se deve pleitear igual ou similar, engrossando a campanha para que o movimento sindical o reivindique em cada um dos 23 TRTs e, através da FENAJUFE, proponha ao STF, CNJ, TST ou CSJT (ao que for de direito) a criação de escolas especializadas na formação dos servidores, desvinculadas da Escola Judicial.

A escola do Rio de Janeiro (ESACS) está para ser absorvida pela Escola Judicial, ou seja, ela poderá não mais existir, dificultando a possibilidade de seu exemplo ser expandido para os outros 23 TRTs. (maiores detalhes em: https://www.fenajufe.org.br/noticias/agencia-de-noticias/artigos/7470-pela-formacao-especializada-dos-servidores-do-poder-judiciario ).

É um momento difícil, mas não podemos deixar que problemas maiores (PECs 32, 186, 188 ...) ofusquem e viabilizem este “passar a boiada”.

Escola de Administração e  Capacitação de Servidores (ESACS)

Fonte: https://www.trt1.jus.br/documents/21078/16103165/09+-+Relat%C3%B3rio+de+Atividades+2018/accd833e-4d5d-43b5-320d-8be415535dc5?version=1.1

A Escola de Administração e Capacitação de Servidores (ESACS) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/ RJ) tem o papel precípuo de elaborar  e implementar o projeto de educação  continuada alinhado às estratégias do Tribunal, visando à capacitação dos  servidores. Para tal, é utilizada, sempre que possível, a instrutoria interna nas ações pedagógicas realizadas, presenciais e à distância, além de serem efetuadas contratações de inscrições em cursos abertos / fechados / in company.

Entre suas atribuições, podemos destacar a promoção de treinamentos e o desenvolvimento dos servidores deste Tribunal, de forma contínua, em prol  da melhoria da qualidade da prestação jurisdicional. Além disso, a Escola é um  instrumento de mudança de conceitos,  hábitos e atitudes, para a consolidação de uma consciência ética e profissional dos servidores, com o objetivo de valorizá-los, capacitando-os para exercerem suas funções de forma efetiva.

A ESACS também faz a gestão orçamentária do programa de capacitação de servidores (cursos externos, diárias, passagens aéreas, gratificação por atividade de instrutoria e ressarcimento de despesas com transportes), bem como coordena os programas de estágio para estudantes de nível médio e superior, objetivando a promoção da cidadania e a melhor integração ao mercado de trabalho.

Processa, também, os requerimentos de adicional de qualificação, por meio da análise das ações de capacitação apresentadas pelos servidores, além de acompanhar a promoção funcional dos servidores. É ainda a ESACS que aplica as avaliações de reação e de aplicação dos cursos realizados, na busca da excelência     de seus serviços.

As avaliações de reação cumprem o papel de reunir as opiniões dos alunos sobre vários aspectos que cercam a execução do curso. Elas foram desenvolvidas no ambiente Moodle no ano de 2017, sendo realizadas desde então com sucesso.

Já as avaliações de aplicação ocorrem alguns meses após o término do curso, para apurar a aplicabilidade específica dos conhecimentos adquiridos no cotidiano laboral do aluno. Os formulários dos cursos de 2018 foram enviados via plataforma Moodle, com customização desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), em cooperação com a ESACS.

Principais realizações

Capacitação de servidores – Ações e Resultados

No decorrer de 2018, foram efetuadas 166 ações de treinamento nas mais diversas  áreas, com mais de 4.500 vagas ofertadas nas ações pedagógicas promovidas.

Os eventos foram realizados com instrutoria interna e externa (contratada). No que se refere aos instrutores e tutores internos, a ESACS realiza anualmente processo seletivo interno que, em 2017 e 2018, angariou 23 novos integrantes para o seu corpo docente. Observe-se  ainda que, para os cursos contratados, são realizadas pesquisas prévias que poderão  resultar ou não em contratações. Em 2017, foram realizadas 40 pesquisas de ações pedagógicas, das quais 32 resultaram em contratações de cursos. Em 2018, foram realizadas 57 pesquisas pela Escola, revertidas na contratação de 32 cursos.

As diversas atividades pedagógicas realizadas no período foram previstas no Plano Anual de Capacitação – PAC/2018, para os servidores das áreas administrativa e judiciária.

Ocorreram treinamentos inéditos, com foco no suprimento das lacunas nas competências gerenciais ou laborais. Para o Projeto Estratégico Gestão de Pessoas por Competência, criou-se o treinamento “Aprimorando a Competência e o Relacionamento Interpessoal” com formato inovador, em EaD (ensino a distância);    foram realizados também os de “Gestão de Reuniões”, “Liderança Construtiva” e “O Que Devemos Saber Sobre Feedback?”, presenciais.

Para suprir as demandas da Responsabilidade Socioambiental e melhoria da qualidade de vida dos servidores, foram implementadas as seguintes ações de treinamento: “Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental”, “Oficina   de   Combate ao Estresse no Ambiente de Trabalho”, “Interações Socioprofissionais e Relações  Hierárquicas”, “Aspectos Fundamentais do Atendimento e Convivência com Pessoas com Deficiência”, todas motivadoras e de grande interesse por parte dos servidores.  A capacitação “Prática de Ergonomia e Postura Corporal” também foi reformulada e seu conteúdo atualizado.

Atendendo à solicitação da Corregedoria deste Regional, foram promovidas diversas turmas do treinamento “Ferramentas de Execução Trabalhista”, em formato repaginado.

Em Processo Judicial Eletrônico (PJe), foram ministrados pela primeira vez, em 2018, os cursos “PJe KZ 1º Grau” e  “PJe KZ 2º Grau” (para gabinetes), além dos também inéditos “Direito Processual  Eletrônico” (conforme a normatização do Tribunal Superior do Trabalho), “Produção de Textos”, “PJe Básico para Servidores Egressos da Área Administrativa”, “Workshop Tópicos Avançados de Direito Processual do Trabalho – Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017”, e a “Oficina Planilha de Custos, Pedidos de Acréscimo e Supressão”.

No que tange à educação à distância, tivemos um ano profícuo, com 30 ações educativas nessa metodologia, perfazendo um total de 1.500 vagas oferecidas. Tais ações foram realizadas na   plataforma de aprendizagem virtual Moodle versão 3.1.4. Por meio da EaD foram oferecidas as capacitações inéditas: “Precatório e Requisição de Pequeno Valor”, “Licitações e Contratos Administrativos (Tópicos Especiais)”, “Licitações e Contratos Administrativos (Questões Polêmicas)”, “Gestão do Tempo” (gerencial), “Editor de Texto   LibreOffice   Writer”,   “Ética das Profissões Jurídicas”, “Os Direitos Humanos e a Sociedade Ocidental”,  “PJe-Calc” e “Planilha LibreOffice Calc – Básico”.

Ademais, a ESACS promoveu a participação de novos servidores em seu Programa de Ambientação Funcional, bem como a Reciclagem Anual dos Agentes de Segurança.

Projetos estratégicos (PEs)

PE 03 - Atualização de Líderes - previsto no Planejamento Estratégico do TRT/RJ no sexênio 2015/2020, dirigido a todos os 146 diretores de Varas do Trabalho, priorizando o 1º grau de jurisdição. Em 2016 foi realizado um treinamento de 32 horas, direcionado aos diretores de Secretaria das Varas do Trabalho, que atingiu a meta pretendida, tendo a avaliação do treinamento sido acima da expectativa. O Comitê de Gestão Estratégica solicitou a ampliação do Programa de Atualização de Líderes para a área administrativa e para  as demais unidades da área Judiciária mas, por diversas razões, a continuidade do programa foi adiada pela Administração deste TRT e o projeto encontra-se suspenso.

PE 05 – Gestão de Pessoas por Competências, com Foco  nas  Funções de Natureza Gerencial – é um projeto da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), com coparticipação da ESACS no que tange à capacitação dos que foram avaliados por seus subordinados e superiores no sistema de Gestão de Pessoas. De acordo com os resultados, a ESACS ofereceu cursos para  suprir as lacunas apontadas. O projeto foi encerrado em dezembro de 2018.

PE 14 - Ampliação do Ensino a Distância - O projeto objetivava propiciar que mais servidores fossem capacitados nas competências necessárias ao bom desempenho de suas atividades, com maior economia e eficiência tanto para o servidor quanto para o Tribunal. Seus resultados em 2018 foram registrados no relatório de encerramento, que aconteceu também em dezembro de 2018.

Gestão por competências

Como corresponsável pelo planejamento, pelo desenvolvimento e pela promoção das ações necessárias à implantação, consolidação e manutenção da Política de Gestão de Pessoas, a ESACS participou da implantação do Projeto de Gestão por Competências juntamente com a SGP.

Como resultado do trabalho desenvolvido, foram entregues à SGP, no decorrer de 2018, as matrizes de competências da Secretaria de Administração de Ativos Móveis (SAM), da Secretaria de Administração de Contratos (SCO), da Secretaria de Obras e Projetos (SOP) e da Secretaria de Manutenção e Infraestrutura Predial (SMI).

Programa de estágio

O programa de estágio do TRT/RJ oferta vagas para estágios de níveis médio e superior.

- Área judiciária: Os estagiários de nível médio cumprem o programa nas Varas do Trabalho.

Os estagiários de nível superior – Direito - cumprem o programa nas Varas do Trabalho e, desde outubro/2017, nos Gabinetes.

Area Administrativa: As unidades da área administrativa disponibilizam vagas de estário de nível superior para diversos cursos

Adicional de qualificação

Em 2018, a ESACS registrou 3.013 certificados e diplomas, decorrentes de ações de capacitação, graduação e pós- graduação, com os devidos requerimentos para a percepção do adicional de qualificação.

Com o Ato nº 66/2017, foi implantado o requerimento eletrônico do adicional de qualificação   (AQ   Virtual).   Essa nova ferramenta veio ao encontro da necessidade de criar melhores condições de gerenciamento e execução das atividades inerentes ao adicional de qualificação.

A partir do advento do AQ Virtual, os cursos de capacitação e/ou formação acadêmica passaram a ser cadastrados pelos servidores por meio do sistema Ergon Online. Tal medida, além de conferir maior agilidade aos procedimentos, significou um avanço do TRT/RJ na área da responsabilidade socioambiental, tendo em vista que não há mais necessidade da utilização de cópias físicas (papel).

ESACS 2018  - CURSOS PRESENCIAIS

  1. 13º Congresso Brasileiro de Pregoeiro - 2018
  2. 2º Congresso de Governança 2018
  3. 5º Contratos Week - 2018
  4. A Arte de Falar em Público - T1/2018
  5. Amostragem Aplicada ao Controle - T1/2018
  6. Aspectos Fundamentais da Convivência e do Atendimento a Pessoas com Deficiência - T1/2018
  7. Assessor de Desembargador - Básico - T1/2018
  8. Assessoria Jurídica nas Licitações e Contratos - T1/2018
  9. Assistente de Diretor de Vara do Trabalho - Módulo I - T1/2018
  10. Auditoria da Folha de Pagamento - T1/2018
  11. Cálculos Trabalhistas para Liquidação de Sentenças - Mod I - T1/2018
  12. Cálculos Trabalhistas para Liquidação de Sentenças - T2/2018
  13. Certified Secure Software Lifecycle - CSSLP- T1/2017
  14. Como Projetar e Construir Edifícios Eficientes e Sustentáveis - T1/2018
  15. Conferência Agile - T1/2018
  16. Corel Draw X6 - T1/2018
  17. Diabetes - Rompendo Mitos - T1/2018
  18. Direito Material do Trabalho - T1/2018
  19. Direito Material: Reforma Trabalhista - Lei 13.467/2017 - T2/2018
  20. Direito Material: Reforma Trabalhista -Lei 13.467/2017 - T1/2018
  21. Direito Processual Eletrônico - T1/2018
  22. Educação Financeira - T1/2018
  23. Educação Financeira - T2/2018
  24. Elaboração de Planilha de Custos e Formação de Preços - IN 05/2017
  25. Elaboração de Relatórios e Pareceres - T1/2018
  26. Ferramentas de Execução Trabalhista - T1/2018
  27. Ferramentas de Execução Trabalhista - T2/2018
  28. Ferramentas de Execução Trabalhista - T3/2018
  29. Ferramentas de Execução Trabalhista – T4/2018
  30. Ferramentas de Execução Trabalhista – T5/2018
  31. Ferramentas de Execução Trabalhista – T6/2018
  32. Ferramentas de Execução Trabalhista – T7/2018
  33. Formação Básica para a Prática de Elaboração de Votos- Exercícios -T1/2018
  34. Formação de Multiplicadores de Ensino - T1/2018
  35. Formação e Habilitação para Porte de Arma Institucional - T1/2018
  36. Formação e Habilitação para Porte de Arma Institucional - T2/2018
  37. Formação Inicial - Técnicos e Analistas Judiciários - T1/2018
  38. Formação Inicial - Técnicos e Analistas Judiciários - T2/2018
  39. Formação Inicial- Agentes de Segurança-T1/2018
  40. Fundamento do Tratamento de Incidentes - T1/2018
  41. Gerenciamento de Obras Civis - T1/2018
  42. Gestão da Comunicação - T1/2018
  43. Gestão de Conflitos Internos nas Organizações - Mediação - T1/2018
  44. Gestão de Reuniões - T1/2018
  45. GESTÃO DE RISCOS E AVALIAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS NA ADM.PÚB.
  46. Gestão do Patrimônio Imobiliário na Administração Pública - T1/2018
  47. Instrução e Aplicação de Penalidades - T1/2018
  48. Instrução e Aplicação de Penalidades - T2/2018
  49. Interações Socioprofissionais e Relações Hierárquicas:Assédio Moral e Constrangimento no Ambiente de Trabalho - T1/2018
  50. Liderança Construtiva - T1/2018
  51. Linguagem R de Programação e Pacote Shiny para Criação - T1/2018
  52. Liquidação de Sentença para não contadores - T1/2018
  53. Liquidação de Sentenças em Cálculos Trabalhistas - Módulo I - T1/2018
  54. Mandado de Segurança e Ação Rescisória (Teoria e Prática) - T1/2018
  55. O que devemos saber sobre Feedback? - T1/2018
  56. Oficina "Os Impactos da IN nº 05/2017 e do Ato TRT/RJ nº 171/2018 na Gestão e Fiscalização de Contratos - T1/2018"
  57. Oficina "Os Impactos da IN nº 05/2017 e do Ato TRT/RJ nº 171/2018 na Gestão e Fiscalização de Contratos - T2/2018"
  58. OFICINA "PLANILHA DE CUSTOS E ALTERAÇÃO CONTRATUAL - T1/2018"
  59. OFICINA "PLANILHA DE CUSTOS E ALTERAÇÃO CONTRATUAL - T2/2018"
  60. Oficina de Combate ao Estresse no Ambiente de Trabalho - T1 - 2018
  61. Oficina Reforma Trabalhista e a Terceirização na Administração Pública - T1/2018
  62. Oficina Reforma Trabalhista e a Terceirização na Administração Pública - T2/2018
  63. Palestra Funpresp - T1/2018
  64. Palestra Funpresp- T2/2018
  65. Palestra: Desafios de Ser Cuidador
  66. Pentaho Business Intelligence Open Source - T1/2018
  67. Perícia Oficial Adm. e Saúde no Serviço Público - 2018
  68. PJe 1º GRAU - com Editor de Textos - T1/2018
  69. PJe 1º Grau Básico com KZ e Editor de Textos - T1/2018
  70. PJE CALC - T1/2018
  71. PJE CALC - T2/2018
  72. PJe Calc - T3/2018
  73. PJe Calc - T4/2018
  74. PJe Calc - Teoria e Prática - T1/2018
  75. PJe CALC - Teoria e Prática - T2/2018
  76. PJe Calc Avançado - T1/2018
  77. PJe Calc Avançado - T2/2018
  78. PJE Introdutório - T1/2018
  79. PJE Introdutório - T2/2018
  80. PJe KZ 1º GRAU - T1/2018
  81. PJE KZ 1º GRAU - T10/2018
  82. PJE KZ 1º GRAU - T2/2018
  83. PJE KZ 1º Grau - T3/2018
  84. PJE KZ 1º GRAU - T4/2018
  85. PJE KZ 1º GRAU - T5/2018
  86. PJE KZ 1º GRAU - T6/2018
  87. PJE KZ 1º GRAU - T7/2018
  88. PJE KZ 1º GRAU - T8/2018
  89. PJE KZ 1º GRAU - T9/2018
  90. Pje KZ 1º Grau para Iniciantes - T1/2018
  91. PJe KZ 1º Grau para Iniciantes - T2/2018
  92. PJe KZ 1º Grau para Iniciantes - T3/2018
  93. PJe KZ 2º Grau - T1/2018
  94. PJe KZ 2º GRAU - T2/2018
  95. PJe KZ 2º GRAU - T3/2018
  96. PJE KZ 2º Grau - T4/2018
  97. PJE KZ 2º GRAU - T5/2018
  98. PJe KZ 2º Grau Colegiado - T1/2018
  99. Planilha Eletrônica Excel Básico - T1/2018
  100. Prática de Ergonomia e Postura Corporal - Curso Completo" - T2/2018
  101. Prática de Ergonomia e Postura Corporal- Curso Completo-T1/2018
  102. Preenchimento de Estudos Técnicos Preliminares - T1/2018
  103. Preenchimento de Estudos Técnicos Preliminares - T2/2018
  104. Primeiros Socorros Básicos -T1/2018
  105. Produção de Textos - T1/2018
  106. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 1/2018
  107. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 2/2018
  108. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 3/2018
  109. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 4/2018
  110. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 5/2018
  111. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - Turma 6/2018
  112. TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO - OBRAS E SERVIÇOS DE ENG.
  113. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T1/2018
  114. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T2/2018
  115. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T3/2018
  116. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T4/2018
  117. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T5/2018
  118. Treinamento Prevenção e Combate a Incêndio - T1/2018
  119. Treinamento Prevenção e Combate a Incêndio - T2/2018
  120. Workshop para Docentes da Esacs - T1/2018
  121. Workshop Tópicos Avançados de Direito Processual do Trabalho - Reforma Trabalhista - Lei Nº 13.467/2017 - T1/2018
  122. XIV Conbrascom - 2018
  123. XV Semana de Administração Orçamentária - T1/2018
  124. XXIII Congresso Latino Americano de Auditoria Interna-T1/2018
  125. XXIII Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo-T1/2018

ESACS 2018 - CURSOS À DISTÂNCIA

  1. A Inserção Laboral de Pessoas Adoecidas e com Deficiência - T1/2018
  2. A Prova no Processo Trabalhista - T1/2018
  3. Aprimorando a Competência 'Relacionamento Interpessoal' - T1/2018
  4. Atendimento ao Cidadão: desafios e estratégias para o TRT-RJ - T1/2018
  5. Básico de Licitações e Contratos Administrativos - T1/2018
  6. Comunicação Eficaz em Redes Sociais - T1/2018
  7. Contratos em Espécie - T1/2018
  8. Editor de Textos LibreOffice Writer - T1/2018
  9. Ética das Profissões Jurídicas - T1/2018
  10. Excel 2010 e LibreOffice(Calc) - Básico - T1/2018
  11. Gerenciamento de Acervos - T1/2018
  12. Gestão do Tempo - T1/2018
  13. Homens e Mulheres nas Relações de Trabalho - T1/2018
  14. Licitações e Contratos Administrativos - Intermediário - T1/2018
  15. Licitações e Contratos Administrativos - Questões Polêmicas - T1/2018
  16. Licitações e Contratos Administrativos - Tópicos Especiais - T1/2018
  17. Liderança e Motivação no Serviço Público - T1/2018
  18. Os Direitos Humanos e a Sociedade Ocidental - T1/2018
  19. PJe-Calc - T1/2018
  20. Planilha LibreOffice Calc - Básico - T1/2018
  21. Power Point 2010 - Completo - T1/2018
  22. Prático de Execução Trabalhista - T1/2018
  23. Precatório e Requisição de Pequeno Valor - T1/2018
  24. Recursos e Outros Meios Impugnativos em Fase de Execução Trabalhista - T1/2018
  25. Redação - T3/2018
  26. Redação-T1/2018
  27. Redação-T2/2018
  28. Saúde e Segurança do Trabalho - T1/2018
  29. Secretário de Audiências c/AUD3 - T1/2018
  30. Sentença Líquida e Embargos à Execução - T1/2018
  31. Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental - T1/2018
  32. Temas de Direito Constitucional do Trabalho - T1/2018
  33. Temas de Direito Material do Trabalho - T1/2018
  34. Teoria das Nulidades no Processo do Trabalho - T1/2018
  35. Trabalho e Qualidade de Vida - T1/2018
  36. Tutoria em EaD - Turma 7

ESACS 2019 - CURSOS PRESENCIAIS

  1. 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros – 2019
  2. A Arte de falar em público: comunicação assertiva e oratória
  3. Acessibilidade Aplicada
  4. Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência
  5. ADOBE INDESIGN
  6. Agile Testing
  7. ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADM.
  8. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Instrutores
  9. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Oficiais de Justiças Avaliadores – Turma 1
  10. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Oficiais de Justiças Avaliadores – Turma 2
  11. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Oficiais de Justiças Distribuidores – Turma 1
  12. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Oficiais de Justiças Distribuidores – Turma 2
  13. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Secretários de Audiência – Turma 1
  14. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Secretários de Audiência – Turma 2
  15. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Secretários de Audiência – Turma 3
  16. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Secretários de Audiência – Turma 4
  17. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 1
  18. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 2
  19. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 3
  20. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 4
  21. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 5
  22. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 6
  23. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 7
  24. Atualização PJE 1º Grau – Versão 2.4.0 – Varas do Trabalho e Postos Avançados – Turma 8
  25. ATUALIZAÇÃO PJE 1º GRAU KZ –VERSÃO 2.4.2 - VARAS E POSTOS AVANÇADOS
  26. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Análise de Recursos - SJR
  27. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Gabinetes - Turma 1
  28. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Gabinetes - Turma 3
  29. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Gabinetes - Turma 5
  30. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Gabinetes - Turma 6
  31. Atualização PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Gabinetes - Turma 7
  32. Avaliação Patrimonial
  33. Cálculos Trabalhistas para Liquidação de Sentenças - Mod I - T1/2019
  34. CONFORMIDADE REGISTRO GESTÃO
  35. congresso de governança
  36. Contratos WEEK
  37. Direito Material - Reforma Trabalhista- Mod. II – T1
  38. Direito Material: Reforma Trabalhista
  39. Educação Financeira
  40. Educação Financeira - T1/2019
  41. ELABORAÇÃO DAS PLANILHAS DE CUSTOS
  42. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES
  43. Estatística Aplicada à Pesquisa e Criação de Questionários no GOOGLE FORMS
  44. Ferramentas de Execução Trabalhista
  45. Ferramentas de Execução Trabalhista – Turma 4
  46. FERRAMENTAS DE EXECUÇÃO TRABALHISTA – TURMA 5
  47. Ferramentas de Execução Trabalhista Turma 2
  48. Ferramentas de Execução Trabalhista Turma 3
  49. Formação Básica em Sugestão de Minuta de Voto - T1/2019
  50. FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO
  51. Formação e Habilitação para Manuseio e Porte de Arma de Fogo Institucional – Turma 1
  52. Formação e Habilitação para Manuseio e Porte de Arma de Fogo Institucional – Turma 2
  53. Formação e Habilitação para Manuseio e Porte de Arma de Fogo Institucional – Turma 3
  54. Gerenciamento de Riscos de TI
  55. GESTÃO CONTRATUAL DE OBRAS PÚBLICAS
  56. Gestão de Demandas
  57. Gestão de Projetos
  58. INFERÊNCIAS ESTATÍSTICAS AVALIAÇÕES IMÓVEIS
  59. Liderança Ética para um Ambiente Laboral Saudável
  60. Liquidação de Sentença com PjE Calc (Formação de Contadores) – T1
  61. Manejo da Cooperação e da Competição no Ambiente de Trabalho
  62. MS PROJECT
  63. Novas Regras Cerimonial
  64. O que devemos saber sobre Feedback? - T1/2019
  65. Oficina PJE e SAPWEB – Lançamento de Registro e Retificação de Pendências T1/2019
  66. Oracle Fusion Middleware 11g: Build Applications With Oracle Forms
  67. Palestra "Como Construir um Futuro Sustentável"
  68. Palestra “Consumo Consciente”
  69. PALESTRA GESTÃO DO TEMPO NA APOSENTADORIA
  70. PHOTOSHOP
  71. PJe 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1 - T3/2019
  72. PJe 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1 - T4/2019
  73. PJE 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1 – T5/2019
  74. PJe 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1 – T6/2019
  75. PJe 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1- T1/2019
  76. PJe 1º Grau KZ - com alterações 2.3.1- T2/2019
  77. PJe 1º Grau KZ - com Editor de Textos – Básicos
  78. PJE 2º Grau – Turmas e Especializadas– Turma 2
  79. PJE 2º Grau - Versão 2.4.0 - Turmas e Especializadas
  80. PJE CALC – Teoria e Prática
  81. PJe CALC - Versão 2.5- AVANÇADO
  82. PJE-CALC – Teoria e Prática
  83. Pje-Calc Avançado – Turma 2
  84. PRÁTICA DE MINUTA DE VOTOS – FORMAÇÃO BÁSICA – EXERCÍCIOS
  85. pregão week
  86. PROAD e SAF - Turma 1
  87. PROAD e SAF – Turma 2
  88. PROAD e SAF – Turma 3
  89. Processo do Trabalho Execução após as Alterações do CPC/2015 e a Reforma Trabalhista
  90. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T1
  91. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T2
  92. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T3
  93. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T4
  94. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T5
  95. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T6
  96. Programa de Reciclagem Anual de Agentes de Segurança - T7
  97. REDAÇÃO CORPORATIVA
  98. Retenções de Tributos
  99. REVIT
  100. Secretário de Audiências com Aud 3 - T1/2019
  101. Seminário Vícios em Obras e Serviços de Engenharia - 2019
  102. SIGEP 2019
  103. Sistemas de VOIP e Telefonia IP
  104. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista - T1/2019
  105. Tópicos de Direito Processual do Trabalho: Reforma Trabalhista – T2/2019
  106. Trabalho em Equipe
  107. Tutoria em EAD - turma 08
  108. Tutoria em EAD - turma 09
  109. Workshop para Docentes da Esacs 2019
  110. Workshop Qualidade na Comunicação- T1
  111. Workshop User Stories

ESACS 2019 - CURSOS A DISTANCIA

  1. A inserção laboral de pessoas adoecidas e com deficiências
  2. A Prova no Processo Trabalhista
  3. Aplicativos do LibreOffice (BASE, DRAW, IMPRESS, MATH)
  4. Aprimorando a Competência “LIDERANÇA”
  5. BÁSICO DE LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
  6. Cálculos Trabalhistas para Liquidação de Sentenças
  7. DIREITOS DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
  8. Editores de Texto Word e LibreOffice Writer - Completos
  9. Gestão de Processos
  10. Gestão de Reuniões
  11. Gestão do Tempo - Elaborando Cronogramas
  12. Interações Socioprofissionais e Relações Hierárquicas: Pensando o Assédio Moral-Sexual
  13. Introdução à Gestão Socioambiental
  14. Introdução aos Direitos Humanos na Sociedade Ocidental
  15. Licitações e Contratos Administrativos (Intermediário)
  16. Licitações e Contratos Administrativos (Tópicos Especiais e Questões Polêmicas)
  17. Pje 2ºGrau - Versão 2.4.0 (Pje KZ) - Tarefas Executadas no Gabinete
  18. Pje Calc
  19. Prático de Execução Trabalhista
  20. PRECATÓRIO E RPV - Turma 01
  21. Prescrição e Decadência no Âmbito Trabalhista
  22. PROAD Simplificado - Turma 01
  23. RECURSOS E OUTROS MEIOS IMPUGNATIVOS EM FASE DE EXECUÇÃO TRABALHISTA
  24. Rotinas de Gabinete C/PJE
  25. Saúde e Segurança do Trabalho
  26. SENTENÇA LÍQUIDA E EMBARGOS À EXECUÇÃO
  27. Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
  28. Teoria das Nulidades no Processo do Trabalho

*Luís Amauri Pinheiro de Souza é Servidor do TRT-RJ – diretor do SISEJUFE

 

Artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam, necessariamente, as ideias ou opiniões da Fenajufe.

Pin It

afju fja fndc