fbpx

Sintrajufe/RS participa da primeira reunião do Fórum de Servidores Federais no RS

No último dia 18/12/2013, o diretor Cristiano Moreira representou o Sintrajufe/RS na primeira reunião do Fórum de Servidores Federais no Rio Grande do Sul. Participaram também a Associação dos Professores e Funcionários Civis do Colégio Militar de Porto Alegre (Aprofcmpa-RS), sessão do Sinasafe, o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev), a Associação dos Servidores da Ufrgs (Assufrgs), o Sindicato dos Servidores Federais no RS (Sindiserf) e o Sindicato dos Servidores do Ministério da Fazenda no RS (Sindfaz). Foram iniciados os debates a respeito do calendário proposto pelo Fórum Nacional de Entidades Federais, que deliberou, para 22 de janeiro, o lançamento da campanha salarial nos estados.

As entidades presentes passaram informes sobre a mobilização nas diversas catgorias. A Condsef deliberou, em seu Congresso, indicativo de greve a partir de março. A deliberação da Assufrgs, em assembleia, é de greve para final de março ou início de abril, sendo que a Fasubra (federação dos sindicatos dos técnicos das universidades públicas), cujo Congresso estava ocorrendo durante a reunião do Fórum, aprovou, ontem, indicativo de greve para março, o que deverá ser confirmado em Plenária no mês de fevereiro.

Cristiano informou que o Judiciário Federal, em reunião ampliada da Fenajufe, decidiu que se somará ao calendário unificado dos federais. Essa deliberação será discutida em assembleia geral a ser convocada pelo Sintrajufe/RS em 2014. O diretor explicou que os eixos da luta dos servidores do Judiciário para o próximo período são reposição das perdas de 49%, data-base e plano de carreira, já em construção nos GTs Estadual e Nacional.

Durante a reunião, o Fórum aprovou a divulgação de uma nota pública de apoio à greve dos metroviários e outra nota pública de solidariedade à presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, que recebeu telefonemas com ameaças de morte. Em todas as falas, os presentes reafirmaram a convicção sobre a importância da unidade dos servidores federais para lutarem por valorização salarial e data-base em 2014, bem como para impedir a aprovação de projetos que atacam os trabalhadores, como a restrição do direito de greve.

A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 15 de janeiro. Nessa data, serão definidos os encaminhamentos sobre o lançamento da campanha salarial. Foi acordado que, até lá, as entidades presentes a essa primeira reunião farão contatos com as demais entidades representativas dos federais, a fim de que se somem e fortaleçam esse movimento.

Para o diretor Cristiano, esta primeira reunião “é bastante importante para retomar a unidade dos servidores federais. Em 2014, precisaremos construir uma forte mobilização para cobrar a dívida que Dilma tem com nossa categoria: 49% de perdas salariais em sete anos, data-base e plano de carreira. O governo busca de todas as formas impedir que haja mobilização em ano de eleição e Copa do Mundo e, também por isso, a unidade será tão importante".

Fonte: Sintrajufe/RS

 

Pin It

afju fja fndc