fbpx

Diretoria do Sisejufe convoca categoria para mobilização e luta pela aprovação do PLC 28

A direção do Sisejufe começou a semana com ações para mobilizar a categoria no Rio pela aprovação do PLC 28/2015, que já tem confirmado para esta quarta-feira (20/05) votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O projeto é o 3º item da pauta e o PLC 25/2015 (isonomia das chefias de cartório) é o 12º. Na segunda-feira (18/05) foram feitas assembleias setoriais nos Tribunais Regional do Trabalho (TRT) da Avenida Antônio Carlos, no Tribunal Regional Federal (TRF) da Rua do Acre, na Justiça Federal Almirante Barroso, e ainda no TRF da Dom Gerardo. Em todos dos locais, diretores do sindicato deram informes sobre as discussões e encaminhamentos aprovados a Reunião Ampliada da Fenajufe que ocorreu no último fim de semana.

Hoje (19/05) haverá assembleia setoriais no TRT da Lavradio, das 12h às 13h; na Venezuela, das 13h às 14h; no TRT Augusto Severo, 14h às 15h. Em Niterói ocorrerá reuniões setoriais para informes nas Varas do Trabalho (11h), Justiça Federal (13h) e Justiça Eleitoral (16h).

No dia 18, no TRT da Antônio Carlos, pelo menos 30 servidores participaram da assembleia setorial, conduzida pelo diretor do Sisejufe Willians Faustino. Foi deliberado pelos funcionários lotados no prédio que estiveram presentes à reunião que todos os presentes deverão se mobilizar e também participar ativamente da assembleia setorial marcara para esta terça-feira (18/05) na porta do prédio do tribunal na Rua do Lavradio. O objetivo é intensificar o engajamento dos servidores do TRT na luta pela aprovação do PLC 28.

“Os servidores do TRT precisam estar mais presentes na luta da categoria. Não adianta ficar esperando que os outros tribunais do Judiciário Federal façam o movimento e nós, do TRT, seguimos a reboque. Temos que ser personagens de destaque dessa história também”, conclamou o diretor do Sisejufe.

O servidor do TRT e ativista sindical Sérgio Feitosa destacou que os funcionários do TRT não podem somente conduzir a luta por meio na chamada “mobilização virtual”. É preciso que também participem comparecendo às atividades convocadas pelo sindicato e não se valendo apenas nas redes sociais.

“E-mail, torpedos e redes sociais são importantes para disseminarmos ideias e fazer convocações. Mas não podemos ficar escondidos por de trás dessas ferramentas da modernidade. Temos que participar com nossas presenças nas assembleias e atos para mostrar força e pressionarmos o governo nessa luta pelo PLC e outras questões que afetam nossa categoria”, afirmou o ativista sindical.

Também ficou acertado que um grupo, formado pelo diretor Willians Faustino, Sérgio Feitosa e outros servidores do TRT com disponibilidade de tempo, vai passar em outros setores do tribunal para intensificar a mobilização do funcionalismo do TRT.

 

TRF Rua do Acre

Já no TRF da Rua do Acre, a assembleia setorial foi conduzida pelo diretor Edson Mouta e o presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves. Edson explicou o retrospecto de luta pela aprovação do PLC 28 e chamou os servidores para a mobilização neste momento em que o projeto de reajuste salarial caminha para a costura de um acordo.

“Estamos construindo as etapas que têm que ser construídas. Fazemos acordo, não porque queremos ser legais com esse ou aquele grupo. Fazemos acordo porque não dá para ser de outra forma. Não temos força para impor. Nossa força é a mobilização”, disse o diretor.

O presidente do sindicato informou que o calendário nacional de mobilização da Fenajufe estipula como data limite para ingresso na greve nacional dos servidores do Judiciário Federal o dia 10 de junho. Mas ele acredita na possibilidade do acordo de reajuste salarial sair antes deste prazo. O diretor do Sisejufe Ronaldo Almeida das Virgens disse que é preciso ter paralisação e negociação, e que as duas estratégias precisam caminhar juntas.

Acacio Aguiar, servidor do TRF2, pediu aos colegas do tribunal que se engajem nas mobilizações pela aprovação do PLC 28/15: “Se não assumirmos o papel de atores principais, nosso aumento não sairá mais uma vez”, afirmou.

 

Almirante Barroso

Os diretores do Sindicato Ricardo de Azevedo Soares e Dulavim de Oliveira passaram os informes na assembleia setorial da Justiça Federal Almirante Barroso, juntamente com o diretor Edson Mouta. Os dirigentes sindicais convocaram os servidores presentes a participar do calendário nacional de mobilização e luta da Fenajufe.

“Participem dos atos, mobilizações e passeatas. Estamos confiantes. Brasília já começa uma greve essa semana, os outros sindicatos vão aderindo ao longo da semana até o 10 de junho, que é o prazo fatal para todos os sindicatos deliberarem. Até lá a gente acredita que já esteja aprovado na CCJ e possivelmente aprovado na CAE”, disse o diretor Edson Mouta. 

 

TRF da Dom Gerardo

A assembleia setorial do TRF da Dom Gerardo também foi conduzida pelo presidente Valter Nogueira Alves e o diretor Edson Mouta. “Não trabalhamos com outra perspectiva que não seja a de aprovar o PLC 28. Temos necessidade de manter a mobilização e levar a categoria para a rua para que esse objetivo seja alcançado”, disse Edson Mouta.

Lá, os servidores também receberam informes sobre o reenquadramento dos Auxiliares Operacionais de Serviços Diversos, que foi regulamentado na semana passada.

 

Max Leone e Tais Faccioli – Imprensa Sisejufe

Pin It

afju fja fndc