fbpx

RO: Servidores em greve fazem manifestação no Centro Político Administrativo

Por:Sindijufe RO/AC

Os servidores em greve do Poder Judiciário Federal em Rondônia fizeram manifestação nesta terça, 23 de junho, pela manhã, defronte ao Centro Político Administrativo em protesto pela – até o momento – não aprovação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Poder Judiciário da União, cuja apreciação vem sendo adiada pelo Senado Federal. A categoria está há 10 anos sem reajuste salarial e reivindica agora a reposição das perdas salariais ocorridas durante os últimos anos.  A greve deflagrada é por tempo indeterminado e abrange, dos 27, 25 Estados da Federação. Em Rondônia, o movimento grevista é comandado pelo Sindijufe RO/AC.

Juízes federais Herculano Nacif e Dimis Braga participaram da manifestação

Além do pronunciamento dos líderes do movimento grevistas durante a concentração no CPA, dois juízes federais, Herculano Martins Nacif, da 5ª vara,  e Dimis da Costa Braga, diretor do foro, discursaram e levaram a palavra de apoio à reivindicação do Poder Judiciário (o projeto de recomposição salarial dos servidores foi apresentado ao Legislativo Federal pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski) e de crítica à postura do Senado Federal, que já retirou a matéria de pauta seguidas vezes.  É a primeira vez que, em Rondônia, dois juízes federais fazem pronunciamento dentro de um movimento paredista deflagrado por servidores. Tem sido fundamental o apoio dos magistrados federais em Rondônia e em outras unidades federativas.

A clássica música do compositor Geraldo Vandré – Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” -, que embalou os movimentos sociais na década de 60 e 70 no Brasil, foi utilizada pelos servidores para estimular a participação da categoria e mostrar que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” – como diz a letra. A canção teve o acompanhamento do servidor Serpa, ao violão, e foi cantada pelos serventuários Milson e Thales Barreto, e entoada em coro por todos os grevistas do Judiciário Federal que ocupavam o Centro Político Administrativo do governo do Estado. Depois do protesto, os servidores se dirigiram ao auditório do Tribunal Regional Eleitoral, pressionando para que os juízes suspendessem a sessão. A reivindicação foi acolhida à unanimidade pela Corte Eleitoral, tendo o desembargador Péricles Moreira Chagas anunciado a suspensão dos trabalhos e dos prazos processuais. E assim a concentração terminou com uma significativa vitória do movimento reivindicatório dos servidores.

Pin It

afju fja fndc