fbpx

Sinjutra/PR com a palavra na sessão da 2ª Turma do TRT/PR

Na tarde desta terça-feira (23/06), os servidores da Justiça do Trabalho do Paraná,  representados pelo Sinjutra lotaram a sessão plenária da 2ª Turma do TRT/PR. 

O Desembargador Presidente da Turma, Cássio Colombo Filho, abriu a sessão, saudou a presença dos servidores, e manifestou-se dizendo que os Desembargadores que compõem a 2ª Turma são favoráveis ao movimento grevista dos servidores do judiciário federal, porque acham injusta a forma como o governo federal trata a questão salarial dos servidores.

O Desembargador Presidente mais de uma vez sublinhou a qualidade dos servidores do TRT da 9ª Região na prestação dos seus diversos afazeres e em especial nos gabinetes. 

O Desembargador Cássio Colombo Filho elogiou o procedimento ordeiro, correto e respeitoso com que os servidores desenvolvem o movimento grevista, levando em consideração também a preocupação com os jurisdicionados. 

Após, a Desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu ressaltou que antigamente era até mesmo perigoso que os cidadãos se manifestassem publicamente a respeito de certas questões, correndo o risco de serem considerados subversivos. Hoje o estado democrático brasileiro garante ao cidadão o pleno exercício de sua liberdade, o que se manifesta nesta oportunidade. 

A Desembargadora Marlene lembrou que a greve é um instrumento que se fortifica em razão do seu poder de adesão, e que neste momento os servidores se utilizam desse instrumento para demonstrar a sua indignação. Vendo como positiva a iniciativa dos servidores de se fazerem presentes na sessão declarou que “estar aqui faz a diferença”. 

A Juíza Convocada Dra. Odete Grasselli também externou sua preocupação e desejou uma solução favorável e rápida para a questão salarial dos servidores. 

O Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca disse que em razão do desprestígio e do descaso do governo federal com a questão salarial, sempre existe o perigo de servidores altamente qualificados acabarem migrando para outras instituições e empresas privadas em busca de melhores condições remuneratórias. 

O Desembargador Ricardo Tadeu mencionou que a greve já atinge os gabinetes de Desembargadores e que estes estão “ombro a ombro com os servidores”. Finalizou dizendo “estar na torcida pelos servidores do judiciário federal”.

Após as manifestações dos Desembargadores integrantes da 2ª Turma, o Desembargador Presidente concedeu a palavra ao Sinjutra.

 O coordenador do sindicato, Miguel Szollosi, ressaltou o momento histórico em que a entidade sindical e os servidores em greve puderam levar a sua mensagem diretamente para os Desembargadores em uma sessão oficial da Turma. 

Miguel fez um breve histórico da luta da categoria pela recomposição salarial desde 2006, citando que a categoria não tem data base e que os reajustes só são possíveis através de projetos de lei específicos aprovados e sancionados pelo legislativo e executivo.

 O coordenador relatou as dificuldades enfrentadas pelos servidores em busca do reajuste salarial, mencionando a desinformação intencional promovida pela mídia e o crescente perigo do sucateamento do judiciário federal. Finalizou esclarecendo que o grande responsável pela greve é a intransigência do governo federal que há nove anos nega justiça aos servidores.

A servidora Carla Rovel, do Comando de Greve, falou da importância do esclarecimento a sociedade sobre a situação que levou os servidores a entrar em greve e que a categoria tem consciência do ônus de uma greve, mas que este foi o último recurso dos servidores. Carla mencionou que uma boa prestação jurisdicional é reflexo de um quadro de servidores motivados. Neste momento os servidores se sentem abandonados pelo governo federal que há nove anos se nega a reajustar os salários.

O Desembargador Cássio Colombo Filho, em solidariedade ao movimento dos servidores, suspendeu a sessão da 2ª Turma até as 15 horas.

Pin It

afju fja fndc