fbpx

Servidores da Bahia marcham, debaixo de muita chuva, e fazem o maior ato público da história

 

 

Foi um final de semana intenso, com consultas regulares ao site do climatempo e aplicativos de previsão do tempo. As nuvens densas e pesadas descarregaram suas águas sobre os servidores do Judiciário Federal na Bahia, que, aguerridos, levaram guarda-chuvas, capas e enfrentaram de peito aberto a chuvarada que caía na capital baiana.

 
Pedestres e motoristas acompanhavam sem acreditar na motivação dos manifestantes, que com fanfarra, triângulo e zabumba ditavam os gritos de guerra e exigiam a aprovação do PLC28/2015.
 
 
Com palavras de ordem e frases como "Parem de roubar que o reajuste dá", "Servidor na rua, Dilma a culpa é sua" a categoria contagiou a todos no local que acabaram por dar seu apoio e manifestar indignação pelos nove anos sem reajuste salarial que os servidores amargam.
 
 
Presença forte nesta passeata foram os familiares dos servidores. Havia crianças, idosos, cônjuges, namoradas(os) e até primos acompanhando o protesto e fazendo coro nas ruas da capital baiana. Acredita-se que cerca de 500 pessoas estavam no protesto.
 
A greve na Bahia, que teve início no último dia 16, tem se intensificado em todo o estado e tomou o país. Como parte das mobilizações, a categoria fez esta passeata na região do Shopping Iguatemi e com ponto final na frente da redação do maior jornal da Bahia. Imprensa televisiva, de rádio, web e impresso, também noticiaram o ato ainda nas primeiras horas da manhã e fizeram a cobertura da manifestação. (Veja abaixo o clipping)
 
 
Após a caminhada, os servidores fizeram uma Assembleia Pública onde decidiram que, nesta terça-feira (30), haverá apagão em todo o Judiciário Federal na Bahia. Isso implica dizer que nada funcionará nos Órgãos (TRT5, TRE, JF, JMU). Piquetes e concentração nas portas dos Tribunais iniciarão a partir das 7h30.
 
 
 
Ainda nesta tarde ocorrerá uma setorial e uma reunião com o presidente do TRT5, Des. Valtércio de Oliveira, a fim de estabelecerem uma portaria que possa estabelecer que os dias parados sejam compensados com atualização dos serviços, como ocorreu no TRT3.
 
 
Pin It

afju fja fndc