fbpx

Em ato público, categoria no RS repudia ameaça de corte de ponto no TRT e reforça luta pelo PLC 28/2015

 Sintrajufe/RS

 

No primeiro dia do Apagão pela Sanção no Rio Grande do Sul, a categoria realizou um ato público no prédio das Varas Trabalhistas. A chuva impediu a caminhada prevista até o TRT, mas não arrefeceu os ânimos dos colegas, mobilizados em busca da sanção do PLC 28/2015 e indignados com a ameaça da presidente do TRT de cortar o ponto dos grevistas caso 30% dos servidores lotados em cada unidade não permaneçam trabalhando.

Ainda antes do início "oficial" do ato, dezenas de servidores se concentraram em frente ao prédio das VTs e, entre apitaços e buzinas, manifestou seu incisivo "não" à tentativa do TRT de enfraquecer a greve. Colegas de outros setores também se manifestaram em solidariedade aos grevistas ameaçados de corte de ponto.
 
Na abertura da atividade, foram repassados informes sobre reuniões realizadas nos últimos dias. O diretor do Sintrajufe/RS Paulinho Oliveira apresentou relato sobre a reunião de terça-feira, 7, do Comando Estadual de Greve com o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli. O principal tema da conversa foi o incidente ocorrido em relação aos grevistas da JF de Bagé, onde dois colegas foram convocados nominalmente pelo juiz do Foro a voltarem ao trabalho, mediante publicação de portaria. Os integrantes do Comando cobraram a centralização do tratamento a eventualidades da greve pela Direção do Foro da JF, em permanente contato com o Sintrajufe/RS, de forma que os servidores sejam tratados de forma isonômica. O diretor do Foro informou que iria analisar novamente a portaria e a situação na unidade de Bagé, tendo em vista os argumentos trazidos pelo Comando de Greve. 
 

O Comando Estadual de Greve ainda solicitou a Picarelli o apoio institucional da Seção Judiciária do RS à sanção do PLC 28/2015, ao que o diretor do Foro respondeu que já esteve reunido com o presidente do TRF4, desembargador Luiz Fernando Penteado, para tratar do tema, e que uma manifestação de apoio à pauta salarial dos servidores deve ser emitida em breve. Na tarde de hoje, em reunião com o presidente do TRF, a direção do Sintrajufe/RS recebeu a confirmação de que os ofícios foram encaminhados à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo.
 
Em seguida, o diretor do Sintrajufe/RS Ruy Almeida relatou a reunião realizada também na quarta-feira com a Comissão de Negociação do TRT. Conforme o diretor, foi destacada à Comissão a necessidade de garantir a efetividade dos espaços negociais, como tradicionalmente é feito no Tribunal, evitando decisões unilaterais como a portaria que prevê o corte de ponto onde for descumprida a exigência de 30% de servidores trabalhando em cada unidade, publicada na última semana. "A administração do TRT se mostra muito sensível às demandas da magistratura e da advocacia, mas age diferente quando se trata dos servidores", afirmou Ruy.
 
O diretor do Sintrajufe/RS Fagner Azeredo ainda informou aos presentes sobre a reunião do Comando Nacional de Greve, da qual participou na quarta-feira, em Brasília. O Comando reforçou a importância de seguir com a greve e de ampliar a pressão pela sanção do PLC 28/2015. Além disso, ficou marcado para o dia 16 de julho um ato nacional da categoria, em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto, e, para os dias 20 e 21 de julho, um novo apagão nacional.
 
Nas falas, a necessidade de lutar pela sanção do PLC 28 
 
Os diversos colegas que utilizaram o microfone durante o ato manifestaram sua indignação com a portaria publicada pelo TRT. Ao mesmo tempo, destacaram que é preciso continuar com a greve e ampliar a mobilização para que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione o projeto de reposição salarial da categoria. Foi lembrada a falta de vontade do governo em relação ao projeto e, ao mesmo tempo, o oportunismo de setores da oposição que têm procurado usar a categoria simplesmente para desgastar o governo. Com a indicação de que alguns parlamentares começam a "roer a corda" e abandonar a defesa do projeto, se faz ainda mais importante fortalecer e ampliar o movimento grevista para buscar a sanção.
 
O ato teve também espaço para uma saudação do deputado estadual Pedro Ruas (PSOL-RS), que manifestou seu apoio ao projeto e, como advogado trabalhista com longa carreira, foi incisivo na crítica à tentativa da administração do TRT de enfraquecer o movimento.
 
O ato foi encerrado com mais palavras de ordem, buzinas e apitaços em defesa da sanção do PLC 28/2015. O apagão continua amanhã, quinta-feira, 9, com assembleia geral às 14h. A assembleia será em frente à 1ª instância da Justiça Federal. Em caso de chuva, a assembleia será transferida para o auditório das varas trabalhistas, também às 14h.
 
Texto: Alexandre Haubrich 
Fotos: Rosane Vargas e Leandro Doro
Pin It

afju fja fndc