fbpx

Sem trégua: em inauguração de obra em Santa Catarina, Dilma enfrenta ato público de Sintrajufe/RS, Santa Catarina e Paraná pela sanção do PLC 28/15

 Sintrajufe/RS

 
 
“Aonde a Dilma for, nós estaremos lá pressionando”, era o que falavam os servidores do Judiciário Federal nesta quarta-feira, 14, em Laguna (SC), onde Dilma Rousseff inaugurou a ponte Anita Garibaldi. O Sintrajufe/RS enviou para Santa Catarina um ônibus e realizou um ato público, com cerca de 200 pessoas, com Sintrajusc/SC e Sinjuspar/PR pela sanção do PLC 28/15.

Era quase 1 hora da madrugada de quarta-feira quando o ônibus saiu da sede do sindicato em Porto Alegre. Na viagem, colegas das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral, além de alguns servidores da Ufrgs, que também estão em greve. Os servidores foram barrados logo no acesso à área onde ocorreria a cerimônia de inauguração. Fora autoridades locais, a segurança deixava passar apenas pessoas com evidente ligação com o governo, alguns inclusive com bótons e bandeiras do PT. Um grupo de cerca de dez pessoas do Sintrajufe/RS conseguiu driblar a triagem.
 
 
No lado de fora, os servidores decidiram que o protesto seria feito na parte externa. Posicionando-se atrás do palanque em que Dilma estaria, eles fizeram duas horas ininterruptas de barulhaço, com apitos, cornetas e palavras de ordem. No lado de dentro, os colegas, em sincronia, bradavam as mesmas palavras de ordem: era impossivel Dilma ignorar; enquanto se manifestavam pacificamente, mostrando sua pauta e exigindo a sanção do PLC 28/15, partidários do governo agrediram verbalmente os manifestantes e chegaram ao ponto de dar cotoveladas em uma colega do Judiciário Federal do RS que estava na área interna.

Durante a atividade, os servidores receberam o apoio de motoristas que passavam no local, que fizeram um grande buzinaço. A atividade chamou a atenção também da imprensa, que deu repercussão ao protesto e à pauta da categoria. Ao final, os servidores fecharam a BR 101.

Os colegas foram unânimes ao avaliar a importância da atividade, para pressionar o governo a sancionar o PLC 28/15 e dar visibilidade à greve. “Não podemos dar trégua”, afirmavam eles, ressaltando que é fundamental que, onde Dilma estiver participando de atividades, os servidores do Judiciário precisam marcar presença.

Na avaliação do diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira, o ato foi extremamente positivo: “demos o recado ao governo e conseguimos mais visibilidade para a pauta dos trabalhadores do Judiciário Federal”. O diretor ressalta que Dilma finalmente apareceu para a inauguração de uma obra, mas os servidores não têm nada a comemorar; por isso, “enquanto o governo não nos conceder a reposição salarial, Dilma não terá paz”.

Veja a repercussão do ato público na mídia:

Por Rosane Vargas, Sintrajufe/RS
Pin It

afju fja fndc