fbpx

Mato Grosso resiste na luta pela derrubada do veto ao PLC 28/2015

Sindijufe/MT
 
A greve por tempo indeterminado continua em Mato Grosso, conforme deliberação por ampla maioria na assembleia geral de ontem (29/7). 
A proposta, que já tinha sido aprovada pelo Comando Estadual de Greve numa reunião antes da assembleia, foi submetida à base da Categoria, para discussão e deliberação, e todos os participantes tiveram toda liberdade para se expressar contra ou a favor da continuidade da Greve. 

De acordo com o Comando de Greve do SINDIJUFE-MT, apesar das dificuldades é preciso manter a Greve, pela dignidade dos servidores do judiciário e também pelo que Mato Grosso representa nacionalmente para a Categoria. 

Após ampla discussão, a maioria dos participantes sustentou a defesa de que é preciso ter responsabilidade com o futuro da Categoria, e que isso quer dizer fortalecer a mobilização com um olhar para a greve nacional. 

"Temos que lutar com dignidade. Se desistirmos da luta neste momento, ninguém fará uma negociação satisfatória pelo judiciário", sustentou a nova presidente eleita do SINDIJUFE-MT, Jamila Fagundes. Segundo ela, após a efetivação do reajuste linear para os servidores do Executivo ainda será necessário continuar negociando para se obter algo mais além dos 21,3% parcelados em três anos, que não basta para repor as perdas salariais dos servidores do judiciário depois de nove anos de congelamento salarial. 

O oficial de justiça Júlio César Bacelar foi ainda mais incisivo e disse que não se pode parar de lutar depois de tanto sacrifício feito até aqui, porque se isso acontecer será preciso recomeçar do zero no ano que vem. 

 

Outra deliberação da assembleia de hoje foi que a Categoria deverá fazer uma solicitação de apoio aos juízes em Mato Grosso para a derrubada do veto ao PLC 28/2015. Uma referência para essa solicitação será a carta do juiz federal William Douglas, em que ele defende o reajuste dos servidores do judiciário, esclarecendo que a Categoria está há nove anos com os salários congelados. 

Quanto à questão da Subseção Judiciária de Juína, em que o juiz expediu uma portaria em relação à Greve, foi aprovado o ingresso da ação administrativa e/ou judicial, porém  ficou definido que a ação será proposta somente  após o resultado da reunião com o Diretor do Foro, se for  necessário. 

A próxima assembleia em Mato Grosso será na sexta-feira, às 9h, no TRE. Entre os itens da pauta estarão a avaliação e deliberação da Greve e também uma proposta de solicitação à Fenajufe para o afastamento do dirigente sindical Roberto Ponciano da Comissão de Negociações da Federação. 

Luiz Perlato/
Pin It

afju fja fndc