fbpx

Servidores do Judiciário federal no RN ampliam mobilizações

Os servidores do judiciário federal no RN resolveram ampliar as mobilizações com o intuito de pressionar o Congresso pela derrubada do veto de Dilma ao PLC 28/2015. Nesta quinta-feira, 06, às 9h, eles se reúnem no átrio das varas do TRT em Natal onde irão recolher assinaturas da campanha contra corrupção encabeçada pelo MPF. Na sexta, 07, às 7h, eles se reúnem em frente as Zonas Eleitorais do TRE (avenida Rui Barbosa, Morro Branco), de onde sairão em passeara até à COJE (próximo ao Parque das Dunas). 

Os servidores do judiciário federal (que engloba o TRE, TRT e JFRN) iniciaram uma greve no dia 15 de junho pela aprovação do PLC 28 que prevê reajuste escalonado para os servidores em seis parcelas entre os anos de 2015 e 2017. Tal reajuste seria uma forma de recompor a defasagem salarial ocasionada pela inflação nos últimos 10 anos sem reajuste. 

No dia 30 de julho o projeto foi aprovado pelo Senado Federal e vetado em sua integralidade pela presidente Dilma Rousseff no dia 21 de julho. A intenção da categoria é forçar a derrubada do veto por parte do Congresso Federal. Os servidores não concordam que a chefe do executivo possa dizer ao presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowiski, que o projeto seria inconstitucional. Por mais que o governo alegue que o aumento não condiz com o reajuste fiscal, os servidores garantem que já deram sua contribuição nos últimos 10 anos e que não dá mais pra esperar. 

Campanha

O Ministério Público Federal acredita em um Brasil mais justo, com menos corrupção e menos impunidade. É possível transformar a indignação com a corrupção em mudanças efetivas para a sociedade. O Sintrajurn é a primeira entidade no RN a encampar esta batalha juntamente com o MPF e irá buscar as assinaturas necessárias para que sejam propostos os projetos de lei. 

Durante a coleta de assinaturas o Sindicato também distribui material falando sobre as 10 medidas propostas e esclarecendo à população como esta prática é nociva à toda a sociedade. 

Quarta

Nesta quarta, 05, os servidores fizeram um grande "cornetaço" em frente ao TRT onde também foram entregues notas à população explicando os motivos da greve. A mobilização está se ampliando, uma vez que a previsão de convocação do Congresso Nacional é no próximo dia 18 de agosto, ocasião em que os parlamentares prometem votar os 23 vetos do governo que estão trancando a pauta da Casa.

Pin It

afju fja fndc