fbpx

Servidores da Bahia deliberam continuidade da greve, caravana a Brasília e apagões

Sindjufe/BA  

A greve dos servidores do Poder Judiciário da Bahia continua pela derrubada do veto 26, referente ao PLC 28/15. Em Assembleia Geral, nesta sexta, 21, na Justiça Federal (JF), os servidores deliberaram a continuidade da greve. 

Também foi deliberada a realização de Apagão nos órgãos em todo o Estado nos dias, 24, 25 e 26 da próxima semana. Com exceção do TRT, que fará apagão somente no dia 26, em respeito ao acordo celebrado em mesa de negociação. 

Os servidores corroboraram a necessidade de manter a pressão e reforçar a articulação com os parlamentares na próxima semana.   

Na segunda e terça, os servidores devem comparecer ao Aeroporto, a partir 4h da manhã, para contato com os parlamentares que estão viajando para a capital.  

Nos informes, os servidores que estiveram em Brasília esta semana fizeram relatos sobre a mobilização na capital e ressaltaram a importância do ato, assim como a necessidade de intensificar a greve nos próximos dias.  

O protagonismo da categoria na mobilização foi destacado nas falas com orgulho e estima. O ato histórico esta semana demonstrou a importância da unidade, reforçada na fala dos servidores presentes. Na última terça-feira, 18, cerca de 20 mil trabalhadores de todo o Brasil se concentraram em frente ao Congresso Nacional, fazendo pressão com vuvuzelas, bandeiras e apitos.  

O veto 26, referente ao PLC 28/2015, não entrou na pauta da sessão do Congresso Nacional. Os servidores lutaram para que não houvesse a sessão, já que o PLC 28 não estava pautado e, com o cancelamento, abre-se a possibilidade de convocação de sessão para semana seguinte, já que a partir desta sexta, 21, o veto 26 passa a trancar a pauta, pois ultrapassa o prazo de 30 dias a partir de sua publicação para apreciação no Congresso. 

Foi informado também que a direção do Foro da Sessão Judiciária da Bahia encaminhou no dia 21, ofício aos parlamentares baianos solicitando apoio ao PLC28/15. O mesmo foi feito pela presidência do TRF1 na semana passada. Esse apoio já havia sido feito e foi ratificado com nova comunicação. 

Servidores criticam Lewandowski e Janot

A postura do presidente do STF, Ricardo Lewandowski,  foi duramente criticada pelos servidores, recebido como “traidor” no aeroporto, o ministro articulava na última semana votação relâmpago de uma proposta alternativa ao reajuste do Judiciário, proposta esta que jamais contou com a aprovação da categoria. O ministro pretende impor unilateralmente o novo projeto, já que a proposta não foi negociada . "Não existe acordo entre os trabalhadores e o governo, mas entre governo e o  STF, para nos impedir de derrubar o veto. A posição do Supremo é de submissão ao governo”, expôs um dos coordenadores do SINDJUFE, Francisco Filho. 

Dirigentes do Sindicato do MPU também estiveram presentes na Assembleia, prestando apoio e solidariedade aos trabalhadores do PJU, e informando que também se sentiram traídos pelo Procurador da República, que havia acordado debater com a categoria todas as propostas de reajuste. No entanto, feriu esse acordo encaminhando novo projeto, similar ao do STF.  

Finanças para a caravana 

A pedido do servidor, Cristiano Cabral, foi incluído na pauta a discussão desse ponto para esclarecer o que fora decidido na Assembleia Geral do TRE sobre a contribuição do sindicato a servidores filiados que viajaram a Brasília entre os dias 17 a 19 de agosto. E para nortear as contribuições para a nova Caravana.

Foi esclarecido pela diretoria que a proposta aprovada foi a dos servidores do TRT de Feira de Santana de apenas contribuir com servidores  que fossem filiados ao sindicato, limite de até R$100,00. Esses valores serão retirados da conta interna do Sindicato a qual não se confunde com a conta poupança que é gerida pelo Comando de Greve.  

Deliberações e encaminhamentos: 

1) Continuidade da greve 

2) Apagão Geral, segunda, 24, terça, 25 e quarta, 26. Com exceção do TRT que fará apagão somente na quarta.  

3) Assembleia Geral, TRT do Comércio, próxima sexta, 28, às 13h. 

4) Assinar petição eletrônica da Avaaz para pautar o veto 26. 

5) Trabalho no aeroporto de articulação com os parlamentares, segunda e terça, a partir das 4h da manhã. Os servidores devem combinar entre si realizar transporte solidário. Quem desejar utilizar o veículo do sindicato (que ajudará no transporte em dois horários na segunda e na terça) deve contatar imediatamente o sindicato nos tels: 3241-1131, falar com a Supervisão Administrativa. 

6) Campanha de sindicalização. Os servidores foram chamados a se filiarem ao Sindicato. Para isso devem acessar o site, no link “FILIE-SE” que fica na parte superior direita da página, prencher a ficha e encaminhar à Entidade. 

7) Rodada de conversa, sexta, às 9h, na JF sobre sindicalismo e desafios. 

8) Criar grupo único de whatsaap relativo a informações de quem vai a Brasília. O grupo já foi criado se denomina BRASÍLIA 25/08. Nesse grupo serão divulgadas todas as informações relativas á caravana e organização da delegação da Bahia. 

9) Quem viajou a Brasília deve pedir ao sindicato o reembolso aprovado para quem viajou entre 17 e 20/08, dentro do prazo de até 15 dias (a partir de hoje, 21). 

Confira aqui o número da conta corrente de cada órgão para contribuir para quem vai a Brasília: 

 

TRT

•          Irlanda

Caixa Econômica Federal

Ag: 1509

Conta: 18141-4 (poupança) 

 

TRE

•          Isabelle

Banco do Brasil

Ag: 2799-5

Conta: 31878-7

 

JF e JM

•          Rita Liliana

Caixa Econômica Federal

Ag: 640

Conta: 9612-3 (poupança)

 

CONTA DO COMANDO DE GREVE: 

SINDJUFE-BA

Ag: 640

conta: 2614-1 (poupança) 

 

Luana Luizy, ascom/ SINDJUFE

Pin It

afju fja fndc