fbpx

A luta é unificada: MPU entra em greve no Maranhão

Sintrajufe/MA

Os ataques desferidos a um segmento da categoria são sentidos por todos, e é preciso resistir juntos, especialmente num momento de intensa luta como agora. Essa foi a avaliação feita nesta quarta-feira, 26, durante a Assembleia Geral que aconteceu na sede do TRE/MA.

Assim, o golpe imposto pelo governo no Senado, com a imposição de um substitutivo rebaixado ao PLC 41 (que recompõem os salários do MPU depois de nove anos sem reajuste), foi percebido como um ataque a toda a categoria, ao qual é preciso resistir juntos, pois o ataque ao PL do MPU é um "teste" do Governo para medir a força que tem para manter o veto inconstitucional de Dilma ao PLC 28, embora senadores que se compromissaram com a derrubada do veto tenham votado a favor do substitutivo. O substitutivo segue os moldes do PL "alternativo" defendido pelo "novo ministro" do governo Dilma, o presidente do STF.

Alguns senadores, inclusive, alegaram o fato de neste momento os judiciários estarem mais mobilizados que os ministeriais. Agora não podem alegar mais isso: após a Assembleia Geral no TRE/MA, Acrísio Mota, do Comando Local de Greve, dirigiu-se à sede da Procuradoria da República no Maranhão, e confirmou que eles já estão em mobilização.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que os servidores do MPU nunca saíram da luta, e sempre estiveram atentos a ela, com um caminho ainda mais árduo: se nesse momento não estavam em greve, é porque ainda estavam pagando o preço de terem iniciado sua jornada mais cedo, tendo inclusive que fazer uma grande greve nacional somente para assegurar que o PLC 41 iniciasse sua tramitação. Agora, com esse novo ataque, somam-se novamente às fileiras! E todos devem seguir em unidade.

Acompanhe o relato de Acrísio, durante sua passagem, nesta quarta, pela PR/MA:

Cumprindo determinação da nossa assembleia, comparecemos hoje (26/08), às 15h30, à mobilização dos colegas do MPU e constatamos:

1 - Eles realizaram hoje um Apagão das 14 as 16h, que contou com a participação de 55 dentre os 65 que estavam no trabalho;

2 - Deliberaram deflagrar greve a partir de amanhã (quinta, 27/08), realizando concentrações das 13 às 15h, e, no dia 2, vão se juntar a nós do Judiciário Federal na VIGÍLIA CONJUNTA PARA ACOMPANHAR A DERRUBADA DO VETO!

Servidores reafirmam greve e caravana a Brasília 

Em nova grande Assembleia Geral realizada na tarde deste 26 de agosto no Auditório do TRE/MA, os servidores foram unânimes e aprovaram: fortalecer a greve, proceder arrecadação para garantir maior caravana ainda a Brasília na próxima semana e, na quarta-feira, dia 2, dia da Sessão do Congresso Nacional que analisará os vetos presidenciais, realizar uma Vigília Unificada da categoria no Auditório da Justiça Federal, a partir das 11 da manhã até a derrubada do veto!

Os servidores analisaram os últimos acontecimentos, como o fato de não ter ocorrido Sessão Conjunta do Congresso Nacional esta semana, como estava previsto; a liberação, pelo governo, de verbas para parlamentares no valor de meio bilhão, como anunciado nesta terça-feira (25); a aprovação do Substitutivo ao PLC 41 (reajuste do MPU), rebaixando a proposta do segmento, que anunciou entrada na greve.

MPU - No caso desta última, a avaliação que se faz é que é preciso, mais que nunca, unificar a categoria, tanto os judiciários como ministeriais, pois o ataque a um não deixará o outro segmento de fora. Ainda assim, a avaliação também é que os votos pelos senadores no substitutivo não implica, automática e necessariamente, voto pela manutenção do veto. Inclusive muitos que votaram pela proposta rebaixada do MPU depois confirmaram manter voto na derrubada do veto, alegando situações diferenciadas. Também foi lembrado durante a Assembleia que, num momento em que o segmento não estava em greve, foram 28 votos contrários à proposta rebaixada, o que não é pouca coisa. A Assembleia foi de acordo que se deve unificar as lutas, pois a categoria é uma só.

Também foi feita a avaliação que o ataque desferido ontem contra os colegas do MPU foi uma espécie de "teste" feito pelo Governo, para medir o clima em torno dos vetos presidenciais. "A Sessão de ontem foi um balão de ensaio do Governo", na avaliação de Sylvio Brito, da Justiça Federal.

Contatos com parlamentares - Foi deliberada a manutenção dos contatos com os parlamentares, cujo movimento deve ser reforçado, tanto pessoalmente quanto nas redes. Entretanto, deve-se priorizar que esse contato seja feito por quem já o vem fazendo, de modo a se priorizar os votos que ainda precisam ser conquistados, devendo ser esse o foco do momento, de forma a assegurar uma boa margem favorável à categoria na votação prevista para a quarta-feira.

Manter as concentrações de greve até a terça-feira e partir para a Vigília na quarta - A partir desta quinta-feira, 27, a indicação é não apenas manter, mas fortalecer as concentrações de greve nos locais de trabalho, que voltam aos seus horários costumeiros:

JUSTIÇA DO TRABALHO: Concentra no Fórum Astolfo Serra a partir das 9h;

JUSTIÇA FEDERAL CALHAU: Concentração no Anexo 4 (Calhau) a partir das 10h;

JF AREINHA: a partir do meio-dia na Sede;

ELEITORAL: Sede do TRE/MA, 13h.

A ordem é não desmobilizar, mas, ao contrário, ampliar para, na quarta-feira, depois de todos se concentrarem em seus locais de trabalho às 10h, seguirem daí, para a Justiça Federal Areinha para, a partir das 11h, acompanharem a Sessão do Congresso Nacional, front que somente será desfeito, como apontaram, com a derrubada do veto, com Assembleia Geral após os resultados!

Arrecadação - será mantido sistema de arrecadação conforme feito semana passada, quando o Maranhão levou a maior caravana a Brasília na história da categoria, com mais de 30 pessoas participando dos atos na Capital Federal e dos contatos com parlamentares. Esse número é visto como meta a ser superada e, para tanto, todos podem e devem participar. As contas para depósito, que arrecadaram fundos semana passada, já estão disponíveis para esse fim.

Foram estipulados valores para doações entre R$ 50,00 e R$ 100,00, e ainda designadas as pessoas para, por órgão, arrecadar as doações em dinheiro, que devem ser repassadas ao movimento da Caravana #DerrubaVeto26Já durante as concentrações desta semana nos locais de trabalho, como informado acima. Os responsáveis por recolher as doações são:

Também foi anunciada a realização de uma rifa, a cargo dos servidores Francisco Florêncio e Flávia, da Justiça Federal, para complementar a arrecadação. Detalhes serão passados durante as concentrações de greve nos locais de trabalho.

OIT - Durante a realização da Assembleia, foi informado ainda que o Sindjus/DF já entrou com representação à Organização Internacional do Trabalho contra as práticas consideradas antissindicais do ministro Lewandowski e sua firme disposição em enviar uma proposta não discutida com a categoria, em meio a um processo ainda não encerrado que luta para derrubar o veto à sua proposta anterior e que, em vez de reajustar salários, retira direitos, como destacado pelos servidores presentes à Assembleia Geral.

 


Pin It

afju fja fndc