fbpx

Buscar alternativas para evitar o reajuste zero, sem abandonar a luta pela derrubada do veto

Sindjuf/PA-AP 

Apesar da histórica mobilização nacional dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal, até o momento, a categoria ainda não alcançou o objetivo maior da luta que é Recomposição Salarial.

Com o veto integral ao PLC 28/2015 a categoria decidiu enveredar pelo perigoso e incerto caminho da derrubada do veto 26/2015, abrindo mão de qualquer alternativa de negociação, inclusive rechaçando integralmente a nova proposta apresentada pelo STF, o PL 2648/2015.

Com a promessa de que a nossa luta conseguiria o apoio dos chamados “amigos do judiciário” para a derrubada do veto, a categoria conseguiu se mobilizar nacionalmente de uma forma nunca vista antes na história do movimento sindical dos trabalhadores do Judiciário Federal. Mas, na verdade, o que se vê é os “amigos do judiciário” usando a nossa justa reivindicação para chantagear o governo, aprovar verbas para as emendas parlamentares (R$ 500 milhões) e barganhar ministérios.

As sessões do Congresso Nacional têm sido verdadeiros palcos para o espetáculo daqueles que, usando o falso discurso de que estão defendendo os interesses da categoria, se utilizam da força da nossa luta apenas para propagar o ódio e desgastar o governo da Presidenta Dilma Rousseff, deixando de lado o real objetivo da luta: recomposição salarial, valorização, respeito e dignidade.

O SINDJUF-PA/AP é e sempre será incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores e não coaduna com a postura adotada por alguns dirigentes, de dentro do nosso movimento, de deixar que a luta da categoria seja usada como moeda de troca por parlamentares oportunistas.

Diante desse cenário, a categoria discutiu, em Assembleia Geral, realizada no último dia 02 de outubro, na sede do sindicato, uma proposta consensuada para afastar a categoria do “(des)caminho do reajuste zero”.

Assim, a assembleia que reuniu servidores das Justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal decidiu buscar alternativas que garantam a recomposição salarial da categoria, sem abandonar a luta pela derrubada do veto. Uma alternativa que já está posta é a formação de uma comissão de senadores para fazer a interlocução entre Fenajufe, Judiciário e Executivo, com o objetivo de negociar melhorias no PL 2648/2015, bem como incluir o valor do PLC 28 no orçamento de 2016, caso haja a derrubada do veto.

A LUTA CONTINUA!
JUNTOS SOMOS FORTES!
 

 

Presidente do TRE acolhe parecer do Diretor-Geral e defere compensação de horas não trabalhadas 

O presidente do TRE-PA, Desembargador Raimundo Holanda Reis, acolhendo parecer do Diretor-Geral, Francisco Valentim Maia, deferiu a compensação das horas não trabalhadas durante o movimento paredista dos servidores daquele Tribunal, iniciado em maio e suspenso a partir do dia 1º de setembro de 2015. 

A greve foi deflagrada nacionalmente pelos servidores do Poder Judiciário Federal em prol da recomposição salarial da categoria que se encontra com seus salários defasados há nove anos. 

Valentim disse em assembleia do SINDJUF-PA/AP que não haveria retaliação aos grevistas, isso se confirma com essa decisão proferida pelo Presidente do TRE-PA: “(...) III DETERMINO a compensação das horas em razão do movimento paredista em confronto às horas registradas no banco de horas da SGP, nos termos da manifestação da Diretoria-Geral”. 

A entidade ressalta a importância da decisão da Administração do Tribunal para a luta dos trabalhadores, tendo em vista a abusiva decisão do CNJ que mandou cortar o ponto dos grevistas. 

Por fim, o SINDJUF-PA/AP destaca que, ao longo do movimento, a Administração do TRE-PA manifestou apoio à justa reivindicação dos servidores por melhorias salariais, valorização, respeito e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário Federal. 

Veja aqui a íntegra do documento 

Pin It

afju fja fndc