fbpx

Categoria em Mato Grosso debate o futuro da luta pela recomposição salarial

Assembleia deliberativa sobre esta questão ocorrerá nesta quinta-feira no TRT, às 9h. Nesta quarta tem debate no TRE

Sindijufe/MT

 

O SINDIJUFE-MT promoveu um debate na manhã desta terça-feira, no TRT, sobre os próximos passos da luta pela recomposição salarial, que deverão ser definidos a partir das sugestões das bases da Categoria.

O debate esteve centrado num projeto que já tem dinheiro, com possíveis alterações. Em alternativa ao reajuste zero, a Categoria cogita lutar pelo PL 2648/15. As discussões até aqui estiveram centradas nesse projeto, que também é de autoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, tal qual o PLC 28/15.

Os debates em Mato Grosso prosseguirão até quinta-feira (26/11). Por enquanto está mantida aquela decisão da Categoria, que não queria o PL 2648/15 e  preferiu lutar até o fim pelo PLC PLC 28/2015. Mas quem decidirá o seu destino será a própria Categoria, e a questão terá que ser definida nesta quinta-feira de manhã,em assembleia deliberativa no TRT às 9h, para que os representantes do SINDIJUFE-MT possam levar  uma proposta de Mato Grosso à reunião da Fenajufe, neste final de semana.

Atendendo deliberação da reunião do Comando Nacional de Mobilização que esteve reunido em Brasília no início da semana, a Fenajufe convocou na tarde desta sexta-feira, 20, reunião da Executiva com um representante de cada sindicato filiado.  A reunião acontecerá em Brasília, na sede da Federação. Dois diretores do SINDIJUFE-MT, Julia Viñe e Pedro Aparecido de Souza, serão os representantes de Mato Grosso.

Debates e projetos


Estimulando as discussões, o diretor do SINDIJUFE-MT Pedro Aparecido de Souza explica que a luta da Categoria pela recomposição salarial não começou há quatro meses, mas bem antes disso, e que há mais de um projeto em aberto.

"Esta luta começou em 2009, quando fizemos uma primeira greve em dezembro. Muita gente não lembra, mas Mato Grosso fez uma greve de 7 meses e 1/2, ininterrupta, e com 6 meses de corte de ponto, que pouca gente lembra disso também. Como conseguimos isso eu não sei dizer, só sei que aconteceu", disse ele, acrescentando que àquela época o projeto em questão era o PL 6613/09, que hoje está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara de Deputados, em fase adiantada.

"Então nós temos hoje o PL 2648/15, do Lewandowski, e temos o PL 6613/09. São dois projetos que já existem que podem se traduzir em recomposição salarial para a Categoria. A diferença entre eles é que o PL 6613/09 é muito melhor e prevê em média 80% de reajuste em média, mas o governo já recusou a pagar a média de 56%, e então imagina se ele pagaria até 80%. Então não há dinheiro para este projeto. Já o PL 2648/15, conhecido como o leitinho do Lewandowski, esse tem dinheiro. Está no Anexo 5 e se for aprovado vai ter recursos sem nenhum problema".

Uma terceira hipótese, segundo Pedro, foi o que Brasília decidiu. "Eles decidiram lutar pelo arquivamento do PL 2648/15. E aí a proposta é de se recomeçar tudo de novo em 2016. É outra possibilidade a ser considerada", diz ele.

Fora isso a Categoria tem os 21% sobre a folha, que foi o que o governo ofereceu e que o STF recusou, e depois todos os sindicatos também recusaram, em assembleia. Mas não se sabe se o governo hoje ainda manteria a proposta.

O diretor do SINDIJUFE-MT lembra que desde 2009 a Fenajufe e os sindicatos já enviaram inúmeros ofícios ao governo pedindo para sentarem à mesa para a busca de uma negociação, mas nem o governo e nem o STF aceitou o pedido. "A nossa vida tem sido muito difícil", afirma Pedro, complementando que todos os ministros que passaram pelo STF, Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, foram contra a Categoria.

A única concessão aos servidores foram os 15.8% de 2012, ainda assim dividido em três parcelas anuais, e conseguidos na base de muita pressão e contínuas greves. Fora isso a categoria não conseguiu mais avançar, e por isso o SINDIJUFE-MT espera que, além das propostas acima descritas, possam haver outras a partir de sugestões da Categoria.

Assembleia deliberativa

 

A deliberação sobre as propostas será na assembleia geral de quinta-feira (26/11) às 9h,  no TRT. Quem é do interior poderá votar pelo whatsapp desde que estiver cadastrado. Nesta terça feira foram feitas duas assembleias, uma no TRT e outra na Justiça Federal para discutir propostas, e antes da assembleia deliberativa de amanhã à tarde ainda haverá um debate no TRE, numa assembleia geral às 10h.

Luiz Perlato/SINDIJUFE-MT
Em 24/11/2015

Pin It

afju fja fndc