fbpx

Nota da direção do Sintrajufe/RS: Contra Temer e seus ataques, unidade nas ruas no dia 11 de novembro, rumo à greve geral!

A implementação da contrarreforma do Estado por Temer ocorre a toda velocidade. O Congresso pretende aprovar até o final de dezembro a PEC 55/2016, que congela gastos públicos e sociais por vinte anos. A luta para barrar essa medida é apenas a primeira batalha de uma verdadeira guerra que teremos que travar em defesa de nossos direitos. Provavelmente ainda em 2016, o governo deve apresentar a (contra)reforma previdenciária e, com auxílio do STF (que acaba de atacar o direito de greve), podemos ter a regulamentação da terceirização plena e absoluta, inclusive das atividades fins. Além disso, a flexibilização da legislação trabalhista vem a seguir, outro retrocesso contra o qual teremos que nos insurgir. É o “projeto Temer” de desmonte do Estado, com medidas encadeadas e sequenciais de ofensiva contra o serviço público e retirada de direitos dos trabalhadores.


Nesse contexto, a paralisação geral nacional do dia 11 de novembro tem importância estratégica para a construção da resistência. A data foi construída em unidade a partir de reuniões entre as diferentes centrais sindicais, fóruns nacionais de servidores e, seguindo orientação da Fenajufe, aprovada por unanimidade em assembleia geral da categoria. O esforço de unidade é fundamental nesse momento, como forma de coesionar todas as nossas forças em torno de um único e comum objetivo: derrotar os ataques a nossos direitos. Por isso, o Sintrajufe/RS tem como prioridade a construção das atividades planejadas para esta sexta-feira em conjunto com outras categorias, sobretudo o ato público unificado agendado para às 18h, na Esquina Democrática.

Diante de tão difícil conjuntura, as iniciativas unilaterais e isoladas, com a dispersão de nossos esforços e fragmentação do movimento não ajudam e só fortalecem o governo em seu objetivo. Com surpresa, tomamos conhecimento de convocação da CUT para ato em frente ao TRT no dia de hoje, 9 de novembro, sem qualquer diálogo ou mesmo comunicação ao Sintrajufe/RS, sindicato que representa a categoria no Judiciário trabalhista e federal no estado. É lamentável que, na antevéspera da atividade construída de forma unitária, mais uma vez, esse tipo de atitude atue na contramão da necessária unidade, em detrimento da construção de uma grande mobilização no dia 11 de novembro.

Michel Temer, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário tem atuado em sintonia contra os trabalhadores e o povo pobre do país. Nossa única chance, frente a isso, é coesionar nossas trincheiras com todos aqueles que tem a disposição real de enfrentá-los. As ocupações de escolas e universidades protagonizadas pelo histórico levante estudantil em diversos estados são o elemento mais dinâmico e importante da resistência atualmente, podendo ser o catalisador de uma grande luta em nível nacional para se opor aos ataques. A construção de uma greve geral é, cada vez mais, uma obrigação. Reafirmamos esse entendimento e conclamamos as centrais sindicais a trabalharem nesse sentido. Nessa linha, convocamos toda a categoria para ir às ruas no dia 11 de novembro, conforme aprovamos em assembleia geral, para que, juntos, possamos dar nossa contribuição a esse processo. Vamos resistir. Nenhum direito a menos.

Sintrajufe/RS
Direção Colegiada

Pin It

afju fja fndc