fbpx

Sindjus-AL acompanha a inspeção do presidente do TRE no Fórum Eleitoral

Presidente do TRE-AL fica preso no elevador recém-instalado

Sindjus/AL 

O coordenador Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, participou da inspeção do Fórum Eleitoral Moura Castro com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, o diretor-geral do órgão, Maurício Omena, e técnicos dos departamentos de manutenção e engenharia do Tribunal, nesta sexta-feira (20). A busca pela solução dos problemas estruturais do Fórum Eleitoral foi uma das reivindicações apresentadas pelo Sindjus-AL na reunião com presidente do TRE na segunda-feira (16). 

Na inspeção, o desembargador pôde conversar com os servidores de cada cartório eleitoral, que puderam relatar as condições estruturais precárias do Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro. Os trabalhadores citaram as infiltrações no teto, o elevador recém-instalado que não funciona, problema na central de ar condicionado, desabamento do teto da 33ª Zona Eleitoral, acúmulo de água, conserto do equipamento de distribuição de senha, precárias instalações do depósito de urnas que contêm temperatura elevada e poeira, degraus da escada inapropriado, entre outros. Durante a vistoria, o presidente do TRE e outra pessoa entraram no elevador e ficaram presos por alguns momentos. Esse elevador já estava parado por apresentar problema técnico.

O desembargador José Carlos Malta Marques destacou para a imprensa que Fórum Eleitoral presta relevantes serviços à população, mas que tem recebido permanentemente reclamações das condições físicas do local.

O coordenador Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, ressaltou que em 2014, a Justiça Federal concedeu uma ação de interdição do Fórum Eleitoral e do prédio-sede do TRE por conta das precárias condições. Os servidores foram transferidos para outro prédio-sede, e o Fórum passou por reformas que não solucionaram todos os problemas existentes.

Paulo Falcão destacou a importância da inspeção no Fórum Eleitoral. “É um fato inédito que, pela primeira vez, depois de atender uma audiência, o presidente convidou o Sindjus-AL para acompanhar essa inspeção, que detectou os problemas que sempre o sindicato comunicava ao órgão e que, realmente, continuam existindo, a exemplo da instalação do elevador que, no primeiro dia de funcionamento, deixou preso um servidor cadeirante”, revelou, acrescentado que “nessa visita o próprio presidente e um coordenador do Tribunal ficaram presos no elevador, provando que aquela estrutura é muito ineficiente”, disse.

Falcão também defendeu que o Tribunal tome as medidas urgentes e de melhoria das condições do tribunal, citando o acúmulo de resíduos nos aparelhos de ar condicionado, pois quando chove muito, surgem problemas de acúmulos de água dentro do prédio, chegando a inundar parte do cartório, isso tudo é ineficiência da tubulações dos equipamentos de refrigeração, além das condições insalubres e falta de ventilação no depósito das urnas. O local é precário tanto para os servidores efetivos como para os cargos comissionados. “Entra muita poeira e resíduos que provocam problemas respiratórios nos servidores, porque o prédio não tem uma climatização adequada", revela o coordenador do Sindjus-AL, acrescentando que a instalação predial necessita de reparos urgentes tanto para o desenvolvimento dos trabalhos de todos os servidores quanto para um atendimento adequado à população.

O coordenador Geral do Sindjus-AL disse que o presidente se mostrou muito acessível as reivindicações da categoria, colocando-se à disposição para encaminhar algumas medidas de urgências para a melhoria dos problemas detectados.

Falcão ressaltou a preocupação com os cartórios eleitorais do interior que também passam por problemas semelhantes e até piores do que os da Capital, manifestando a necessidade da presidência do TRE-AL de empreender todos os esforços para melhor atender as demandas daqueles setores de trabalho, tanto em relação ao envio de materiais de expediente quanto às condições estruturais.

O presidente do TRE-AL revelou que será agendada uma nova reunião, nos próximos dias, para que os problemas detectados sejam discutidos com o corpo técnico do TRE/AL, principalmente, entre os engenheiros, arquitetos e pessoal do setor de manutenção.

Pin It

afju fja fndc