fbpx

MG: Eis o recado deixado pelos participantes do grande ato público em BH contra a PEC 287/16 no Dia Nacional de Luta

Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma reune 100 mil pessoas no grande centro da capital

 

passeata

A manifestação em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 15, por ser o primeiro Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, deu para mensurar o ânimo e a determinação da população em impedir que a reforma previdenciária pretendida pelo governo prossiga tramitando no Congresso Nacional. Cerca de 100 mil pessoas, segundo portal Esquerda Online, atendendo ao chamado feito pelas entidades dos movimentos sindical, social e estudantil saíram para as ruas, concentraram-se em três espaços públicos de maior tradição em manifestações políticas da cidade – Praça Sete, Praça da Estação e Praça Afonso Arinos – e, por volta de meio-dia, reuniram-se todos e seguiram, em passeata, até a Praça da Assembleia Legislativa de Minas, onde ainda participaram de uma audiência pública, também sobre a Reforma da Previdência.

Ao longo de toda a grande manifestação, faixas e cartazes deram o tom da indignação de todos diante da tentativa de Michel Temer de retirar direitos previdenciários conquistados com muita luta, podendo agora, caso a PEC 287/16 seja aprovada, praticamente acabar com a aposentadoria. O SITRAEMG esteve presente no evento, com faixas e cartazes adesivos contra a reforma, além de coordenadores – Célio Izidoro, Sandro Luis Pacheco, Dirceu José dos Santos e Henrique Olegário Pacheco – e vários servidores do Judiciário Federal, muitos dos quais participando da paralisação de quatro horas, das 10h às 14h, conforme deliberado pela AGE do último dia 9.

32646082533_be15d5dab8_k

De cima dos vários carros de som disponibilizados pelas centrais sindicais, dezenas de participantes se revezaram ao microfone para “espinafrar” o governo. Explicaram que o discurso oficial de que a Previdenciária é deficitária é pura balela. Na verdade, as contas do governo consideram apenas o que arrecada com as contribuições dos trabalhadores e dos empregadores, omitindo as receitas oriundas das contribuições sociais (Cofins, PIS/PASEP, CSLL etc). Além disso, fica cada vez mais claro que o objetivo maior é obrigar as pessoas a complementarem a aposentadoria com planos privados de Previdência. E também soa estranho o fato de o governo, enquanto diz que há um rombo no sistema previdenciário, distribui bilhões de reais para a mídia para disseminar falsas propagandas em defesa da reforma.  Também nos acalorados discursos, os participantes da manifestação destacaram cada ponto da reforma que dificultará cada vez mais a aposentadoria. E isso valerá para todos, sem distinção: homens, mulheres; trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbanos e rurais. Todos sairão perdendo.

Fala do coordenador do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco:

Confira as galerias de fotos da grande manifestação em BH, neste link

Outros vídeos do evento:

 
Pin It

afju fja fndc