fbpx

Vitória: participação da categoria garante quórum para permitir inclusão dos servidores do MPU no Sintrajufe/RS e votação eletrônica para eleição da direção do sindicato

 

 

 

Sintrajufe (RS)

A categoria participou massivamente e o resultado é que, 11 dias antes do prazo, foi atingido o quórum da votação eletrônica para alteração no Estatuto do Sintrajufe/RS. São duas as alterações propostas: extensão e ampliação da categoria profissional atual para incluir os servidores do Ministério Público da União (MPU) no Estado do Rio Grande do Sul na base de representação do Sintrajufe/RS; e votação eletrônica para as eleições do sistema diretivo do Sintrajufe/RS a partir de 2019.

Para que as mudanças estatutárias sejam possíveis, é necessário o voto de, no mínimo, um terço dos sindicalizados e que dois terços dos votantes optem pelo “Sim”. Considerando-se que há 4.353 sindicalizados aptos a votar (filiados até as 18h30min do dia 14 de novembro), o quórum necessário é de 1.451 votos. Até as 16h28min desta quinta-feira, 13, já haviam votado 1.454 colegas. Quanto à inclusão dos servidores do MPU no Sintrajufe/RS, 1.367 (94,02%) votaram no “Sim”, 60 (4,13%) no “Não” e 27 (1,86%) se abstiveram. Sobre a votação eletrônica para o sistema diretivo do sindicato, 1.344 (92,43%) votaram no “Sim”, 87 (5,98%) no “Não” e 23 (1,58%) se abstiveram.

A grande participação e o alto percentual de “Sim” consolida a posição de ampla maioria da categoria a favor da unificação com o MPU e da eleição eletrônica no sindicato. O debate sobre a inclusão dos servidores do MPU ganhou força neste ano, com a renúncia da direção regional do SindMPU (https://www.sintrajufe.org.br/ultimas-noticias-detalhe/15782/direcao-da-secao-sindical-do-sindmpu-renuncia-e-aponta-unificacao-da-categoria-com-os-servidores-do-judiciario-federal-no-sintrajufe-rs) e a indicação de unificação, visando fortalecer a luta de ambas as categorias, que, de maneira geral, têm a mesma pauta de reivindicações. Com a eleição eletrônica para o sistema diretivo, o Sintrajufe/RS dará mais um passo importante no uso da tecnologia para garantir agilidade e ampliação da participação. 

A votação segue aberta até as 18h30min do dia 24 de dezembro; quando será anunciado o resultado final. É importante ressaltar que, mesmo atingido o quórum, os colegas devem continuar votando. Quanto maior o número de votos registrados, mais fortalecidas as decisões resultantes desse processo.

Entenda como funcionará o ingresso de servidores do MPU no Sintrajufe/RS

O texto proposto como alteração no Estatuto inclui os colegas do MPU lotados no Rio Grande do Sul entre os servidores abrangidos pela representação do Sintrajufe/RS. Dessa forma, eles poderão filiar-se ao Sintrajufe/RS, agregando força ao sindicato e, ao mesmo tempo, podendo usufruir das mesmas vantagens, benefícios e deveres dos atuais sindicalizados, como a possibilidade de utilizar os convênios, assessoria jurídica, assessoria de saúde – que conta com dois médicos e uma psicóloga, atendimento a questões funcionais locais e nacionais –, entre outros.

Uma vez concretizada a alteração estatutária, os servidores do MPU no RS poderão efetuar sua filiação. De acordo com deliberação do IX Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, será eleita uma representação provisória desses servidores na direção do Sintrajufe/RS, para que os colegas possuam plena representatividade até que assuma a próxima gestão eleita pela categoria (haverá eleição para o sistema diretivo em 2019). Uma vez encerrada a votação, o sindicato registrará o novo Estatuto alterado e fará o registro da extensão de base representativa junto ao Ministério do Trabalho ou órgão competente sobre a matéria de registro sindical.

Confira AQUI (https://www.sintrajufe.org.br/files/downloads/inclusao-dos-servidores-do-mpu-no-sintrajufe.pdf) as alterações propostas no Estatuto.

Entenda o que mudará com a eleição eletrônica para o sistema diretivo

Com a inclusão do artigo 84-A no Estatuto do Sintrajufe/RS, os servidores contarão com a possibilidade de que a eleição do Sintrajufe/RS ocorra via internet, em lugar da modalidade atual, que prevê o uso de cédulas de papel ou, se possível, urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral, para as eleições da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do sindicato. A eleição via Internet passará, portanto, a ser uma alternativa, desde que atendidos alguns requisitos.

De acordo com o texto proposto, a eleição eletrônica deverá contar com um sistema amplamente auditável, seguro, com possibilidade de fiscalização pelos eleitores e pelas chapas concorrentes. Isso ampliará a transparência e a democracia, uma vez que os sindicalizados poderão votar, dentro de um intervalo mínimo de 24 horas e máximo de 72 horas ininterruptas, de qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet.

Confira AQUI (https://www.sintrajufe.org.br/files/downloads/votacao-eletronica-para-eleicao-do-sistema-diretivo-do-sintrajufe.pdf) as alterações propostas no Estatuto.

Votação segue até 24 de dezembro; saiba como votar

A votação eletrônica segue aberta até as 18h30min do dia 24 de dezembro. Para votar, basta clicar em “votações eletrônicas”, no canto superior direito do site do sindicato, informando CPF e senha. Quem ainda não tiver senha deve informar o CPF para receber a senha enviada para o(s) e-mail(s) cadastrado(s) junto ao sindicato. Estão aptos a votar os colegas que sindicalizaram até as 18h30min do dia 14 de novembro. Em caso de dúvidas, os colegas devem entrar em contato com o Sintrajufe/RS pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (51) 3235-1977.

Importante: a senha é enviada instantaneamente para o e-mail cadastrado. Se não receber a senha na caixa de entrada do e-mail, verifique se não foi enviada para a caixa de spam. Se você errar a senha uma vez, não vai conseguir acessar novamente, mesmo que coloque CPF e senha corrigida. Nesse caso, é preciso atualizar o navegador antes de entrar novamente (clique F5 no teclado).
  

 

 

 

Pin It

afju fja fndc