fbpx

Sindjufe (BA):NOSSO REPÚDIO À PROPOSTA DO GOVERNO DE FECHAR A JUSTIÇA DO TRABALHO, e CHAMADO PARA A ATIVIDADE DO DIA 21

Não Publicado Expirado

Sindjufe (BA)

Apesar de não ser surpresa para nós o anúncio do presidente em uma entrevista ao SBT, consideramos absolutamente inaceitável o fechamento da JT! Isso acontecendo, seria a pá de cal no túmulo dos direitos trabalhistas, que vem sendo assassinados há anos, com furor nunca igual nos últimos 2 anos.

A perda do maior aparato protetivo do trabalhador, maior ramo do Judiciário Federal, com a defenestração de milhares de servidores, e abandono de milhões de trabalhadores será uma hecatombe nacional!

Com requintes de perversidade o presidente insinua que 4 milhões de ações trabalhistas é sinal de que a Justiça do Trabalho é um “obstáculo ao crescimento do País”. Deveria saber o Presidente que a grande maioria desses trabalhadores pedem apenas suas indenizações legais que foram negadas após a demissão. Ele inclusive já declarou que o trabalhador deve “escolher entre direito e emprego” e que “em nenhum lugar do mundo” existe tal aparato legal nem jurídico. Existe sim, caro presidente, alguns bem similares. Inclusive nos EUA, tão idolatrado por V.Exa., existe uma legislação trabalhista abrangente, com os tribunais detendo ampla competência para julgar conflitos laborais, exercendo-a com rigor, obrigando empresas a pagarem bilhões de dólares anualmente com indenizações, sem falar que a média salarial por lá é dezenas de vezes superior às de cá (porque não começa igualando os salários?). Na Europa temos mais exemplos que derrubam os argumentos do Presidente, os quais merecem nosso total e veemente repúdio!

Estes ataques mostram claramente que o Presidente Jair Bolsonaro não possui nenhum compromisso com os trabalhadores deste país, e pior ainda com os servidores públicos civis, chamados por ele de “privilegiados” provando estar a serviço do aprofundamento e radicalização da agenda neoliberal, a serviço dos interesses dos grandes empresários, banqueiros e dos que vivem da renda obtida através dos títulos públicos, os chamados rentistas.

O SINDJUFE-BA não se limitará a notas de repúdio, e promoverá atividades junto aos servidores e demais trabalhadores, advogados trabalhistas, magistrados e suas representações etc., para impedir que se concretize essa hecatombe nacional. E já no dia 21 de janeiro estaremos em uma atividade no TRT do Comércio, dialogando com a população e chamando-os a defender esse órgão que apenas ameniza a desigual relação capital-trabalho. Sem ele estará instalada a volta ao século XIX. Nesse dia ocorrerão atividades em todo o Brasil. Participe!

 

 

 

 

Pin It

afju fja fndc