fbpx

AUDITORIA CIDADÃ: Núcleo Baiano participa de evento em Amsterdã

 

 

 

Durante três semanas (de 17.11 a 07.12) ativistas de vários países (Marrocos, Filipinas, Colômbia, Brasil, Argentina, Estado Espanhol, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Suíça e EUA) estiveram juntos no IIRE (Instituto Internacional de Formação e Educação), em Amsterdã para estudar e discutir um conjunto de temas sociais, econômicos e políticos. A dívida pública foi um dos temas

discutidos em diversas ocasiões da formação. A economista Priscila Martins, uma das ativistas da Auditoria Cidadã da Dívida (Núcleo Bahia) e do Comitê pela Anulação das Dívidas Ilegítimas (CADTM) participou do evento.

O Instituto Internacional de Formação e Educação (IIRE) fundado na década de 1980, organiza formações coletivas, palestras e cursos voltados para ativistas de movimentos sociais do mundo inteiro. Nas palavras de Priscila: “aprender é um processo contínuo e coletivo. Foram três semanas intensas e extremamente enriquecedoras. Um intercâmbio de experiências singular. Agradeço ao movimento da Auditoria Cidadã da Dívida e ao Comitê pela Anulação das Dívidas Ilegítimas pela oportunidade que me foi concedida para fazer essa formação no IIRE. Agradeço a Maral Jefroudi e ao Alex de Jong – que dirigem o IIRE – pelo valioso trabalho que realizaram ao longo da formação.” 

Esta não é a primeira vez que a economista viaja para o exterior para representar o Núcleo Baiano e o CADTM, e membros desse movimento estiveram no Brasil no ano passado participando do Fórum Social Mundial, na Tenda da Unidade formada pelo SINDJUFE-BA, SINASEFE, ANDES, CSP-CONLUTAS, ASSIBGE e AUDITORIA CIDADÃ.

Nesse momento de agravamento da crise financeira o tema “dívida pública” precisa ser tratado com seriedade e a sociedade civil precisa cobrar transparência sobre esse pagamento que rouba anualmente metade do orçamento federal, e independente disso o montante segue em crescente.

Ainda em fevereiro a coordenadora nacional do movimento pela Auditoria Cidadã Maria Lúcia Fatorelli estará em Salvador onde partipará de uma palestra promovida pelo SINDJUFE-BA, e outra promovida pelo Núcleo Baiano e parceiros.

Para saber mais, acesse o site www.auditoriacidada.org.br e participe desse movimento.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc