fbpx

Preservação da vida é unanime em reunião dos sindicatos com presidente do TRF5 sobre retorno presencial

Preservação da vida é unanime em reunião dos sindicatos com presidente do TRF5 sobre retorno presencial

Os representantes dos sindicatos dos servidores, que fazem parte do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, reuniram-se com o presidente do Tribunal, desembargador federal Vladimir Carvalho, em videoconferência, expondo a preocupação com a vida dos servidores, magistrados e familiares em caso de retorno ao trabalho presencial. O desembargador federal foi incisivo ao defender a vida. “A vida de todo mundo é importante. Ninguém vai colocar em risco a vida de ninguém. Quem está com pressa terá que esperar”, defendeu. 

A reunião virtual foi convocada pelo TRF5 e ocorreu na terça-feira (04). Os representantes apresentaram as principais deliberações referendadas recentemente pelo Sindjus-AL, Sintrajufe-CE, Sindjuf-PB, Sintrajuf-PE, Sintrajurn e Sindjuf-SE.

O Coordenador-Geral do Sindjus-AL, Américo Sampaio, que participou da videoconferência, informou sobre as decisões da categoria pelo não retorno presencial ao trabalho e pela manutenção do teletrabalho, tendo em vista a crescente curva de contágios e mortes em Alagoas e no país, o que coloca em risco a vida de servidores, magistrados, familiares e jurisdicionados.

Em todas as falas, os representantes sindicais defenderam a valorização da vida e foram contra o retorno presencial para evitar o contágio e morte de colegas, enquanto não houver queda acentuada dos índices de casos de Covid-19 e de falecimentos, além de disponibilidade de vacinas e/ou medicamentos eficazes contra a doença.

Foram citadas as questões relativas às audiências, perícias e a preocupação com a exposição do trabalho dos Oficiais de Justiça, citando os riscos, locais inapropriados na realização de diligências e contatos com pessoas que não usam equipamento de proteção individual. Os representantes também revelaram o cumprimento eletronicamente da maioria dos mandados.

Representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de Pernambuco ressaltou a importância de se avaliar a abertura presencial das seções judiciárias e o Tribunal. “Os estados do Nordeste têm mostrado estabilização, mas continua alto o número de contágios e de mortes. A flexibilização do isolamento foi criticada por especialistas”.

As lideranças sindicais solicitaram ao Tribunal que realizasse uma pesquisa com todos os servidores da 5ª Região para avaliar como a categoria está se sentindo no teletrabalho, a produtividade, se há comorbidade entre servidores e seus familiares em casa, o grupo de risco e filhos em idade escolar. Também pediram o acesso ao material produzido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção para Implantação e Acompanhamento do Retorno Gradual às Atividades Presenciais na Justiça Federal da 5ª Região, que discute o retorno gradual das atividades.

O presidente do TRF5 desatacou que o Tribunal virtualmente está aberto aos sindicatos e associações para receber sugestões, destacando que ninguém está parado. Lembrou que vários tribunais, como o de Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba não têm janelas, o que impede a circulação do ar.

O presidente do TRF5 tranquilizou os participantes, ressaltando a preocupação, desde o início da crise ocasionada pela pandemia, de zelar pela saúde dos magistrados, servidores, requisitados e terceirizados. Disse que nada será aberto precipitadamente. “Vamos continuar sem pressa e com muita calma. O problema das audiências será resolvido aos poucos. Só levo o problema ao Pleno quando tiver certeza pelas estatísticas que a situação está boa. Fiquem tranquilos, não haverá precipitação. Não será aberta nenhuma seção sem o aval do Tribunal”.

A presidente da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região (Rejufe), juíza federal Madja Moura, revelou a posição da categoria é de cautela no retorno, uma vez que as varas têm conseguido produzir bem e o Tribunal está bem avançado quanto à digitalização dos processos.

Também participaram da reunião membros do GT, entre eles, a diretora-geral do TRF5, Telma Motta; o secretário especial da Presidência, Rondon Veloso; o diretor da Subsecretaria de Infraestrutura e Administração Patrimonial, Vladislave Leite; e o assessor de Gestão Estratégica, Governança e Estatística, Magnus Medeiros.

Com informações do TRF5 e do Sindjus-AL

Pin It

afju fja fndc