fbpx

SINDIJUFE-MT empossa nova gestão, e Sindicato passa a ser administrado por Diretoria Executiva Colegiada

Com muita disposição para encarar os desafios de um Sindicato de trabalhadores nos dias de hoje, tomou posse ontem (04) a nova Diretoria do SINDIJUFE-MT. Na gestão, coordenadores experientes atuarão com jovens diretores,  abrindo espaço para novas ideias e renovando a equipe, formada por Servidores de diferentes ideologias políticas, que uniram suas forças para fortalecer o Sindicato e representar a Categoria da melhor forma possível.

Diferentemente das solenidades presenciais, a posse da nova gestão aconteceu pelo google meet, ainda seguindo as recomendações das autoridades sanitárias devido à pandemia da covid-19. Mas o evento virtual não tirou o brilho da solenidade, pois a live da posse da nova gestão teve, inclusive, a participação de dirigentes da Fenajufe, que desejaram sucesso e parabenizaram os Diretores do SINDIJUFE-MT. O Assessor Jurídico do Sindicato, advogado Bruno Boaventura, também participou.

Encerrando a gestão em que representou o SINDIJUFE-MT na condição de presidente, Walderson de Oliveira Santos, o Oliveira, parabenizou os novos Diretores e destacou que não foi presidente do Sindicato por vontade própria e sim por força das circunstâncias. "Foram 3 anos de desafio, e preciso lembrar que o nosso Sindicato é suprapartidário, que o nosso pior inimigo talvez nem seja a covid, mas o governo, nosso patrão. Não só este governo, mas todos eles foram nossos inimigos,  cada um pior que o outro.Todos eles são patrões. Outro reconhecido inimigo da Categoria é o Supremo Tribunal Federal (STF), que não é patrão mas sempre se comportou contrariamente aos nossos interesses".  

Coordenadores

O presidente da Comissão Eleitoral, Saulo Ananias de Oliveira, leu a ata de posse e deu as boas-vindas aos novos Diretores. A administração do SINDIJUFE-MT será exercida por uma Diretoria Executiva Colegiada composta de 17 Coordenadores, integrantes da Chapa única "Juntos Somos Mais Fortes". O ex-presidente, Walderson de Oliveira Santos (TRT23), agora é Coordenador Geral e divide a função com outros dois Diretores, Jailson Antonio Barbosa (JF-MT) e Rodrigo de Freitas Silva Araújo (TRE-MT). Sandro Gonçalves Delgado (TRE-MT) continua no Financeiro, agora como Coordenador, com os também Diretores Vinícius Marcus Paulo Teixeira (TRT-23) e Lealdo Floresta de Oliveira (TRE-MT).

A Coordenação Executiva tem 11 Coordenadores: Juscileide Maria Kliemaschewsk Rondon (TRT-23), Edivaldo Rocha dos Santos (TRE-MT), Júlia Viñe (TRE-MT), Camilo Almeida de Sena (TRT-23), Márcia Regina Polidório (TRE-MT), Luis Cláudio de Campos Borges (TRT-23), Luiza Maria Arruda Thenquini (TRE-MT), José Ernesto Cadidé (TRT-23), Eloisa Helena de Oliveira de Campos  (TRT-23), Rodrigo Ferreira de Carvalho (TRT-23) e Hélida Vilela de Oliveira (TRE-MT).

Jusci também é Coordenadora da Fenajufe e Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de Mato Grosso (ASSOJAF-MT); Edivaldo é Professor da UFMT; e Luis Borges é Presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União no Estado de Mato Grosso (Asserjup-MT), apenas para ilustrar um pouco a bagagem cultural e a representatividade dos novos Coordenadores.

Belos pronunciamentos

"Parabéns à nova diretoria do Sindijufe MT e que seja uma gestão de luta e em defesa dos servidores", manifestou o Coordenador da Federação Thiago Duarte. Luis Claudio dos Santos, também da Fenajufe, disse que "só se constroi uma sociedade melhor trabalhando coletivamente" e afirmou, ainda, que um Sindicato não pode ser um instrumento de defesa de políticas que não sejam favoráveis à Categoria, se referindo a colegas do Amazonas favoráveis à extinção da Justiça do Trabalho. " Parabenizo vocês do SINDIJUFE e desejo que tenham um mandato coletivo, sem medo de debater a política.Vocês têm total capacidade e brilho para fazer a melhor gestão possível", afirmou.

De acordo com Jusci, que neste ano está completando 39 anos de militância,  é preciso levar para a base uma maneira de fazer sindicalismo que possa ter uma nova configuração, conforme a atual conjuntura, com a inclusão daqueles que nunca participam. "O pleno exercício dos direitos  (civis, políticos, etc) devem ser considerados pelo Sindicato, para conseguirmos alcançar a finalidade a que nos propomos. Que a gente vá além da percepção comum, para que possamos atuar de maneira efetiva e transformadora, com a participação da Categoria, no reconhecimento de seus direitos. Para mim será um prazer dividir essa gestão com vocês", disse ela, acrescentando ainda que a ação sindical também é ciência que envolve cooperação e mútua responsabilidade. "Democracia não é só votar de 4 em 4 anos mas, ter uma efetiva participação, e para termos uma boa gestão no Sindicato precisamos levar as discussões para o campo das ideias, e não para o lado pessoal", concluiu.

Para o novo Coordenador  Financeiro Vinicius Teixeira, no momento estamos precisando de otimismo crítico. "Muita gente tem o otimismo do Tiririca, que diz que pior do que está não fica, mas o fato é que estamos cada vez pior. Então, eu vejo que é preciso termos a união com a certeza de que vamos vencer e que é possivel sair disso, sem deixar de ver o que está acontecendo".

Luis Claudio Borges agradeceu pela oportunidade de fazer parte da Diretoria e ressaltou que aceitou o convite como uma oportunidade para aprender.
Não sou omisso. Posso errar nas colocações, mas não por omissão.A minha preocupação pra quem vai estar mais à frente do Sindicato é para que todos reflitam sobre isso, que vivemos mundos diferentes, muitos de nós já está com pé na aposentadoria, e o governo está sendo bem sucedido na retirada de direitos dos Servidores Públicos". Ele deixou alguns tópicos para reflexão: o que os sindicatos estão trazendo aos servidores? Cadê a renovação? O que os Servidores novos esperam de nós? E o que fazer para que os antigos e os novos retornem? São apenas reflexões", frisou ele. "Os Servidores querem resultados do Sindicato, mas para que isso seja possível eles também precisam retornar aos sindicatos".

Lealdo Floresta complementou as declarações dos colegas diretores defendendo que o Sindicato busque resultados. "É o que os nossos Sindicalizados esperam, nossa clientela são eles", observou.

Júlia Viñe, que nessa gestão voltou a integrar a Diretoria após um período afastada, desejou boas-vindas aos novos integrantes. "Também estou no Sindicato já faz bastante tempo, tivemos lutas difíceis pela defesa dos nossos salários, uma luta grande que nos deu algum reajuste. Talvez não tivéssemos alcançado isso se não tivéssemos lutado, conseguimos organizar várias caravanas e lotar a Esplanada dos Ministérios repetidas vezes . A gente lutou por um reajuste, que hoje faz parte da nossa sobrevivência. Participar do Sindicato tem um preço alto a ser pago, mas temos que fazer, e não me arrependo", disse ela.

Calendário

Segundo Jusci, a nova gestão já tem um compromisso pela frente e deve se reunir com urgência, pois tem uma Greve Geral marcada para 18 de agosto. Ela propôs que se marque uma reunião de diretoria até 9 de agosto, no máximo, para discutir o calendário de lutas.

 

Luiz Perlato/SINDIJUFE-MT

Pin It

afju fja fndc