fbpx

Sintrajuf-PE aprova estado de greve e paralisação

_A assembleia geral do Sintrajuf-PE, reunida de modo virtual na última quinta-feira (17), debateu as perdas inflacionárias e conjuntura e aprovou a proposta da Diretoria de mobilização pela recomposição salarial. Por unanimidade, foi deliberado o estado de greve e a adesão ao calendário nacional unificado de luta_

A instância máxima do Sindicato aprovou a participação no ato do Dia Internacional da Mulher em Recife, paralisação das atividades dia 16/03 com ato em Brasília, sem prejuízo de ato local, e convocou nova assembleia para 23/03 que vai decidir sobre greve a partir de 30 de março.

Participou como convidado o coordenador da Fenajufe, Roberto Policarpo, para contribuir com o debate. Policarpo trouxe informações e impressões sobre as reuniões da federação com os tribunais superiores, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o recente encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e respondeu a dúvidas e questionamentos dos presentes.

O coordenador fez um histórico da pauta da reposição, já tratada em 2021 junto ao STF, mas sem avanço muito em razão da pandemia e dificuldades de mobilização e abordou o momento vivido pelo País e as dificuldades e limitações de tempo e legais e afirmou a necessidade de mobilização para possibilitar a conquista da recomposição.

Um ponto debatido tratou do percentual – 19,99% - que não corresponde a todas as perdas no PJU, mas apenas à desvalorização no governo Bolsonaro. Trata-se de índice unificado com outras categorias.

Confira a proposta da Diretoria aprovada pela assembleia geral:

  • Índice unificado de 19,99% como base de luta junto ao governo/orçamento;
  • Manter integração do Sintrajuf-PE nos espaços de atuação conjunta (Frente Parlamentar Defesa do Serviço Público; Fenajufe/Fonasefe, Frente PE do Serviço Público) e seguir o calendário unificado;
  • Estado de Greve;
  • Dia 22/02 (terça-feira) - plenária estadual virtual da Frente PE, 19h. Transmissão nos canais do Sintrajuf;
  • Dia 8 de Março - participação no ato local pelo Dia Internacional da Mulher;
  • Dia 16/03 - PARALISAÇÃO nacional do serviço público, com participação no ato em Brasília, sem prejuízo de ato local se unificado se houver;
  • Dia 23/03 – Assembleia Geral - decidir adesão à greve a partir de 30/03, acompanhando o calendário unificado para eventual ajuste.

Solidariedade

A assembleia também foi espaço para manifestação de solidariedade. Foram expostas as situações do cartunista RAL – Romildo Araújo Lima, que enfrenta uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que o impede de trabalhar; ao trabalhador terceirizado do TRE, Ivanildo Barros de Oliveira (cantor) que se submeteu a um processo cirúrgico delicado no início de fevereiro; e à família da liderança da Associação dos(as) Agricultores(as) Familiares de Barreiros/PE, Geovane da Silva Santos, pelo atentado e assassinato de seu filho, e à comunidade do Engenho Roncadorzinho.

Pin It

afju fja fndc