fbpx

Sisejufe e sindicatos parceiros realizam mesa “Do golpe à PEC 32 – a trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da Classe Trabalhadora”

Atividade virtual faz parte da programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia e acontecerá no dia 23 de fevereiro, às 18h

 

 

O Sisejufe convida a todos e todas para a 2ª mesa de debates que será realizada no dia 23 de fevereiro, às 18h, no formato online, dentro da programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD). O tema em pauta é ”Do Golpe à PEC 32 – a trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da Classe Trabalhadora”.

Participarão do painel virtual a coordenadora da Fenajufe, Lucena Pacheco Martins; o presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini; o diretor do Sindjus-RS Fabiano Marranghello Zalazar; o diretor do Sintrajufe-RS José Oliveira; e o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Fabrício Loguércio. A conversa será mediada pela diretora do Sisejufe Soraia Marca.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do Sisejufe, com retransmissão pelo Facebook do Sindiquinze, Sintrajufe-RS, Sindijus-PR e Sindjus-RS. Para acompanhar, basta acessar o link sisejufe.org.br/aovivo no dia e horário marcados.

O que estará em pauta

A ideia é debater até que ponto o Poder Judiciário tem sido conivente com as várias reformas aprovadas (trabalhista, da Previdência, reforma que ampliou a terceirização; as privatizações e outros desmontes) e as que estão em curso, como a reforma administrativa, apesar da luta dos servidores e servidoras contra todas essas pautas de retirada de direitos.

Os convidados irão discutir também a omissão do Poder Judiciário com relação ao impeachment da presidenta Dilma, o qual o ministro Luís Roberto Barroso recentemente apontou como um golpe, que mudou o rumo das instituições brasileiras e inaugurou um período de austeridade e precarização da vida e do trabalho. Frente a isso, é essencial discutir qual tem sido a atuação dos servidores e das entidades para reverter essa realidade e denunciar esses desmontes.

Conheça os temas e convidados das outras mesas:

24/ 03 – 18h

Mesa 3 – Despatriarcalização da Justiça – Corpo, maternidade, encarceramento, violência e trabalho

Participantes: Anny Figueiredo (diretora do Sisejufe-RJ e Marcha Mundial das Mulheres), Andrea Ferreira (diretora do Sindijus-PR), Luciana Krumenauaer (diretora do Sintrajufe-RS), Alessandra Andrade (diretora do Sintrajufe-RS e membra do coletivo Voz Materna), Sofia Cavedon (deputada estadual do Rio Grande do Sul), Paola Bettamio (professora de direito da Estácio, doutoranda em Direito pela UFRJ e militante da Marcha Mundial das Mulheres) e Ana Paula Cusinato (diretora de Comunicação da CUT-DF e Marcha Mundial das Mulheres).
Mediação: Ana Priscila Alves (Marcha Mundial de Mulheres)

05/04 – 18h

Mesa 4 – Projeto 1º Acesso à Justiça e Quilombo do Sopapo. Trabalhadores produzindo políticas públicas. As experiências do Sisejufe e do Sintrajufe RS

Participantes: Eunice Barbosa (presidenta do Sisejufe-RJ), Lucas Ferreira Costa (diretor do Sisejufe-RJ), Anna Carolina Pedra (advogada voluntária do Programa 1º Acesso à Justiça para População de Rua) e Leandro Anton (Quilombo do Sopapo).
Mediação: Ana Paula Rios (presidente do Instituto LAR)

07/04 – 19h

Mesa 5 – Justiça Eleitoral e Democracia Brasileira: As Instituições estão em risco

Participantes: Fernanda Lauria (servidora da Justiça Eleitoral e secretária-geral do Sisejufe-RJ), Lucas Costa (diretor do Sisejufe-RJ) e Edson Borowski (diretor do Sintrajufe-RS).
Mediação: Pietro Valério (diretor do Sisejufe-RJ)

12/04 – 18h

Mesa 6: Ressignificando a atuação sindical na pandemia. Mudanças de abordagem, plataformas e comunicação.

Participantes: Alexandre Marques (assessor parlamentar do Sindiquinze), Tais Faccioli (jornalista e editora-chefe da Comunicação Sisejufe-RJ), Vera Miranda (Assessora Política do Sisejufe-RJ), Luciano Beregeno (Jornalista e editor-chefe da comunicação Fenajufe), Fabrício Loguercio (CTB).
Mediação: Ana Priscila Alves (Sisejufe-RJ)

 

Pin It

afju fja fndc