fbpx

Revisão salarial urgente: participe da Assembleia Geral online do Sintrajufe nesta quinta-feira, 26, às 15h

Revisão salarial urgente: participe da Assembleia Geral online do Sintrajufe nesta quinta-feira, 26, às 15h

Prosseguindo com o calendário indicado durante o Congresso da Fenajufe, com as ações unificadas para a construção da greve geral do setor público pelo reajuste salarial propostas pelo Fonasefe, e com as atividades específicas de nossa categoria nos locais de trabalho, o Sintrajufe convoca Assembleia Geral Online com todos os servidores do PJU e do MPU no Estado no próximo dia 26, às 15h, para discutir os próximos passos.

Todos os servidores e servidoras das diversas regiões do Estado devem participar. Até agora, mesmo com todo o esforço em Brasília e nos estados, o governo não abriu canal de negociação, e STF e PGR indicaram 5% de revisão salarial após anos de congelamento e inflação galopante – o índice não cobre nem as perdas registradas até agora apenas em 2022 e, apenas sob Bolsonaro, chega em 19,99%, que é o que é reivindicado pelo conjunto dos servidores de modo emergencial.

O link para acesso à Sala Virtual da Assembleia será divulgado nos canais do Sintrajufe Maranhão assim que estiver disponível.

Na última semana, o Sintrajufe Maranhão, seguindo o calendário nacional, realizou no Dia Nacional de Mobilização e Luta, 19 de maio, panfletagem sobre a questão das perdas salariais. As ações ficaram concentradas nas instalações da Justiça do Trabalho no Maranhão. Na avaliação da diretoria, a mobilização precisa aumentar, atingindo os demais órgãos da base do Sindicato e somando-se às ações unificadas – em vários estados professores e servidores dos institutos federais já estão em greve e, segundo calendário do Congresso da Fenajufe, estamos em processo de construção, com indicativo para o final deste mês.

Para dar sequência e intensificar as discussões sobre uma saída digna do congelamento salarial, toda a base precisa participar deste debate comparecendo à Assembleia.

Além da revisão salarial com recomposição de perdas, o calendário prevê diversas ações nesta construção, a serem realizadas em Brasília e também nos estados. Nesta quarta-feira, está prevista Audiência na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara para tratar do reajuste. Acompanhe os próximos dias-chave da mobilização:

Dia 30 de maio, 14h – Ato político em favor da recomposição da Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, por ocasião da sessão do CJF, em Brasília;
Dia 31 de maio, às 9h – ato público dos Servidores Públicos Federais (SPFs) com concentração no espaço do servidor (Esplanada dos Ministérios em Brasília), com Marcha (organizado pelo Fonasefe); à tarde, às 14h – Grande Ato Político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos: Recomposição Inflacionária Já” no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPFs.

Além das ações na capital federal, os Estados devem realizar atos e, para construí-los, o Sintrajufe chama todos e todas à Assembleia – os demais estados também realizarão seus fóruns para planejar suas ações, cumprindo a rodada de assembleias prevista em nosso calendário

Somado às mobilizações, a próxima semana também terá “corpo a corpo” com os parlamentares, ministros do Supremo, TCU: a Fenajufe e as representações dos sindicatos de base que estiverem em Brasília cumprirão, a partir do dia seguinte (1º de junho) agenda no STF, entregando memoriais e materiais da Federação para cada Ministro e suas assessorias a respeito da campanha salarial.

Mais itens de nossa pauta: quinquênios, desjudicialização da execução e nível superior para técnicos

Nesse mesmo dia (1º), na parte da tarde, prossegue a ação no Congresso Nacional, bem como no TCU, com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de “Desjudicialização da Execução”,“NS Já” e “Quinquênios” para todo funcionalismo público.

Pin It

afju fja fndc