fbpx

Em ato na Justiça Federal, servidores demonstram preocupação com avanço da terceirização

Em ato na Justiça Federal, servidores demonstram preocupação com avanço da terceirização

Essa também é uma forma de enfraquecimento de nossa categoria, e um risco ao serviço, com trabalhadores terceirizados nas secretarias com acesso indiscriminado aos atos processuais, com senhas de acesso, os chamados tokens, inclusive para tarefas que são exclusivas de servidores de carreira.

Esse parece ter sido um caminho para a terceirização dos trabalhos nas secretarias das varas na Seção Judicial, e uma forma de se aceitar a defasagem do quadro, a falta de servidores e a falta de concursos públicos que recomponham o quadro“, explicou Fredson Costa, coordenador jurídico do Sintrajufe Maranhão, durante o ato na Justiça Federal.

Durante o ato do último dia 31 de maio na Justiça Federal do Maranhão, quando servidores dos diversos órgãos do PJU e do MPU se reuniram para protestar contra a falta de revisão salarial de mais de meia década e a destruição de suas carreiras, eles aproveitaram para externar suas preocupações sobre como o enfraquecimento do serviço público se dá, além do rebaixamento e congelamento salarial, de outras formas, como o avanço terceirizações.

No caso do PJU e do MPU, além de essa situação contribuir para o esvaziamento do quadro de servidores efetivos que atendam a população e deixe a justiça mais célere, há o comprometimento da distribuição da justiça, com tarefas que exigem determinado grau de formação sendo executadas por um número indiscriminado de trabalhadores terceirizados manuseando processos, o que representa, segundo apontaram, risco para a prestação jurisdicional.

A fala acima, de um servidor da Justiça Federal, demonstra o cenário atual no órgão.

Sintrajufe em ação: faça também sua parte:

Com o avanço da terceirização indiscriminada na JF e nos demais órgãos do PJU e do MPU no Maranhão, os representantes do Sindicato informaram, ainda durante o ato, que a entidade vai oficiar a todos os órgãos para que informem a quantidade de terceirizados em seus quadros e detalhem em que atividades estão enquadrados.

Esse assunto também deverá ser pautado nas audiências que o SINTRAJUFE está buscando agendar com as administrações de tribunais regionais e procuradorias no Estado: além da terceirização, outros assuntos que preocupam os servidores também deverão ser abordados, e o Sindicato está à disposição de toda a categoria para que sugira pontos de pauta dessas reuniões.

Para apontar assuntos que devam ser tratados junto às direções dos órgãos de nossa base, basta acionar algum dos membros da Diretoria, ou entrar em contato através do canal de comunicação geral, via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na sequência, a diretoria do Sintrajufe poderá entrar em contato com o servidor para avaliar conjuntamente como poderá ser encaminhada a demanda. Vamos juntos e juntas defender nossas carreiras – por isso, não esqueça do ato dos servidores públicos federais dia 15 de junho, às 13h, em frente ao TRE/MA na Areinha.

Para entrar em contato com o Sintrajufe, acesse o e-mail acima, também nossas redes ou ligue (98) 9 8899 0822 (Secretaria Sintrajufe/WhatsApp)

Veja mais em sintrajufemacom.wordpress.com

Pin It

afju fja fndc