fbpx

 Marcha Mundial das Mulheres-RJ, parceira do Sisejufe, recebe Moção de Reconhecimento, na Câmara de Vereadores do Rio

Marcha Mundial das Mulheres-RJ, parceira do Sisejufe, recebe Moção de Reconhecimento, na Câmara de Vereadores do Rio

Sessão solene aconteceu na manhã desta 6ª feira, 26/08, no auditório da Câmara

Agosto é o mês da juventude. Para celebrar a data e homenagear os jovens que fazem a diferença na sociedade, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou na manhã desta 6ª feira, 26/08, no auditório da casa, uma sessão solene de entrega de Moção de Reconhecimento a 10 iniciativas desenvolvidas e/ou encabeçadas por essa juventude atuante. A Marcha Mundial das Mulheres-RJ, parceira do Sisejufe, foi uma das que receberam a Moção de Reconhecimento.

A iniciativa partiu do mandato da vereadora Tainá de Paula, que comentou a importância do evento: “Agosto é o mês da juventude e nosso mandato vem então contribuir com o debate sobre a juventude na cidade do Rio de Janeiro, mas também homenagear as bravas e os bravos que falam, acreditam, lutam e querem uma cidade mais justa para nossos jovens e para toda a sociedade”.

A Marcha Mundial das Mulheres há muito tem construído projetos em conjunto com o Sisejufe. A atuação com as mulheres do Acampamento Sebastião Lan, as Feiras do Bem Viver nos tribunais, o projeto Escuta Mulher, a participação na Marcha das Margaridas em 2019 e as ações de solidariedade na comunidade Tavares Bastos durante a pandemia são alguns exemplos disso.

Outra parceria da qual nos orgulhamos é o nosso Departamento de Mulheres, que nasceu como um núcleo sindical da Marcha Mundial. Anny Figueiredo, diretora do Sisejufe, militante da Marcha Mundial das Mulheres-RJ e coordenadora do departamento, afirmou que ganhar a Moção de Reconhecimento é representativo, importante e simbólico para todas as mulheres, jovens ou não: “É no coletivo que construímos ainda mais a nossa força. A potência dessa luta está nas ruas, está em mim, em você, em cada uma de nós que luta, sonha a acredita numa sociedade plural, livre, igualitária”.

Ingrid Figueiredo, jornalista e militante da Marcha Mundial das Mulheres, recebeu a Moção de Reconhecimento em nome de todas as mulheres da Marcha. “Como movimento social, é muito importante ganharmos esse reconhecimento. A Marcha Mundial das Mulheres é uma articulação de mulheres na luta pela erradicação da pobreza e da violência sexista. Aqui no Brasil, nos enraizamos e crescemos por todo o território nacional e estamos presentes em mais de 20 estados brasileiros. No Rio, nossa história foi e é também muito atrelada à história das mulheres jovens na luta contra toda a opressão. E é bom lembrar que em época de eleição, é igualmente importante elegermos pessoas que nos representem. Nossa luta é permanente. Queremos lutar pela melhoria da vida das mulheres e de todos. Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres”.

A vereadora Tainá de Paula encerrou o evento agradecendo a presença de todos os coletivos presentes e reafirmou a importância da juventude para a construção de uma agenda política mais representativa para todos e todas.

Vera Miranda e Ana Priscila, representantes do Sisejufe e militantes da Marcha Mundial das Mulheres-RJ também estiveram presentes e participaram da sessão solene que homenageou nossa juventude.

Pin It

afju fja fndc