fbpx

Plano de Lutas aprovado no 10º Congrejusc prepara Sindicato para as lutas dos próximos três anos

Plano de Lutas aprovado no 10º Congrejusc prepara Sindicato para as lutas dos próximos três anos

O X Congresso Ordinário do Sintrajusc, realizado nos dias 8 e 9 de outubro em Florianópolis, encerrou com a aprovação do Plano de Lutas para os próximos três anos, de reformas no Estatuto do Sindicato e de duas moções. Dos 44 delegados e delegadas inscritos, 43 se credenciaram a participar. Ao longo da semana, publicaremos todos os documentos citados, assim como o resumo das palestras em vídeo.

No primeiro dia do congresso, o cientista político Rudá Ricci falou sobre “Desafios do Estado e Justiça no Brasil”. Na palestra, ele abordou o perfil do Estado contemporâneo, o papel da Operação Lava-Jato e a realidade do Judiciário brasileiro. Neste tópico, o palestrante citou a superexposição do Judiciário a partir da Ação Penal 470 (processo jurídico penal que julgou os acusados de corrupção do chamado mensalão).

 Ele também falou sobre o ativismo judicial avançando sobre os outros poderes e a disputa entre os chamados garantistas e os ativistas judiciais, citando o pendor conservador/moderador do Judiciário e o seu perfil masculino, branco e de classe média alta. No debate, tirou dúvidas, indicando três caminhos para a atuação sindical: a atenção à saúde mental, a atenção às identidades culturais fragmentadas e suas necessidades e a discussão sobre o futuro que se busca alcançar, levando os debates para dentro e fora dos sindicatos.

Ainda no sábado, foi feita a leitura das três teses apresentadas ao Congresso, intituladas “Tese 25 anos do Sintrajusc”, “Tese GAS X TAF” e “Proposição Inicial para um Novo Plano de Cargos e Salários”. Na sequência, o assessor parlamentar do Sindicato, Alexandre Marques, por vídeo, deu informes sobre carreira, recomposição salarial e a articulação pela derrubada do veto ao Nível Superior para Técnico Judiciário (NS).

O debate continuou nos quatro Grupos de Trabalho, que apresentaram propostas para quatro eixos: 1 – Combate ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho; 2 – Formas de trabalho: teletrabalho, jornada de trabalho, metas; 3 -Organização sindical: campanha de filiação, novas formas de mobilização em face do teletrabalho. 4-Formações: Fazendo Escola, novas tecnologias de informação e comunicação.

No domingo, o assessor jurídico Luciano Cunha, da Pita Machado Advogados Associados, detalhou o Cenário Jurídico e as Ações do Sintrajusc. Em seguida, foram apreciadas as teses, unificados em um só documento, as propostas que vieram dos quatro Grupos de Trabalho e as alterações estatutárias propostas pela diretoria do Sintrajusc.

A parte cultural contou com a apresentação do Mané Darci, do Trio Samba (Camélia Martins, Gustavo Lopes e Osvaldo Pomar) e do músico Mr. Johnson, que é servidor em Blumenau.

A avaliação foi a de que o Congresso foi muito produtivo, com propostas bastante ricas e muita troca de experiência entre os e as colegas que participaram, preparando o Sindicato para os embates que virão. A direção do Sintrajusc agradece a cada servidor e servidora que participou e a toda a equipe envolvida para que os trabalhos decorressem de forma positiva e estimulante!

Crédito de imagem: Rosane Lima

Pin It

afju fja fndc