fbpx

ChatGPT passa na primeira fase do exame da OAB; Sintrajufe/RS publica segunda matéria sobre o tema

ChatGPT passa na primeira fase do exame da OAB; Sintrajufe/RS publica segunda matéria sobre o tema

Um experimento com o sistema de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, que tem ganhado destaque na mídia nas últimas semanas, mostra o tamanho da ameaça que a utilização desse tipo de instrumento pode representar para diversos profissionais. O robô foi capaz de “ser aprovado” na primeira fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um exame considerado bastante difícil e que tem baixos índices de aprovação.

Na última semana, o Sintrajufe/RS publicou matéria explicando o funcionamento do ChatGPT e avaliando os riscos e ameaças para a população que é objeto das decisões do judiciário e seus servidores e servidoras. Leia a matéria completa AQUI.

O que é o ChatGPT e como ele escreve seus textos, segundo “ele mesmo”

O ChatGPT é, em suma, um robô criado pela Open AI, uma startup especializada em inteligência artificial. Ele responde a perguntas diversas e produz textos de diferentes tipos sobre os assuntos solicitados pelos usuários. Questionado pelo Sintrajufe/RS sobre “como o ChatGPT escreve seus textos”, o robô explicou seu funcionamento básico: “Eu, o ChatGPT, escrevo meus textos usando uma tecnologia chamada deep learning. Sou treinado por meio de um processo de aprendizado por reforço, onde recebo feedback sobre minhas respostas e ajusto minha estratégia com base nesse feedback. Isso me permite responder de maneira eficaz a perguntas e gerar textos coerentes e naturalmente escritos. Além disso, tenho acesso a grandes quantidades de dados da Internet, incluindo artigos, páginas da web e conversas, o que me ajuda a responder perguntas de maneira informativa e precisa. Em resumo, escrevo meus textos usando uma combinação de aprendizado por reforço, acesso a dados e processamento de linguagem natural”.


48 pontos na prova da OAB, 8 a mais do que o necessário

O presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) conduziu um experimento aplicando ao ChatGPT a prova da primeira fase do exame da OAB de 2022. Para obter aprovação, eram necessários 40 pontos: o robô fez 48 dos 80 possíveis. Ao jornal O Estado de S. Paulo, Marques disse que enviou as perguntas de múltipla escolha para o chatbot e pediu para que a máquina não apenas escolhesse uma das alternativas como também justificasse de maneira breve sua opção: “Em 3 de janeiro, apliquei o mesmo teste e o ChatGPT fez 36 pontos. A OpenAI fez melhorias e agora a ferramenta foi capaz de passar na prova”, contou ele ao jornal. O ChatGPT já obtivera resultados suficientes para aprovação em testes realizados com outras provas de categorias profissionais nos Estados Unidos e no México.

No caso da OAB, o índice de aprovação de humanos é baixo, o que reforça a capacidade do ChatGPT no que se refere a questões técnicas – embora seja incapaz de tomar decisões que levem em conta contexto sociopolítico, subjetividade, etc. O exame promovido pela OAB no segundo semestre de 2021 teve o maior percentual de aprovação de sua história desde a unificação da prova, que ocorreu em 2010, com apenas 31,4% dos candidatos sendo aprovados.


 
 
 
 
Pin It

afju fja fndc