fbpx

Encontro preparatório estadual ao Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe elege representantes de Santa Catarina

Encontro preparatório estadual ao Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe elege representantes de Santa Catarina

No sábado, 6, o Sintrajusc promoveu um encontro preparatório ao Encontro Nacional de Carreira da Fenajufe, em 20 e 21 de maio. A reunião, online, também definiu a delegação de Santa Catarina que participará da atividade nacional.

A coordenadora Denise Zavarize abriu os trabalhos destacando que uma pesquisa na base de dados da página do Sintrajusc com a palavra “PCS” revela que qualquer Plano de Cargos e Salários que a categoria alcançou dependeu de muita luta feita pelos servidores e servidoras organizados nos Sindicatos.
Na luta, reforçou, o elemento mais importante é a unidade, a qual se alcança no entendimento de que nenhum PCS será perfeito e de que o atendimento de todas as pretensões é o ideal buscado, mas não necessariamente alcançado.

“Portanto, é no debate das ideias, no diálogo e na construção constante de propostas que conquistaremos um PCS que valha a pena chamar de nosso”, concluiu.
O coordenador Paulo Roberto Koinski, que também é da direção da Fenajufe, fez um histórico da luta pelos quatro PCSs, observando que a retirada da sobreposição buscou uma recomposição maior para o início da carreira.

Ele ressaltou ainda que a disputa orçamentária é forte, e assim qualquer proposta que seja construída de carreira deve trabalhar no sentido do fortalecimento e da unidade da categoria frente às pressões. Sem unidade, os riscos de perda de direitos ou ataques ao conjunto da categoria serão maiores.
Na atualização do debate sobre carreira na categoria, houve apresentação de Vera Miranda, assessora técnica da Fenajufe junto ao Fórum de Carreira do CNJ, e de Alexandre Marques, assessor parlamentar do Sintrajusc.

Vera Miranda retomou o conjunto de questões que envolvem historicamente o debate sobre carreira na categoria, ao mesmo tempo em que analisou essas questões inseridas no contexto atual. Tratou, ainda, especificamente, de como essas discussões têm se desenvolvido no Fórum de Carreira do CNJ. Dessa forma, Vera levou à reunião elementos que embasaram a continuidade do debate entre os e as colegas. Ela abordou as premissas estratégicas para a valorização plena da carreira, voltadas para a unidade de todos os cargos, áreas e especialidades no mesmo processo de reestruturação, elementos essenciais para pensar o projeto que queremos.

Já Alexandre Marques falou sobre os passos da luta, que envolvem projeto de autoria do Judiciário, passando pelo Legislativo e tendo que ser sancionado pelo Executivo. Ele abordou ainda os desafios diante de novas realidades, como o avanço do teletrabalho e novas tecnologias, e a necessidade de recomposição da força de trabalho, afetada pelas reduções orçamentárias.

Na sequência, foram expostas as duas teses apresentadas no encontro, nos anexos, que serão levadas ao Encontro Nacional.
A representação de Santa Catarina ficou a seguinte:

Alexandre Lapagesse da Silveira – JF

Chrystina Pelizer – JF

Clóvis Miguel Massignani – JT

Denise Zavarize – JT

Everton Rodrigues Garcia – JT

Kleber Munhoz de Paula – JT

Marco Antonio Pereira Madruga – JT

Maria José Olegário – JT

Simone de Medeiros Dela Vedova – JF

Willian Aparecido Cevassi – JF

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL:

20/05 (sábado)
9h – Abertura e informes da Fenajufe (andamento do Fórum Permanente de Gestão de Carreira do CNJ)
9h30 – Informes dos Sindicatos para apresentação das propostas aprovadas nas reuniões, assembleias ou encontros regionais preparatórios ao encontro nacional
12h – Intervalo para almoço
14h – Desenvolvimento na carreira, atribuição dos cargos e capacitação, com Vera Miranda, assessora técnica da Fenajufe
15h30 – Intervalo para o lanche
16h – Debate
18h – Encerramento do dia
21/05 (Domingo)
9h – Política salarial (remuneração, política fiscal, comparativos entre as carreiras, legislação, empecilhos a superar, simulação de parâmetros), com Luis Alberto dos Santos
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Encaminhamentos
18h – Encerramento

TESE-Guilherme-Zanetta-Simoni-TRT12-SETIC-Florianopolis.pdf (1119 downloads)  

TESE-Kleber-Munhoz-de-Paula-TRT-3a-Vara-do-Trabalho-de-Lages.docx (1113 downloads)  

Pin It

afju fja fndc