fbpx

“Entramos pela porta da frente!”: novos colegas defendem o concurso e criticam a PEC 32; jovens servidores convidam à sindicalização

Nessa quarta-feira, 17, o Sintrajufe/RS participou da cerimônia de boas-vindas aos novos e às novas colegas do TRT4. As diretoras Arlene Barcellos e Camila Telles e os diretores Marcelo Carlini, Walter Oliveira e Zé Oliveira representaram o sindicato na atividade.

Em março, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou o provimento de 2.000 cargos vagos nos TRTs em todo o Brasil, entre os quais 105 no TRT4, sendo 90 analistas judiciários e 15 técnicos judiciários, de diferentes especialidades. Foram esses os e as colegas que estiveram na cerimônia. Os nomeados estão distribuídos em 31 municípios (60% para unidades de Porto Alegre e 40% para o interior).

O Sintrajufe/RS vem lutando pelo preenchimento das vagas abertas no TRT4 e nos demais tribunais do Rio Grande do Sul. Quando foram autorizadas as mais recentes nomeações, em março, a Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul tinha 410 cargos vagos. Atualmente, mesmo com as nomeações concretizadas, a situação se agravou: conforme quadro com quantitativo de cargos e funções divulgado pelo TRT4 no dia 30 de abril, são, hoje, 427 cargos vagos no tribunal, sendo 111 de analistas, 292 de técnicos e 24 de auxiliares. Em sua intervenção na cerimônia dessa quarta, o Sintrajufe/RS destacou a luta que o sindicato vem travando no último período para sanar esse problema, que sobrecarrega os servidores e as servidoras e prejudica o atendimento à população. O sindicato também tem se reunido com outros aprovados em concursos do próprio TRT4 e do TRF4 para apoiar esses futuros colegas em seu ingresso no Judiciário Federal.


Em depoimento ao Sintrajufe/RS, a colega Gabriela Simões, que recentemente tomou posse como analista e está sindicalizada desde que ingressou no TRT4, disse que o sindicato atua como uma voz para servidores e servidoras, especialmente aqueles que trabalham no interior e que encontram na entidade uma voz em defesa de suas demandas. Já o colega Othoniel Netto, lotado na 1ª vara trabalhista de Porto Alegre, ressaltou a defesa dos concursos públicos, uma porta de entrada para os serviços públicos que não está ligada a apadrinhamentos políticos, deixando aos servidores e servidoras a obrigação de servir apenas à população. Por sua vez, a colega Camilla Hartmann destacou a importância da Justiça do Trabalho, uma instituição que atua em defesa de direitos trabalhistas e pela justiça social, e sublinhou a importância da atividade sindical: “sem o sindicato, não temos amparo”, disse.


Sindicalize-se!

Além de contribuir para o crescimento e o fortalecimento de nossa entidade e para a convivência democrática e solidária, ser filiado ao Sintrajufe/RS significa ingressar em todas as ações coletivas movidas pelo sindicato, ter acesso a diversos convênios, escolher os destinos da entidade pelo voto e ser protagonista de nossas maiores conquistas.

Para se sindicalizar, abra e imprima a ficha de sindicalização, disponível AQUI, preencha, confira tudo e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail sintrajufe@sintrajufe.org.br. Você também pode enviar por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660 – Menino Deus – Porto Alegre – RS – CEP 90.130-000) ou entregar para o diretor de base de sua unidade.

Em caso de dúvidas, o Sintrajufe/RS está à disposição para atender os e as colegas na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660), pelo telefone (51) 3235-1977 ou pelo e-mail ouvidoria@sintrajufe.org.br.

Filie-se ao Sintrajufe/RS! Sindicalizando-se, você passa a integrar um dos maiores sindicatos da nossa categoria no país!

Pin It

afju fja fndc