fbpx

Em reunião com líder do PSL, Fenajufe reafirma posição contrária à reforma da Previdência

Na sequência de agendas da semana com esforço concentrado contra a reforma da Previdência, a Fenajufe participou na tarde desta quinta-feira (4) de reunião com o deputado Delegado Waldir, líder do PSL na Câmara dos Deputados e com Carlos Mendonça, assessor de Previdência da liderança do partido. O objetivo foi cobrar um posicionamento do partido do governo sobre os ataques aos servidores públicos – incluindo o discurso adotado por Paulo Guedes de que são privilegiados – e situar a posição contrária da Federação à PEC 6/2019.

Estiveram presentes os coordenadores Charles Bruxel, Costa Neto, Epitácio Júnior, Erlon Sampaio, Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Isaac Lima, Leopoldo de Lima, Roniel Andrade e Thiago Duarte. Pela base, Sintrajurn-RN e Sindjufe-MS também estiveram presentes. 

Os dirigentes se posicionaram a respeito do substitutivo do relator deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e destacaram pontos que atingem os trabalhadores - tanto da iniciativa privada quanto do serviço público - como a regra de transição, idade mínima, direito adquirido e abono de permanência, por exemplo.

E, apesar da insistência no argumento de que existe rombo na Previdência, há enorme falta de transparência da equipe econômica com relação aos números que embasam a proposta: sete planilhas que, em tese, demonstrariam a fonte do déficit, estão ausentes nos dados divulgados.

O deputado explicou que o PSL, desde o início, fechou questão sobre a PEC 6/2019 sem margem para questionamentos de nenhuma natureza. Justificou, ainda, que o governo não está negociando diretamente a aprovação da PEC, função, segundo ele, atribuída ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), juntamente com os partidos de centro. De acordo com o Delegado Waldir, todos os destaques apresentados serão derrotados na comissão especial e que o governo já tem os votos para aprovação em plenário na próxima semana.

Outro aspecto abordado com o Delegado Waldir no encontro foi o tema da alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico Judiciário (NS) - pauta da categoria. Na ocasião, os coordenadores entregaram material da Fenajufe incluindo nota técnica e carta aos parlamentares. Uma nova reunião deve ser marcada para o próximo semestre.

 

Raphael de Araújo, a serviço da Fenajufe
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

Pin It

afju fja fndc