fbpx

Servidores do Judiciário em Minas entram em greve por tempo indeterminado dia 20

Foto: Erinei Lima

Categoria cruzará os braços na próxima segunda-feira e percorrerá os tribunais conscientizando os colegas. Sindicato colocará pontos de apoio nos principais locais de trabalho na Capital

Reunidos em ato público e assembleia, que contou com quase 300 pessoas nesta terça-feira (14), na porta da Justiça Federal, em Belo Horizonte, os servidores do Poder Judiciário Federal em Minas deliberaram por greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 20. Segundo o Sitraemg-MG, a decisão da categoria é uma resposta ao “rolo compressor” do governo de Dilma Rousseff, que parece ter se esquecido de seu passado de luta contra a opressão do Estado para oprimir os trabalhadores em suas lutas por direitos – só o PL 6613/2009, que trata do reajuste da categoria, está parado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) há mais de dois anos.

Aos se dirigir aos servidores, Lúcia Bernardes deu informes sobre a movimentação em Brasília (onde o Sitraemg estará presente amanhã, dia 15, com uma caravana de 25 pessoas para representar Minas Gerais na Marcha Unificada dos Servidores), que deflagrou a greve dia 1º de agosto, e comentou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinando a permanência de 80% dos servidores da Justiça Eleitoral em serviço durante a greve. “O comunicado diz que 80% precisam trabalhar – mas se os 20% restantes pararem, já teremos um efeito satisfatório”, disse Lúcia. O quadro nacional de greve, lido pelo coordenador Hélio Diogo, foi saudado com aplausos e apitaços. “Minas não pode ficar de fora (da greve), temos uma grande responsabilidade nessa luta”, disse o coordenador.

Além da greve, os servidores presentes decidiram formar grupos para fazer um trabalho de convencimento e corpo a corpo nos tribunais e já deixaram agendado novo Ato Público dia 21, terça-feira, também em frente à Justiça Federal (Avenida Álvares Cabral, 1741, Santo Agostinho – Belo Horizonte), de 12h às 14h. À frente do ato desta terça, estiveram os coordenadores-gerais do Sitraemg Hebe-Del Kader e Lúcia Maria Bernardes de Freitas e os coordenadores executivos Artalide Lopes, Débora Melo Mansur, Paulo Márcio Santos, Hélio Ferreira Diogo e José Francisco Rodrigues.

Hebe-Del Kader, coordenador do Sitraemg-MG, que também é membro da diretoria da Fenajufe, chamou a atenção dos servidores para a necessidade de mais “solidariedade entre os colegas na hora da luta”. “O colega que faz a greve está lutando pelos direitos de todos – então é justo que você (que não se mobiliza) pense nisso quando ele o chamar para participar”, aconselhou o sindicalista. Para alertar sobre a gravidade do momento que os servidores públicos federais atravessam, Hebe-Del lembrou o sucateamento da categoria dos bancários e da tentativa de desmonte da Polícia Federal, que também está em greve: “Nós carregamos essa Justiça nas costas, sem nós ela não funciona. Se não nos mexermos agora, ficaremos ‘sabe-se lá quantos anos’ sem reajuste”.

Já no dia 20, segunda-feira, quando começa oficialmente a greve em Minas, o Sitraemg estará presente na porta dos três principais prédios dos tribunais em Belo Horizonte com barracas onde os servidores poderão assinar a lista paralela de ponto, obter informações sobre a mobilização e terão à sua disposição materiais informativos do Sindicato. Aos servidores do interior, o sindicato orienta que estes devem fazer a mobilização e enviar informes e fotos ao Sindicato, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Sitraemg-MG

 

 

Pin It

afju fja fndc