fbpx

Servidores do Piauí fazem vigília em frente ao TRE nesta quinta (30)

Sexta-feira (31) é o último dia do prazo para o governo enviar a proposta orçamentária do ano de 2013 para o Congresso Nacional. Por conta disso, os servidores do Judiciário Federal no Piauí, em greve desde o dia 20, farão uma vigília com velas acesas nesta quinta (30), em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, como ato simbólico para pressionar o Governo a incluir o reajuste salarial dos servidores no Orçamento. A atividade deve começar às 18h e se estender até as 22h.

Nesta quinta pela manhã os servidores também se reunirão em frente ao TRE, nas manifestações diárias que o Sintrajufe-PI promove. Nesta quarta, a manifestação contou com a participação de servidores de vários órgãos em greve: representantes da UFPI, Dnocs, Incra, IFPI e Ministério Público deram suas contribuições para as discussões do ato público em frente ao TRE.

Um servidor comentou sobre a proposta oferecida pelo governo para as várias categorias em greve – em média 15% de reajuste. Ele desabafa: “Não adianta colocar na mesa pra gente uma proposta de 15% porque não funciona. Nós temos um plano no Congresso e é ele que vale para nós. Nós temos que lembrar também que a Dilma, no ano passado, limitou o Orçamento proposto pelo Judiciário e não incluiu o percentual que garantiria a nossa reposição no Orçamento de 2012. Temos que nos lembrar disso para saber até onde vale a pena nós ficarmos em nossos trabalhos, executando os serviços enquanto vetam nossos direitos”, reclamou o servidor.

A diretora Madalena Nunes se referiu ainda à carga de trabalho excessiva no Tribunal Regional Eleitoral neste período. Segundo ela, somente esta semana foi autorizado o pagamento das horas-extras trabalhadas desde maio. Além disso, há uma resolução no Tribunal que limita o pagamento de horas-extras e compensação, tornando quase inviável o pagamento do trabalho realizado pelos servidores da casa. A diretora denuncia que o Tribunal Superior Eleitoral gastou R$ 17 milhões com a campanha Voto Cidadão, contratando a empresa sem processo licitatório. “Eles gastam um dinheiro absurdo ilegalmente e alegam que não têm dinheiro para pagar as horas excedentes dos seus servidores. E pior é que ainda tem gente que permite tal exploração”, denuncia Madalena Nunes.

O diretor Saturnino Dantas parabenizou os servidores da Justiça Federal, em especial da 5ª Vara, por participarem massivamente das concentrações de greve. Os diretores chamam a atenção dos servidores que ainda não aderiam ao movimento e lembram: “Greve não se faz de camarote, se faz aqui no chão”,exclama o diretor Pedro Laurentino.

Fonte: Sintrajufe-PI

Pin It

afju fja fndc