fbpx

Eleições Sintrajufe/RS: votação eletrônica é novidade para democratizar e modernizar o sindicato

 

 

Estão acontecendo desde as 9h desta quarta-feira, 26, e seguem até as 20h da quinta-feira, 27, as eleições para a Direção Colegiada e o Conselho Geral do Sintrajufe/RS. Pela primeira vez, a votação acontece de forma eletrônica, por um site criado especificamente para que os colegas votem (https://sintrajufe.relatasoft.com.br/). É um ponto alto de um processo de democratização e inserção do Sintrajufe/RS em uma dinâmica de uso das novas tecnologias para melhorar nossa entidade. Até as 15h50min desta quarta, já foram computados 1.328 votos para a Direção Colegiada e 1.317 para o Conselho Fiscal. Conforme a Comissão Eleitoral, a eleição transcorre sem incidentes.

ATENÇÃO: os navegadores que podem ser utilizados (verificar se a versão está atualizada) são os seguintes: Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari e Opera (versão completa).

A implementação de mecanismos de participação eletrônica no Sintrajufe/RS teve início em 2017, com a criação, aprovada em assembleia geral que também elegeu seus membros, do Grupo de Trabalho de Participação Eletrônica, cuja primeira reunião aconteceu em dezembro daquele ano. Algumas ações específicas, como consulta paralela sobre eleição no TRT4 já haviam sido feitas nesse sentido, mas foi com a criação do GT que o processo se solidificou.

A partir das discussões realizadas no Grupo de Trabalho, foram definidas e operacionalizadas videoconferências nas assembleias gerais, possibilitando maior participação do interior – já são seis cidades-polo habilitadas para isso: Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santana do Livramento.

Foi também no Grupo de Trabalho que se preparam os regramentos para a realização de votações eletrônicas no site do Sintrajufe/RS, que começaram em 2018 com consultas e evoluíram para votações deliberativas. Em abril de 2018 foi aberta a primeira consulta eletrônica para toda a categoria, tratando da sobreposição de tabelas salariais. Em agosto, pela primeira vez os colegas aprovaram por via eletrônica o ingresso de ações judiciais, outra importante inovação no nosso sindicato. O regramento definitivo para as votações em caráter deliberativo fora aprovado pouco antes, no final de junho, em assembleia geral.

Os recursos eletrônicos também foram fundamentais para a realização da maior assembleia da história dos trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul: realizada via internet, na área de acesso restrito do site do Sintrajufe/RS, como definido em assembleia geral presencial, a assembleia plebiscitária que alterou o estatuto do sindicato teve 1.568 votantes. Após 40 dias de votação no site do Sintrajufe/RS, foram aprovadas as alterações estatutárias que permitiram a realização de eleições pela via eletrônica, além da inclusão dos colegas do Ministério Público da União na base da categoria.

Finalmente, em abril de 2019, em nova consulta via internet, a categoria aprovou, com 92,59% dos votos, a implementação das eleições eletrônicas já neste ano. Deu-se, então, início ao processo, sendo contratada, após decisão do GT de Participação Eletrônica, a empresa RelataSoft, que organiza o processo eleitoral que transcorre nesta quarta e amanhã, quinta-feira. Uma verdadeira revolução democrática na estrutura do Sintrajufe/RS, utilizando as tecnologias para ampliar e facilitar a possibilidade de participação de toda a categoria nos processos decisórios da entidade.

Pin It

afju fja fndc