fbpx

Sindijufe-MT consegue avanços após diálogo com Administração do TRT-23

A reunião da diretoria do Sindijufe-MT com a Administração do TRT-23, na manhã desta sexta-feira (05), resultou em conquistas importantes para os servidores do tribunal, mas, segundo o sindicato, na pauta mais importante - sobre o horário de almoço - a Administração se manteve inflexível.

Na reunião, que foi solicitada pelo Sindijufe-MT com base numa deliberação da categoria em assembleia no dia 3, a diretoria do sindicato pediu a revogação ou a alteração da Portaria nº 2499/2012 do TRT-23, que entrou em vigor no último dia 20 de setembro, estabelecendo, dentre outras coisas, que o tempo em que o servidor se ausentar para almoço ou outros interesses particulares deverá ser compensado no final do expediente.

A Administração anunciou que será feita uma alteração na normativa. Poderá ser compensado o horário de trabalho realizado além das 7 horas, o que é proibido na atual Portaria.

O segundo avanço no diálogo com a Administração foi que o Tribunal concordou em fazer um estudo sobre o programa de intervalos durante a jornada em vigor no TRT do Rio Grande do Sul e também um estudo sobre a jornada de trabalho no TRT de Minas Gerais.

Em outra decisão importante durante a reunião com o Sindijufe-MT, a Administração do TRT-23 autorizou a ausência de servidores no trabalho para atividades sindicais, incluindo assembleias.

O sindicato não conseguiu, no entanto, alterar a Portaria 2499/2012 em relação aos afastamentos dos servidores do local do trabalho para frequentar o Centro Integrado de Saúde (CIS) e em relação à necessidade de compensação do intervalo para almoço - que eram os ítens mais importantes para a categoria, segundo explica o Sindijufe-MT.

Juntamente com a Secretária Geral da Presidência, Lais Marina Bueno Proença Drosghic, e com o Diretor Geral, José Silva Barbosa, o presidente do TRT-23, desembargador Tarcísio Régis Valente, explicou que a Portaria 2499 foi baixada por solicitação dos diretores das varas, diante da constatação de que alguns servidores estavam se ausentando do trabalho por até mais de 1 hora, para almoçar em casa ou para outros interesses particulares.

Em resposta a esta observação, os representantes do Sindijufe-MT argumentaram que o sindicato apoiará a Administração na identificação dos possíveis abusos e cobraram da presidência do tribunal o compromisso assumido no começo da atual gestão, de discutir com o sindicato e com os servidores os problemas existentes, para a busca de soluções em conjunto.

O desembargador Tarcísio Valente ratificou o compromisso de continuar dialogando com a categoria.

Pelo Sindijufe-MT, participaram da reunião o presidente Pedro Aparecido Souza e os diretores José Roberto Magalhães, Jamil Benedito Batista e Marcelo Lincoln.

Fonte: Sindijufe-MT

Foto: Luiz Perlato/Sindijufe-MT

 

Pin It

afju fja fndc