Acessibilidade nos Sistemas Processuais Eletrônicos é o tema do Sisejufe ao Vivo desta quinta-feira

O início está marcado para às 16h no Canal Sisejufe no Youtube, com retransmissão pelo Facebook

Acessibilidade nos Sistemas Processuais Eletrônicos é o tema do Sisejufe ao Vivo desta quinta-feira (24/9), com início às 16h. O coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe (DAI), Ricardo Azevedo, o diretor do Sisejufe Dulavin de Oliveira, o advogado e professor Cristiano Moreira, o servidor da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul Alexandre Comte e o diretor do Sinjufego e assessor de Trabalho da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Alison Azevedo, são os debatedores. A mediação é da jornalista do Sisejufe Cristiane Vianna Amaral. Para acompanhar e participar com perguntas, é só clicar no link  ww.sisejufe.org.br/aovivo  ou entrar no Facebook do sindicato na hora marcada.

A ideia é provocar a discussão sobre qual o grau de acessibilidade dos principais sistemas processuais do Judiciário, inclusive o estadual. Desde março, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fez mudanças em seu portal, o sistema de captcha (utilizado como ferramenta anti-spam) deixou de ter áudio, o que impede que pessoas cegas ou de baixa visão, surdas não oralizadas, idosas e disléxicas, ou com outras deficiências, possam entrar sem auxílio. Segundo Azevedo, que também é dirigente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (Adverj), a entidade já protocolou ofício para reverter a situação, mas até agora não obteve retorno.

O debate vai abordar não apenas as dificuldades de acesso pelos servidores públicos, mas também pelos advogados e público em geral.

Setembro é o mês dedicado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Nesse sentido, o Sisejufe tem realizado diversas iniciativas para combater o preconceito e o capacitismo. A live vai contar com a intérprete de libras Rosane Rabelo.

Pin It