fbpx

Sintrajusc anuncia, a partir do dia 5, curso sobre a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0. Inscreva-se!

Sintrajusc anuncia, a partir do dia 5, curso sobre a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0. Inscreva-se!

Após muita dedicação e trabalho pelo Fazendo Escola, convidamos os servidores e servidoras para o curso sobre Trabalho, Saúde e Tecnologia: a realidade no Judiciário frente à pandemia e à Revolução 4.0. O curso é aberto e gratuito. O evento acontecerá em três encontros online e um estudo dirigido no mês de novembro, dias 5, 12 e 19. O SINJUSC (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina), o SINTRAJUSC e o  SINDJUS/RS estão na composição do atual Conselho Diretor do Fazendo Escola.

Curso começa no dia 05/11, às 19h
O curso do Fazendo Escola começa na próxima semana com aula inaugural no dia 05/11, às 19 horas, e mais dois encontros em 12 e 19 de novembro. Veja programação aqui. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas aqui.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou o Curso como atividade de extensão da instituição (projeto 202017679). Além do reconhecimento da universidade, que é a 4ª melhor federal do país, todos os participantes receberão certificados emitidos também pela UFSC.

A aceitação da atividade do Fazendo Escola como curso de extensão da UFSC inaugura essa cooperação, conquistada com muita articulação. O próximo passo é avançar na formação em pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado para os servidores. Já há um protocolo de intenção assinado e vamos trabalhar para concretizar a colaboração.

O arqueólogo, livre docente e doutor em Ciências/USP Rossano Bastos; o médico da UFSC e mestre em Saúde coletiva/Unicamp Roberto Ruiz, e o psicólogo e pesquisador da Prunart/UFMG Arthur Lobato são os professores que ministram a formação.

O curso foi pensado como forma de instrumentalizar os servidores sobre as novas formas de adoecimento no trabalho e prepará-los para um despertar de consciência e enfrentamento às 

" target="_blank" rel="noreferrer noopener">Canal do Fazendo Escola, onde os professores participantes farão uma intervenção expositiva com duração de 1h30min, e dois outros encontros que irão compor os módulos realizados em forma também expositiva com 3 horas de duração. Sendo que o terceiro e último módulo será participativo acolhendo questões, dúvidas e perguntas formuladas pelo chat ou e-mail a partir do segundo encontro.

Veja programação prévia:

Módulo 1 (Aula inaugural) – Dia 05/11, às 19h – 

Aula introdutória aberta à participação dos alunos com abordagem geral dos conteúdos a serem desenvolvidos nos dois módulos seguintes. Terá a participação dos 3 docentes do curso cada um explanando sobre sua parte (duração 1hora e 30 min).

Módulo 2 – Dia 12.11, das 9h às 12h  – 

Parte 1 – Aspectos Conjunturais e permanentes na relação de trabalho – Prof. Rossano Lopes Bastos

Parte 2 – A revolução industrial 4.0, seus impactos no mundo do trabalho e na saúde mental – Prof. Arthur Lobato

Parte 3 – COVID 19: contextualização da pandemia / medidas gerais de prevenção / estratégia de enfrentamento do autocuidado e saúde. Prof. Roberto Ruiz

Módulo 3 – Dia 19.11, das 9h às 12h – Via Google Meet

Ementa Geral: Continuação dos temas elencados no módulo 2, em paralelo com as questões formuladas pelos alunos para o debate. Aprofundamento e abordagem das perguntas e questões trazidas pelos alunos para debate no módulo 2. Duração: 3 horas compartilhada com os 3 professores.

Inscreva-se!

Fazendo Escola

O Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola é uma iniciativa do Sinjusc (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Estadual) para a formação de servidores com parceria com o Sintrajusc e Sindjus (RS).

Entre os objetivos do Centro estão promover estudos, pesquisas e formação nos campos da educação, trabalho, saúde, justiça, economia, cultura e cidadania, em especial para o aprimoramento do serviço público judiciário.

Os Sindicatos do Fazendo Escola representam categorias que tem especificidades, mas também enfrentam realidades parecidas no local de trabalho. O entendimento é que as atividades de formação são cada vez mais necessárias diante das transformações no Judiciário e seus impactos na vida e no trabalho dos servidores.

É importante ressaltar que a realização de palestras, cursos e pesquisas, em parceria com o Sinjusc, para formação e valorização na carreira também foi aprovada no Congresso do Sintrajusc realizado em setembro do ano passado.

Pin It

afju fja fndc