fbpx

Em aula pública da greve, palestrantes defendem greve geral sanitária pela vida e contra PEC 32

Em aula pública da greve, palestrantes defendem greve geral sanitária pela vida e contra PEC 32

Atividade na manhã desta quarta-feira, 24, abriu o dia nacional de lutas e greve do funcionalismo público; às 14h, Sala de Luta no Zoom será espaço de debate sobre próximas iniciativas — não haverá transmissão, acesse o link neste post.

Servidores do funcionalismo público de todo o país participaram aula pública ‘Enfrentamento à pandemia e defesa dos serviços públicos e dos direitos’, na manhã desta quarta-feira, 24 de março. A atividade abriu o calendário do Dia Nacional de Lutas e Greves em Defesa dos Serviços Públicos, e teve a participação dos professores Plinio de Arruda Sampaio Jr. (aposentado do Instituto de Economia da Unicamp), Flávia Bischain (professora da rede estadual e integrante da secretaria executiva da CSP-Conlutas) e Domingos Alves (docente da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto). Os servidores do Judiciário Federal de São Paulo aderiram ao dia de luta e estão fazendo uma paralisação de 24 horas em defesa dos serviços públicos e contra a PEC 32/2020.

A atividade foi transmitida pelo Youtube e Facebook do Sintrajud, com reprodução aqui pelo site, e pelas seguintes páginas de coletivos e entidades: ASSIBGE regional São Paulo e Nacional, ASSOJUBS, SINTRAJUS, STU, SINASEFE-SP, Jornalistas Livres, SINDSEF, SINDJUFE-MS, Coletivo Comando de Base do Judiciário SP, Movimento Luta Fenajufe e o Fórum dos Trabalhadores do Setor Público de São Paulo. Além disso, cerca de 40 entidades sindicais, movimentos sociais e coletivos de trabalhadores participaram da aula pública.

Os professores conversaram sobre a gravidade da pandemia no país, a falta de política eficazes dos governos federal e estadual no enfrentamento da Covid-19 e os ataques aos serviços públicos.

Para o professor Domingos Alves, o atual colapso e a marca desastrosa de número de casos e mortes no Brasil é uma tragédia anunciada e causada pela política dos governos que escolheram aumentar leitos ao invés de buscar diminuir a taxa de transmissão do coronavírus.

“Nossa gestão de pandemia se resumiu em expansão de leitos e essa capacidade se esgotou, porque isso não é forma de contenção do vírus. A Organização Mundial da Saúde indicou, e nos países onde isso foi feito foi comprovado, que para conter a pandemia o protocolo é [a realização de] testes em massa, rastreamento de contato com infectados e isolamento com sustentação. Nada disso foi feito no Brasil”, afirmou o professor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto. “É urgente que os estados comecem fazer lockdown por pelo menos 15 a 20 dias e estabeleçam barreiras sanitárias, porque já viramos um laboratório de novas variantes do vírus”, destacou Domingos.

Na opinião de Plínio de Arruda Sampaio Júnior, a pandemia evidenciou a crise econômica e social, demonstrando que a resposta do governo é sempre retirar direitos dos trabalhadores e aprofundar a precarização dos serviços públicos. “Em um momento como este, eles aproveitam para promover uma reforma que não é técnica, é uma profunda reorganização do Estado, é estabelecer o estado mínimo para os pobres e proteção máxima para os ricos”, afirmou, referindo-se à tramitação da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020).

Os professores defenderam a construção de uma greve geral sanitária em defesa da vacinação para todos e contra os ataques dos governos aos serviços públicos. “A política deste genocida que é o Bolsonaro é deixar a população morrer, seja de fome, seja pelo vírus, por isso nossa política tem que ser uma só: colocar para fora imediatamente esse governo, precisamos organizar nossa classe, encher de solidariedade as lutas nas categorias, e construir uma greve geral sanitária para lutar contra este projeto do capital de transformar a pandemia num grande legado para instituir o ensino híbrido, destruir os serviços públicos, acabar com os direitos trabalhistas e impor ainda mais exploração para os trabalhadores”, ressaltou Flávia.

Ao final da transmissão foi exibido também o videoclipe da canção ’14 de março’, da servidora da JF/Bauru e diretora de base Cátia Machado, que homenageia a vereadora Marielle Franco, assassinada naquela data em 2018. Três anos após a execução política da parlamentar carioca, entidades, movimentos sociais, artistas e organizações da sociedade civil em todo o mundo ainda cobram resposta sobre os mandantes do crime.

Veja a íntegra da atividade aqui:

                                            

Agenda da greve

Além da aula pública, durante todo o dia, o Sindicato vai realizar uma série de atividades online para dialogar sobre os temas da pauta de reivindicações e que visam integrar os participantes da greve — diante da impossibilidade de atividades presenciais em meio à pandemia.

Ao meio-dia, a diretoria do Sintrajud convocou a categoria para participar do tuitaço nacional contra a PEC 32/2020 (ação de mobilização digital pelo Twitter), que acontece até às 14h.

Entre 14h e 17h, o Sindicato disponibilizará também por meio da plataforma Zoom uma ‘Sala de Luta do PJU e do MPU’. O espaço será uma oportunidade para sanar dúvidas sobre a PEC 32 e seus impactos para os servidores — com a presença do advogado César Lignelli, coordenador do deptº Jurídico do Sintrajud —, para que os servidores tragam relatos sobre a realidade do seu local de trabalho e para debater iniciativas de luta contra os ataques do governo. Clique aqui e participe (esta atividade não terá transmissão online).

Servidores artistas do Judiciário participam da mobilização com manifestações culturais na sala virtual de debates.

Às 18h, o Fonasefe participa de um debate sobre a ‘reforma’ com trasmissão ao vivo pela TV Câmara, que será retransmitido pelo Facebook do Sindicato.

Participe!

Assine a lista de presença na greve

Como sempre nessas mobilizações, o Sindicato disponibiliza uma lista de presença (assine aqui) para os servidores e servidoras que participam do movimento. A assinatura na lista não é uma condição para aderir à greve, mas é um instrumento importante de acompanhamento do Sindicato em caso de pressão das chefias ou diretorias de fóruns ou de qualquer medida que vise prejudicar os trabalhadores participantes do movimento.

Pin It

afju fja fndc