fbpx

Solidariedade - Veja como participar da campanha Comida para quem tem fome

Solidariedade - Veja como participar da campanha Comida para quem tem fome

Um coletivo de sindicatos e movimentos populares do Maranhão – Sintrajufe/MA entre eles – lançaram nesta terça-feira, 20, a Campanha Comida para quem tem fome.

O objetivo é arrecadar alimentos para as famílias dos trabalhadores mais atingidos pela pandemia, pelo desemprego, pelas reformas neoliberais e pela carestia, consequências nefastas de um governo central de viés autoritário e neoliberal que ataca a Constituição e os traços de bem-estar social do Estado Brasileiro – como pretende fazer agora com a reforma administrativa que liquida o serviço público (siga acompanhando este assunto no site do Sintrajufe).

A Campanha também procura, além de abrir o diálogo com a sociedade sobre essas reformas, exercitar a solidariedade de classe: esta sua primeira fase visa ainda à celebração do 1º de Maio do Trabalhador, quando deverão ser distribuídos os itens arrecadados neste primeiro momento.

Como participar

A Campanha Comida Para Quem Tem Fome irá arrecadar alimentos a partir de 1kg por doador, que podem ser entregues no Solar Cultura da Terra Maria Firmina dos Reis, que funciona na rua Rio Branco, 420, Centro de São Luís (atrás da Caixa Econômica da Praça Deodoro).

Todas as doações das bases dos sindicatos e movimentos populares participantes podem ser deixadas lá, e serão, posteriormente, entregues para as famílias e feitos os registros. O Solar Cultural, aliás, já vem efetuando um trabalho exemplar nesse sentido desde o início da pandemia, distribuindo alimentos que já alcançaram centenas de maranhenses, a exemplo também de que outras unidades similares vêm realizando em outras regiões do Brasil.

O Sintrajufe convoca sua base a aderir, neste momento em que a fome avança sobre as camadas mais humildes da população, tornando esta demanda uma urgência de primeira hora.

Além disso, todos e todas podem contribuir com a campanha, partilhando pelo WhatsApp e demais redes o texto orientador que pode ser visto clicando AQUI, além de partilhar a imagem da campanha, que segue abaixo – marque o @sintrajufema nestas publicações para termos melhor ideia de nosso alcance, a exemplo dos demais sindicatos e movimentos.

Atuação Unificada

Participam desta campanha, além do Sintrajufe, a Apruma (professores da UFMA), Sintect/MA (trabalhadores dos Correios), MST/MA, Stiu/MA (urbanitários), Núcleo maranhense da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD), União por Moradia Popular, CSP Conlutas, Sinasefe Maracanã, Agência Tambor, CUT e Sindsep. Outras entidades devem se unir após este lançamento.

Desde o início de abril, várias entidades têm se juntado em campanhas como Ditadura Nunca Mais, esta agora de combate à fome, e outras que devem ser pensadas conjuntamente, como as de denúncia das privatizações e da reforma trabalhista, além de cobrar auxílio emergencial digno para quem precisa e vacinação massiva para a população.

Num momento de pandemia e de duros ataques aos direitos sociais, à democracia e à Constituição Federal, o caminho da unidade é o caminho a ser seguido!

Pin It

afju fja fndc