fbpx

Seminário Nacional da ACD prossegue nesta sexta-feira, 25, com participação de professores da UFMA e do coordenador do Sintrajufe e CSP-Conlutas

Seminário Nacional da ACD prossegue nesta sexta-feira, 25, com participação de professores da UFMA e do coordenador do Sintrajufe e CSP-Conlutas

O Seminário Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), que marca os 20 anos da ACD e seu trabalho fundamental que desvela, durante todo esse tempo, o sistema da dívida como um mecanismo que drena a riqueza brasileira e impõe em seu lugar arrocho aos trabalhadores e contrarreformas que retiram os direitos da população, terá seu quinto e seu sexto painéis realizados nesta sexta-feira, 25 de junho.

A programação vem acontecendo de modo virtual através do canal da Auditoria Cidadã no YouTube (os links para os painéis desta sexta estão disponibilizados ao final desta matéria, sem sua versão em nosso site).

É hora de virar o jogo

Pela manhã, a partir das 9h, acontece o painel Centralidade do Sistema da Dívida no modelo econômico que amarra o Brasil e a urgência da auditoria integral com participação social.

Além de parte do Seminário Nacional, este painel, explicativo e didático sobre os temas abordados pela ACD, faz parte da Campanha É Hora de Virar o Jogo, que tem o objetivo de “mostrar a necessidade de mobilizar a sociedade para modificar o modelo econômico atual, o qual tem produzido escassez, miséria e atraso, que não combinam com a abundância que existe em nosso país“.

Dele participam o professor Orlando Oscar Rosar (UFMA), membro do Conselho Fiscal da APRUMA, e Saulo Arcangeli, também professor universitário (UEMA), membro da Coordenação Geral do SINTRAJUFE MARANHÃO e da CSP-Conlutas.

Além deles, estarão presentes Rafael Muller, que explicará o papel do Banco Central na alimentação do sistema da dívida, e Rodrigo Ávila, que demonstrará como o discurso falacioso da dívida pública é repassado para a sociedade como algo inescapável e até mesmo necessário.

Contrarreformas, privatizações e desconstitucionalização de direitos

À noite, a partir das 19h, também nesta sexta-feira, acontece o 6º painel, sobre os privilégios do sistema da dívida e o desmonte do Estado.

Dele participarão o professor (UFMA) e médico Antonio Gonçalves, ex-presidente da APRUMA e do ANDES SINDICATO NACIONAL, que falará sobre o papel das contrarreformas nesse cenário; a professora Juliana Teixeira, que abordará, por sua vez, as privatizações; e o prof. Antônio Gomes de Vasconcelos, que fechará o painel falando sobre a retirada de direitos sociais da Constituição.

O acesso aos painéis através do canal da ACD está disponível no espelho desta matéria no site do Sintrajufe, cujo link pode ser acessado AQUI. As salas estarão abertas pouco antes do início de cada evento.

 

Pin It

afju fja fndc