Foi definido como será a participação dos integrantes na mobilização pelo novo PCCS, no dia 7 e 8 de agosto, em Brasília
A Comissão Pró-Fenajufe DF se reuniu nessa quinta-feira (18) — no formato híbrido — para organizar a luta em defesa do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU) no Distrito Federal. O plano de cargos e salários da categoria não é atualizado há quase 20 anos. Portanto, o objetivo além da atualização, é a promoção e valorização da carreira.
Pela Fenajufe participaram as coordenadoras Denise Carneiro e Márcia Pissurno e os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson. O assessor institucional Alexandre Marques também acompanhou a reunião.
As coordenadoras e coordenadores da Federação deram informes importantes sobre o anteprojeto de reestruturação da carreira dos(as) servidores(as) do PJU que está em discussão no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU – CNJ – nos seus respectivos subgrupos de trabalho de acordo com os temas.
A Federação aproveitou para rechaçar e desmentir as fake news disseminadas nas redes sociais a respeito da proposta construída após anos de debate na base, com os sindicatos filiados, e aprovada na XXIII Plenária de Belém em 2023 que contou com representantes de todos os cargos.
Os integrantes da comissão discutiram a situação da entidade local e apresentaram duras críticas sobre a atuação dela e contra o atropelo antidemocrático de sequer franquear para debate e deliberação da base para tomar posicionamento sobre aspectos importantes e estruturais da carreira, como o reposicionamento do padrão do cargo de analista frente à outras carreiras e o retorno da sobreposição de tabelas.
A Fenajufe reforçou a importância da comissão para a base de servidores(as) do DF, como também a necessidade da unidade e da organização coletiva com os(as) servidores(as) dos demais estados pela reestruturação da carreira.
Mobilização
A comissão também definiu como será a participação dos integrantes na mobilização pelo novo PCCS que será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, nos estados e em Brasília. Nas atividades estão previstos atos, paralisações e caravanas à capital federal.
No dia 07/08 os Sindicatos de base organizarão a mobilização nos estados e no dia 08/08 se unirão à Fenajufe, em Brasília, em um ato, às 8h, no CNJ, mesmo horário da reunião do fórum de carreira.
Comissões pró-Fenajufe
A criação das comissões segue resolução estatutária aprovada no 11º Congrejufe, realizado em 2022, que dispõe sobre a instalação dos núcleos ou comissões nos estados em que não há sindicato filiado à Fenajufe.
A iniciativa também possibilita que as bases possam participar das instâncias, fóruns e atividades da entidade. Além disso, os integrantes das comissões têm a responsabilidade de levar, de forma organizada e com critérios estabelecidos pela entidade, a defesa da unidade e da filiação à Federação.