Greve ganha força com adesão de SP e MT. Paralisação no DF completa uma semana. Confira o quadro nacional

BRASÍLIA – 08/08/12 – A greve por tempo indeterminado dos servidores do Distrito Federal completou nesta quarta-feira, 8 de agosto, uma semana, e ganhou um reforço importante na terça-feira [07] com a adesão dos servidores do Ministério Público da União, que tomaram a decisão em assembleia no final da tarde desta segunda-feira [06].

Ainda nesta quarta-feira [08], o movimento nacional foi intensificado com a deflagração da greve pelos servidores de São Paulo e de Mato Grosso. Na segunda-feira [13], será a vez dos servidores de Santa Catarina aderirem ao movimento nacional. Com isso, a greve começa a tomar mais força, cujo mote, aprovado em reunião da Fenajufe com sindicatos filiados, é “pelo fechamento do acordo entre o Executivo e o Judiciário Federal e garantia dos recursos do PCS na proposta orçamentária a ser enviada até o dia 31/08 ao Legislativo”.

A orientação continua sendo para que todos os sindicatos construam com a categoria a deflagração da greve por tempo indeterminado nesta primeira quinzena de agosto, garantindo que até o dia 15 todos estejam com suas atividades paralisadas. A Federação afirma que todos os sindicatos devem marcar suas assembleias o quanto antes e informar o resultado para que a Federação possa dar ampla visibilidade ao movimento.

Confira abaixo o quadro de greve pelo PCS.

Greve por tempo indeterminado

Sindjus-DF: Em greve desde o dia 1º de agosto, os servidores do DF fazem piquetes todos os dias nos locais de trabalho, visando ampliar a adesão. Nesta quarta [08], eles promoveram uma ato público no Ministério do Planejamento, de onde saíram em passeata em direção ao Palácio do Planalto.

Sintrajud-SP: Servidores de São Paulo iniciaram nesta quarta-feira [08] sua greve por tempo indeterminado. Em seu primeiro dia, de acordo com o sindicato nesse primeiro dia o movimento começou forte. A adesão maior é na Justiça Trabalhista e no TRE.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, a categoria também iniciou a greve nesta quarta [08]. Já na assembleia geral desse primeiro dia de paralisação, foi aprovado que toda segunda, quarta e sexta-feira será realizada assembleia geral. Nesta quinta [09] começam as atividade de mobilização no TRT. Também será formado o Comando Estadual de Greve.

Paralisações de 24 horas e datas de início já aprovadas

Sintrajusc-SC: Em Santa Cataria, a categoria paralisou os trabalhos nesta quarta-feira [08] durante 24 horas. Em assembleia, por maioria, os servidores aprovaram início da greve no dia 13, segunda-feira. Antes da deliberação, foi realizada reunião setorial na JF, JE e JT da Capital, para que os servidores das três justiças pudessem debater o grau de mobilização em cada uma e levar o resultado para a assembleia.

Sindjufe-BA: Os servidores da Bahia promoveram nesta quarta-feira [08] paralisação de 24 horas em todos os ramos do Judiciário Federal no estado. Em assembleia nesse mesmo dia, a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de agosto. Essa data será ratificada em uma nova assembleia, que será realizada possivelmente no dia 14.

Sindjuf-PB: Em assembleia geral nesta quarta-feira [08], os servidores da Paraíba decidiram que irão paralisar as atividades por 24 horas no TRE-PB, durante o dia 15, com direito a piquete e manifestações. Um comitê foi definido para visitar o TRT, as Varas do Trabalho e Justiça Federal e convidar os demais servidores a também se mobilizar, uma vez que o Plano beneficia a toda a categoria. No mesmo dia 15 será realiza uma nova assembleia de indicativo de greve na sede do TRE-PB, às 14h30.

Atos e assembleias para discutir adesão à greve

Sintrajufe-RS: O sindicato realizou na noite desta quarta-feira [08] assembleia geral para votar o indicativo de greve por tempo indeterminado. Até o fechamento deste quadro a Fenajufe ainda não tinha informação do resultado. Nesta quinta-feira [9/8], o sindicato concentra esforços no interior para mobilizar os colegas na luta pelo PCS. A visita será em todos os setores do Judiciário Federal das cidades de Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.

Sindjufe-MS: O sindicato realiza nesta quarta-feira [08], às 19h, assembleia geral para discutir a adesão à greve nacional pelo PCS. Na assembleia, os servidores vão votar o indicativo de por tempo indeterminado a partir do dia 15 de agosto. Até o fechamento desse quadro, ainda não há informação sobre o resultado da assembleia em Mato Grosso do Sul.

Sinsjustra-RO/AC: Nesta quarta-feira [08] houve assembleia, mas até o fechamento deste quadro não há informações sobre o resultado.

Sindjuf-PA/AP: O sindicato realizou nesta quarta-feira [08] assembleia geral para votar o indicativo de greve por tempo determinado nos dias 16 e 17de agosto. Para isso, o Sindjuf-PA/AP realizou constantes setoriais e mobilizações chamando os servidores para a luta. No TRT, já foram realizadas reuniões em Castanhal, Santa Izabel e na sede do Tribunal, em Belém. Até o fechamento desse quadro, ainda não há resultado da assembleia geral.

Sinjufego-GO: O Sinjufego realiza nesta quinta-feira [09], rodadas de assembleias para deliberar sobre o indicativo de greve e a mobilização nacional em defesa do PCS. A primeira assembleia acontece no TRT, às 13h. A assembleia da JF ocorre às 15h e, em sequência, a assembleia no TRE, às 17h.

Sintrajufe-MA: O sindicato está realizando assembleias setoriais. Nesta quarta-feira [08], a atividade foi na Justiça Federal. Na quinta-feira [09] a setorial será TRE, Às 13h; e na sexta [10] no TRT Sede, às 14h.

Sintrajufe-PI: O Sintrajufe-PI deu início nesta quarta-feira [08] a uma rodada de reuniões setoriais para mobilizar a categoria. A primeira aconteceu às 9h30, na Justiça Federal. Os servidores saíram de sala em sala para convocar os colegas a aderir ao movimento paredista, que terá uma assembleia geral na próxima terça [14] no TRE para votar a proposta de um apagão com piquetes no dia 15, também na Justiça Eleitoral. Por volta das 11h, servidores do Fórum Trabalhista se reuniram e comprometeram-se a participar da assembleia na próxima semana. As assembleias setoriais continuam nesta quinta [09], no TRE e no TRT Fazendinha e na sexta-feira [10], na sede do TRT e nos Cartórios Eleitorais.

Sindjus-AL: Os servidores de Alagoas decidiram adiar a decisão da deflagração de greve para a sexta-feira, dia 10, em assembleia, às 9h, no prédio das Varas Trabalhistas. A categoria pretende intensificar a mobilização para atrair o maior número de servidores na nova assembleia geral que decidirá sobre a greve nacional. O indicativo de início da greve a ser votado na assembleia geral é o dia 20 de agosto.

Sisejufe-RJ: Na próxima segunda-feira [13], o sindicato promove atividades setoriais em cada local de trabalho para chamar a categoria para a retomada da mobilização e da greve. Na terça-feira, 14 de agosto, às 12h, em frente à Justiça Federal da avenida Rio Branco, na Cinelândia, será realizada Assembleia Geral para organização da mobilização de greve. No dia 24 de agosto será realizada outra assembleia de avaliação do indicativo de greve na JF Rio Branco, às 12h.

Sitraemg-MG: Servidores de Minas promoveram nesta quarta-feira [08] um ato público em frente ao TRE, em Belo Horizonte, que reuniu servidores das três justiças. Na segunda-feira, dia 13/08, às 13h, o sindicato promoverá assembleias setoriais na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

Sintra-AM/RR: Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas participarão de ato público no dia 15 de agosto. Na ocasião, também deverá ser realizada uma assembleia com a categoria.

Sintrajufe-CE: O sindicato realizará assembleia geral no dia 17 de agosto com os servidores da JF.

Da Fenajufe – Leonor Costa

Pin It